Sociedade

 OIT quer erradicar trabalho infantil até 2025

Parceria – Téla Nón / Rádio ONU

Agência da ONU diz que mundo terá de redobrar ações para acabar com a prática de crianças trabalhando até 2030; cerca de 152 milhões de crianças entre 5 e 17 anos foram vítimas do problema em 2016.

Criança trabalha em uma fábrica na Indonésia. Foto: OIT/Asrian Mirza

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, pediu mais ações para “enviar o trabalho infantil para a lixeira da história”, em um relatório divulgado para coincidir com a IV Conferência Global sobre a Erradicação Sustentada do Trabalho Infantil, realizada em Buenos Aires a partir dessa quarta-feira e até 16 de novembro.

A ONU News conversou com o chefe da agência da ONU em Nova Iorque, Vinícius Pinheiro, que lembrou as últimas estimativas da OIT: em 2016 cerca de 152 milhões de crianças, com idades entre 5 e 17, foram vítimas da prática no mundo.

Ilegal

Quase metade realizam essas atividades de forma perigosa, em condições insalubres.

“É importante ressaltar que o trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os, por exemplo, de frequentar a escolar, de estudar normalmente, de desenvolver de uma maneira saudável todas as suas habilidades. O trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos, é por isso que a OIT tem trabalhado junto com os países e os parceiros, os sindicatos e os empregadores, para erradicar o trabalho infantil”.

Pinheiro ressaltou que o setor que mais concentra o trabalho infantil é a agricultura, com 71%, seguido do setor de serviços com 17% e o industrial com 12%.

Brasil

Pinheiro falou ainda sobre os números do trabalho infantil no Brasil. Ele citou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad, de 2015 que mostram que ainda há cerca de 2,7 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, mas que há uma tendência de redução.

“Entre 1992 e 2015, 5,7 milhões de crianças deixaram de trabalhar no país, o que significou uma redução de 68%. Mas o importante é que se o Brasil e o resto do mundo quiserem realmente atingir a meta que foi colocada na Agenda 2030, que é de erradicação do trabalho infantil até 2025, todos esses esforços têm que ser redobrados porque no padrão atual de redução não vamos conseguir atingir a meta. Então, o chamado da OIT nessa conferência em Buenos Aires é precisamente para reforçar os esforços para a erradicação do trabalho infantil”.

Vinícius Pinheiro citou algumas medidas para acabar com o trabalho infantil até 2025 citando, investimento em mudanças legais e institucionais e também em trabalhos decentes para as famílias, acesso à proteção social e à educação de qualidade.

Notícias Relacionadas:

OIT: Como o trabalho decente pode transformar a produção de algodão

OIT quer combater trabalho infantil em áreas de conflito e desastre

OIT pede a criação de empregos decentes para refugiados sírios

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top