É um caso insólito em São Tomé e Príncipe. O Jovem Kader Viana de 26 anos de idade que em Outubro de 2016, a Polícia de Investigação Criminal apresentou na TVS como sendo vilolador e assassino confesso de uma jovem de 19 anos, pode ser inocente no caso.
Tanto é que após 6 meses de prisão preventiva na cadeia central, o Tribunal ordenou a sua libertação. Kader Viana está em liberdade, e o Tribunal já mandou encarcerrar um outro suspeito pela morte da jovem Cleide Pires dos Santos.
Kader, foi detido sob acusação de prática de homicídio qualificado O novo suspeito mandado para a cadeia central, incorre na mesma acusação.
Segundo a TVS, o Ministério Público, considera que os indícios que recaiam sobre Kader Viana, diminuíram. Por outro lado os indícios que recaem sobre o novo suspeito são considerados pelo Ministério Público como sendo elevados.
O Téla Nón apurou que durante a visita de uma confissão religiosa a cadeia central, Kader Viana, pediu ao pastor e aos outros irmãos da tal confissão religiosa, «orem para mim. Porque eu sou inocente».
Talvez as orações ao Deus da Verdade, Luz do Mundo, poderão ter contribuído para o fim das trevas, que durante meio ano, permitiram a acusação de um inocente.
Abel Veiga

Ma fala
21 de Março de 2017 at 9:11
“Orem por mim porque sou inocente”
Orem pelo povo de Sao Tome, poruqe sao todos inocentes.
anelamos ceita
21 de Março de 2017 at 13:10
Por votarem no Patrice Trovoada e ADI.
Eufrásia Santos
21 de Março de 2017 at 10:11
Que tipo de policia de investigação que temos,fracamente, inocente nós todos somos isso sim.respeitem ao menos o povo Santomense…
jorpalha
21 de Março de 2017 at 10:58
Desde de inicio, a justiça saotomense sabia que o jovem era inocente.
Mas, para garantirmos que ele nao fosse linchado ou seja ser morto pelos populares, entedeu_se, para protege!lhe a vida, colocar_lhe na prisao preventiva.
Era mortal as publicidades feitas contra o individuo atraves da Televisao saotomense.
Foi para poupa_lhe a vida que a justiça mandou guarda_lo na cadeia.
Martelo da Justiça
21 de Março de 2017 at 13:27
Enfim!!!! Este Pais está de pernas para o ar. Isto são indícios da fraqueza das nossas instituições publicas. Não pense que isto acontece apenas com a PIC. Basta dar uma vista de olhos ao desempenho da nossa administração publica e a forma como o cidadão é tratado. Mas o mais grave é que as pessoas não são responsabilizadas pelos erros que cometem. Em ultima análise o Estado é o maior culpado de tudo isto porque o recrutamento para o preenchimento dos postos é feito com base critérios outros que não tem nada a ver a transparência exigida para esses casos. Por outro lado, os funcionários tem que ter formação contínua e o seu desempenho deve ser avaliado regularmente. SÓ assim é que teremos uma administração eficiente capaz de prestar um serviço digno ao cidadão.
luisó
21 de Março de 2017 at 19:02
Segundo a TVS, o Ministério Público, considera que os indícios que recaiam sobre Kader Viana, diminuíram. Por outro lado os indícios que recaem sobre o novo suspeito são considerados pelo Ministério Público como sendo elevados.
O QUÊ ? INDÍCIOS ?
Metem um tipo na cadeia 6 meses e depois tiram e agora metem outro por indícios?
seabra
21 de Março de 2017 at 23:28
Que povo é inocente?
De que inocência se trata?
Em todo o caso ,o povo de STP é responsável da sua situação politica,social…da decadência de STP.
Quem escolhe os seus dirigeantes? Quem vota ? Quem colocou o PT na “poltrona”do dono da terra?Quem?
Quem fez do PT e corja os SOBAS?
Quem ?
Quem e mais quem e sempre quem?
rapaz de Riboque
22 de Março de 2017 at 11:31
se o rapaz é inocente agora quem lhe vai-lhe pagar pelos danos morais causado durante o tempo que este preso ?
Peixe
23 de Março de 2017 at 5:47
Pela lei Internacional, Kader Viana, tem o direito de fazer uma queixa crime contra o estado é a justiça são tomense pela acusação, pela denegricao da sua imagem na TVs que hoje também é internacional e por 6 meses de prisão. Procure bom advogado Keder Viana
Fernando
24 de Março de 2017 at 0:15
Agora resta saber como fica a situacao social do jovem, o estado deve assumir as responsabilidade de enquadrar social e profissionalmente o jovem.
Meu Deus
22 de Junho de 2017 at 16:07
Erro gravissímo e factal. Essa imagem deve ser recuperado com indimnização elevadíssimo. Como? Agora vem dizer que indicio é diminuto, como assim?
Mais valhe um criminoso solto, do que um inocente preso.
Tony
12 de Fevereiro de 2019 at 19:58
Incrível, como é possível??
Agora quem paga os gravíssimos danos causados a este Ex acusado de cometer um crime???
Mais uma vez Stp não tem condições de ser um País, não tem qualquer consistência e isto após 43 anos. incrível