A ilha de São Tomé ficou amarrado na terça – feira, ao segmento 4 do Cabo Submarino, que está a percorrer mais de 4500 quilómetros, até a África do Sul. Antes de chegar a África do Sul, o cabo submarino de telecomunicações via internet, passará por Angola e Namíbia.
Com a amarração de terça-feira, São Tomé fica no centro da conexão da rede submarino de alta tecnologia. Há 5 anos, foi amarrado em São Tomé o cabo submarino que partiu da Europa, mais concretamente de França, e que contornou a costa ocidental do continente africano.
Com o novo cabo que segue para o extremo sul do continente africano, São Tomé passa ter disponibilidade de internet capaz de oferecer serviços de alta qualidade para empresas que queiram instalar-se no centro do golfo da Guiné.
O arquipélago ligado a dois cabos submarino, tem a vantagem de em caso de avaria num dos cabos, passar imediatamente a utilizar o outro.
As duas empresas de telecomunicações que operam em São Tomé e Príncipe, fazem parte do consórcio STP-Cabo, em que o Estado são-tomense também é parceiro. A STP-Cabo é a gestora do cabo submarino.
O novo cabo que seguiu para o sul do continente africano, estará operacional no ano 2019.
A qualidade da internet em São Tomé e Príncipe é considerada de excelente. O Téla Nón tem registo de jornalistas da região da África Austral, que na necessidade de fazerem uma reportagem vídeo, para enviar a uma empresa sediada na Europa, deixaram o seu país, para a partir de São Tomé fazerem o envio do trabalho, tendo em conta a excelente qualidade da internet no arquipélago.
A partir de 2019 com mais um cabo alternativo, o país poderá com inteligência, potencializar a excelência da sua conexão ao cabo mundial de internet, atraindo investimentos e empresas e assim ajudar a dinamizar a sua moribunda economia.
Abel Veiga
EX
4 de Outubro de 2017 at 16:24
Bem haja
Manuel Vicente
6 de Outubro de 2017 at 1:51
Como é que ainda ninguem veio dizer que isto é obra do Patrice e do Vila Nova. Será que os governos anteriores fizeram tudo e estes só vieram segurar o cabo? Gabriel Costa, Tomé Vera Cruz têm algum mérito na realização desta obra? Sejam honestos e deixem de querer aparecer bem nas fotos? O que é que o Vila Nova fez para estar a rir tanto?
Ralph
6 de Outubro de 2017 at 5:42
Parabens. Deveria levar a uma melhoria grande na fiabilidade de telecomunicações de alta qualidade no país. Com certeza vai melhorar as condições para as empresas locais e poderá mesmo servir para ajudar a atrair negócio estrangeiro ao país.