Comunicado de imprensa
Começou a colocação do cabo submarino ACE entre São Tomé e Príncipe e a Africa do Sul
São Tome, 3 de Outubro de 2017
Foi lançada na Praia Melão a amarração do troço do cabo submarino ACE que ligará São Tomé e Príncipe à Africa do Sul.
Este troço corresponde ao quarto segmento do cabo de fibra ótica que provem de França e interliga 18 países entre a Europa e a Africa ao longo das suas costas ocidentais até São Tomé e Príncipe. Os três primeiros segmentos têm 11.800 Km de comprimento e encontram-se em funcionamento desde Dezembro de 2012, enquanto o quarto, com 4.400 km de comprimento, só estará comercialmente disponível a partir do primeiro trimestre de 2019.
Este cabo estará também preparado para interligar Angola, Namíbia e RDC, caso estes países decidam se conectar futuramente. A capacidade de tráfego entre São Tomé e Príncipe e a Africa do Sul será de 600 GB, mas a principal vantagem reside no facto do arquipélago passar a beneficiar de uma rota alternativa de conectividade. Qualquer avaria que ocorra com os segmentos norte do cabo poderá ser colmatada com o direcionamento do tráfego internet, dados e voz para o segmento sul e vice-versa.
São Tomé e Príncipe terá então a possibilidade de assegurar a continuidade do seu tráfego e de oferecer soluções de comunicação de dados mais fiáveis para quaisquer empresas e instituições que operem no continente africano.
Clara da Silva Garcia
7 de Outubro de 2017 at 19:23
Boa iniciativa .
Espero que nelhore as comunicações em STP.
E porque não ligadas também a Portugal?
Este ano estive no vosso paraiso e tive muitas dificuldades com as comunicações em algumas zonas
Tony
12 de Outubro de 2017 at 12:50
Espero que Stp consiga tirar algum proveito desta rede de fibra. Trata se de investimento externo e não local, agora a nível de influência regional Stp deveria tirar proveito, caso os nossos dirigentes saibam fazer. Enfim duvido!!! Só sabem tentar ganhar dinheiro rápido, para safar o dia… é uma oportunidade para chamar empresas da região.
Fui