Sociedade

Rajadas de Kalashnikov e carro em chamas na Comissão Eleitoral Distrital de Água Grande

Começo de noite tenso no bairro 3 de Fevereiro centro da capital São Tomé . A sede da Comissão Eleitoral Distrital de Água Grande, foi palco de tumultos. Tudo segundo relatos de populares, por causa da decisão da Juíza Natacha Amado Vaz, da comissão de apuramento geral, em recontar os votos, e alegadamente ter validado alguns votos nulos, que já fizeram a ADI ganhar mais um deputado.

Populares invadiram a sede da comissão eleitoral distrital, em protesto contra a alteração dos resultados provisórios das eleições.

A viatura da Juíza foi vandalizada, militares do exército que se encontram no local abriram fogo alegadamente de intimidação contra os manifestantes. Mas, os protestos prosseguem. O carro da juíza já começou a arder, e o bairro 3 de Fevereiro tem agora o aspecto de um campo de batalha.

Abel Veiga

    36 comentários

36 comentários

  1. EX

    8 de Outubro de 2018 as 19:17

    ADI se ganhou mais um deputado e quem perdeu esse deputado?

  2. Maria Silva

    8 de Outubro de 2018 as 19:36

    Eu sempre disse aqui neste mesmo jornal que os trovoadas não prestam, que os trovoadas são ovô má biçú, porém ainda haviam que sai/ saiu em defesa deles!
    O patrice ainda vão nos dar muitos problemas…. quem viver verá!
    Fico super triste..
    O Pinto da Costa deveria ter despachado isto para nós desde 1975, e hoje não teríamos este problema!

    • MIGBAI

      9 de Outubro de 2018 as 13:44

      Tens toda a razão Maria Silva!!!
      O Pinto da Costa deveria estar caladinho e quieto em 1975 e deixar que fossemos uma Região Autónoma de Portugal. Pelo menos na altura das eleições para o governo Regional de São Tomé e Príncipe, não teríamos esta bagunçada.
      PALERMAS

      • Onde mesmo?

        9 de Outubro de 2018 as 19:12

        A única besta aqui é o senhor Migbai. porquê não faz jus ao seu nome e bai bai, vaza daqui.

        • MIGBAI

          10 de Outubro de 2018 as 14:28

          “Onde mesmo?”
          que lindo nick name para mais um chico esperto!
          Vaza tu daqui, porque esta terra vai afundar com o peso dos burros que por aqui andam, seu PALERMA!

  3. Pedro Costa

    8 de Outubro de 2018 as 20:13

    Isto chegou a este ponto!?
    Espero que este indivíduo saia do poder e se caso acontecer o tribunal e o estado deve ir atrás do dinheiro que foi desviado durante este último mandato. Devem procurar saber de tudo que se passou e fazer com que o dinheiro desviado volte aos cofres do estado

  4. Seabra

    8 de Outubro de 2018 as 20:28

    Estou plenamente de acordo consigo Maria Silva. O Pinto da Costa, despachou -os por ocasião do atentado à suprimir a vida dele (falhado) ,complô montado pelo Miguel Trovoada . Eles refugiaram em França ( Pantin -departamento de Seine Saint Denis ).
    Eís porque temos insistido e denunciado o Gabriel Costa, o Pasoal Daio (dois elementos chave, especialmente o Gabriel),que foram os militantes da campanha do regresso para STP dà tribu Trovoada…o Gabriel foi o homem da mão (como é o Afonso Varela hoje),do Miguel Trovoada. Hoje,não é mais ele ,o Gabriel, que está ao lado dele,porque houve desacordos, cujo o Senhor Fradique de Menezes teve o seu papel importante de presidente, contra o seu 1o ministro Gabriel Costa,numa história onde a senhora presidente da CPLP, pediu ao Fradique (que também tem a sua culpa no cartório nesta situação desastrosa em STP) , de forçar as mãos ao Gabriel para ele pedir a demissão no seu cargo de 1o ministro.
    Gabriel destruiu muitas vidas, hoje é ele quem está destruído políticamente. …e bem merecido. Cá se faz, cà se paga.
    A vida é como o restaurante “tu PAGAS”,sobretudo quando se abusa da confiança dos outros. O MAL se paga com o MAL.
    Ler os meus precedentes comentários sobre este assunto.

  5. Madredeus.igreja

    8 de Outubro de 2018 as 20:31

    O Patrice Trovoada, não vai aceitar isto de ânimo leve.
    Ele sempre disse que sairia daí morto.
    Isto é democracia
    Povo, temos que revoltar ,,,,
    Viva democracia

    • Seabra

      8 de Outubro de 2018 as 20:51

      ….é mentira. O PT-ADI, diz assim “sairia daí morto”,é 1000% ×1000% MENTIRA. A prova é que cada vez que a situação política se complica no país STP, ele o PT DÁ O FORA, deixando os seus fiéis capangas enfrentarem tudo sózinhos (mesmo se levar à uma situação dramática) ,e ele regressa só para usufruir da melhor parte. O PT parece mesmo MESTRE de uma Seita. Domina, manipula, é autoritário, totalitário, DITADOR enfim ,um PADRINHO CORRUPTO !
      É imperativo (depois de ser julgado e de ter devolvido a ROUBALHEIRA que fez ao povo sãotomense e a STP),PT-ADI deve ser definitivamente expulso de STP.

    • Seabra

      9 de Outubro de 2018 as 11:26

      Caro Madredeus.igreja, PT disse que “sairia dai morto”? Ele pensa que a vida dele é mais importante do que as outras, inclusive deste ùltimo jovem 34 anos que foi ceifada a vida, pelos homens da segurança de confiança do PT-ADI, do economista Jorge Pereira dos Santos, que arrebataram da convivência dos seus familares e amigos…e muitos outros assassinados durante o regime TROVOADA- VARELA- ADI. Entao a morte dele ou de um ouro homem serà igual a dos outros, ele nada tem de superior do que os outros..como informaçao , comunicàmos-lhe, que mesmo os DITADORES morrem (Joseph Staline, Pinochet , Omar Bongo, Mobutu Sessekou etc). Ninguém é imortal, embora nem toda a MORTE é igual…hà umas que lamentàmos e outras nao. Se o PT nao tem piedade para com os outros, em ocurrência o povo saotomense, ninguém tem ou terà piedade dele. QUE FIQUE CLARO!
      QUAL é A DELE, com esta ameaça? Nao faz nenhum efeito, nao aquece e nem arrefece.
      Excusado ele pensar ser indistruitivel, nenhum homem normalmente constituido o é.
      QUEM VAI A LUTA dà e LEVA!

  6. Nilson

    8 de Outubro de 2018 as 20:46

    Povo calma!
    Nos nao precisamos de violencia para resolvermos as disputas eleitorais/politicas. Se a oposicao ganhar tudo sera divulgado. Se o partido no poder ganhar, Partido ADI, eles terao de continuar a governacao do pais, mas se perderem, entao eles terao que sair do poder e deixar a vontade do povo. O actual Presidente da Republica disse, “povo poe, povo tira.” Os votos do povo e’ que devem dar o mandato e a lideranca do pais, NAO aos “Cambalachos/trafulhas”. Nao precisamos de jogos sujos—-a honestidade, transparencia, uniao, trabalho e o respeito mutuo e’ que vao dar resultados positivos e prosperidade. Sao Tome e Principe nao e’ propriedade privada de ninguem. O pais pertence ao povo, todos os Santomenses. Mas, com a violencia nao da. Todavia, se o ADI perder as eleicoes e fazer batota ou roubar os resultados finais para o beneficio dos seus membros do Partido, entao eu nao estou nisto, o povo entao fara a sentenca que quizer, e nao pedirei ao povo para ficar calmo. Se o ADI perder, entao tem que sair do poder—nao havera negociacao nisso, mas se ADI ganhar de forma justa, o povo tem que aceitar o resultado das urnas.

    • Seabra

      8 de Outubro de 2018 as 22:40

      …é agora que você vem falar de violência? Quantas violências se tem vivido em STP , há numerosos anos? Quantas famílias foram víctimas do sistema PT-ADI ? Quantos assassinatos cuja justiça ainda está no “stand by”?
      Quantos jovens desempregados, famílias vivendo na miséria, falta de assistência médica ?
      E você,quando é que você veio ao publico denunciar todas estas violências ? Só agora é que você despertou , Senhor ADI camuflado num cidadão pacífico.
      Vá mas é catar. Creio saber quem é você….fia -se na Virgem e não corra, depois diga que tem pouca sorte!

  7. Bem de S.Tome e Principe

    8 de Outubro de 2018 as 21:19

    Veja o comportamento deles, os de ADI,nao querem aceitar o voto da maioria.Levy tinha dito que sao democratas e iriam aceitar os resultados.” E nao veem dizer que houve fraude”palavras de Levy Nazaré.Agora, vejam o que estão fazendo, adulterando votos. Mesmo assim os
    lambebotas o seguem e estao tornando como ele (PT)

  8. Ernestino Cravid

    8 de Outubro de 2018 as 21:36

    Trovoadas tenhem pacto diabolico
    Só orando a Deus
    Viva Liberdade
    Viva coligação
    Viva São Tomé e Príncipe

  9. Mezedo

    8 de Outubro de 2018 as 22:00

    Povo deve sim revoltar porque esse malandro disse várias vezes que vai ganhar as eleições cucu que custar.

    Essa juíza devia ser eliminada porque é uma corrupta e larapia.

  10. E. Tavares

    8 de Outubro de 2018 as 22:20

    Senhora juíza que está a tentar defender os interesses de ADI e de Patrice Trovoada toma muito cuidado com a vida senhora acha que tem proteção do teu chefe mas a senhora está comprando ódio de muitas pessoas e quando temos muitos inimigos não sabemos qual deles tem a coragem de fazer nos mal.

  11. Santos

    9 de Outubro de 2018 as 4:47

    Tudo isso só prejudica o desenvolvimento.

    O país tem estado parado, desde que estamos nesse processo. Tenho a impressão de que esse será o cenário para os próximos anos.
    Tínhamos um país, um projeto e objetivos claros e agora, não temos nada.

    Deixem o ADI terminar a obra que começou, o país não aguentará essa instabilidade.

  12. Democracia em perigo

    9 de Outubro de 2018 as 7:04

    Deixo um aviso,Se este tirano e ditador fizer algo contra a vida de alguém,porque tem sede de poder,ele não sairá daqui vivo.

    Não inventa fraude.O Sr. perdeu,deve sair,pura e simplesmente.E não ter juízes e juízas ao teu serviço.
    Estamos de olhos abertos.Ou terão que matar muita gente incluindo eu.

    Quem o Sr.Pensa que é,porque tens polícias e tropas,se fôr possível vamos enfrentar com tudo.
    Os seus militares fizeram tiros,nimguém correu.
    Agora se essa bala apanhasse alguém,os militares também iam morrer.Muita merda nesse país.

    Fica o aviso ao tirano e ditador Patrice Trovoada.

  13. JOAO CARLOS

    9 de Outubro de 2018 as 7:17

    Povo de São Tomé e Príncipe temos de sair a rua …..

  14. JOAO CARLOS

    9 de Outubro de 2018 as 7:39

    Oposição e povo de São Tomé e Príncipe, os resultados das eleições foram aqueles que foram ditos ontem pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições. Não há aqui mais nenhum resultado….. Se não se mantiver assim, não vamos aceitar nunca….esse país é nosso.

  15. E. Tavares

    9 de Outubro de 2018 as 8:16

    A juíza Natacha Amado Vaz é irmã de ministra de de justiça Ilza Amado Vaz e o do anterior Acessor do Presidente Evaristo Carva lho, o famoso Rogério Amado Vaz?
    Se é está tudo explicado.

    • Triste de mais com o estado do País

      9 de Outubro de 2018 as 9:45

      Pois é.

      É o descaramento total. Bandidos

  16. Adeliana Nascimento

    9 de Outubro de 2018 as 9:16

    Santos, Você calado seria um poeta. E porque tu não percebes de nada é que dizes isto. Qual Obra que o Patrice iniciou. Desatre economico e social destas terras.
    Vai tomar banho, seu imbecil

  17. Crisotemos Café

    9 de Outubro de 2018 as 9:43

    Patrice, LARGUE O OSSO!

  18. Arroz substância

    9 de Outubro de 2018 as 14:18

    Ninguém no mundo acha que partir urnas incendiar carros e vandalismo é democracia porque não é.
    As forças de seguranças estiveram bem quando não reagiram as provocações.
    A oposição esta a introduzir uma cultura de violência em S.tome que não dignifica S.tome e Príncipe.

  19. DC

    9 de Outubro de 2018 as 16:42

    Talvez seja o momento de relembrar, para não dizer ensinar, que “A forma é inimiga jurada do arbítrio e irmã gêmea da liberdade”-Rudolf von Ihering.

    A lei é clara no sentido de que o apuramento distrital consiste no verificação de número total de votos de eleitores inscritos e de votantes no distrito, por um lado, e do número de votos obtidos por cada candidatura, de número de votos brancos e do número de votos nulos, por outro lado, sendo que apuramento é feito com base “nas actas das operações das assembleias de votos, nos cadernos eleitorais e nos demais documentos que os acompanharem”.

    Preliminarmente à operação de apuramento,”a assembleia deve decidir se devem ou não contar-se os boletins de votos sobre os quais tenham recaído reclamação ou protestos, corrigindo, se for caso disso, o apuramento da respectiva assembleia de voto”.

    Portanto, dúvidas não existem de que:
    1-O apuramento distrital é realizado com base nas actas e não com base nos boletins de votos;
    2-Apenas podem ser contados boletins de votos desde que estes tenham sido objecto de reclamação ou protestos lavrados nas assembleias (mesas) de votos.

    Compreende-se, pois, que ao não respeitar a forma (a lei eleitotal), a juíza agiu arbitrariamente e contra a liberdade conferida pela segurança/certeza jurídica decorrente da previsibilidade de uma norma previamente estabelecida.

    Numa frase, de que servem as normas jurídicas publicadas e publicitadas (para que todos as conheçam e a respeitem) se, depois, o julgador as afastem (sem fundamento legal) e julguem segundo o seu livre arbítrio?

  20. Metido a Besta

    9 de Outubro de 2018 as 18:35

    Sou pela nao Violencia porem, tratando de ADI e seu respectivos gring as coisas tendo inclinar-se para lado torto.

    Tiranos sempre acabaram atravez da revolta e o ADI ja sabia que jamais teriam outra maaioria e foi assim que engendraram uma reforma da jusitca a revalia e a seu belo prazer.

    Nao existe democrata nenhum que usa seu partido e a casa parlamentar para passar um lei tao importante que necessitam no minimo 2/3 dos parlamentares para fazerem passar certas lei.

    ADI ao aprovar uma lei de Sistema Judial que diz respeito a toda sociedade deveria invlver todos partidos com assentos parlamentar porque afinal de conta nao se trata da sua quinta, sua empresa, e nao respeitou a CR.

    Nunca acatou nem respeitou ninguem senao apenas seus egos , e o povo espera pela urna para sufragar seus legitimos desejos e se alguem pensam que nao vai catar com manobra de recontagem com seus juizes e juiza a tomar partido o povo jamais tera piedade dos tiramos.

    Esta familia de Juiza sem classe nem imparcialidade impossada a revalia da CR nao tem as condicao minima para exercer escultino nesta materia.

    Desde de quando que uma juiza ou advogada de um partido tem a jurisprudencia para exercer magistratura com imparcialidade.

    Fora com ADI e todo que representa e nao querem aceitar de boa vontade seram convidado a aceitarem , bem ou mal a escolha sera de ADI.

    Pensou que assassinado Sao Toemenses o povo temia te? Tu nao sabes nada deste povo que nunca temeu colonialismo e nem vergou a escravidao.

    Ha limites.

  21. Rapaz de reboque

    9 de Outubro de 2018 as 19:29

    Ainda a quem tenha achado que o que os vândalos fizeram foi bem feito, nao queremos o Patrice no poder queremos uma mudança mas nao com violência estes vandalos que incendiaram e fizeram distúrbios nao sao do MLSTP isto só mancha o bom nome do MLSTP mostrem que somos civilizados e não mostrem esta palhaçada

  22. Mengão

    9 de Outubro de 2018 as 19:43

    O resultado é aquele que todos dentro e fora de STP ja sabemos.
    Porque recontar tantas vezes? O povo comportou se mto bem. Qiem não esta a ser democrata são os que não estão aceitar os resultados e tenta manobras a qlqr custo. Eles q se ponham a pau, os seguranças não ogarantem seguros 24h todos os dias. E se continuarem a insistir poderão ter nvddes. Mto obgdo povo santomense.

  23. Michel

    9 de Outubro de 2018 as 20:09

    Olá boa tarde,,, eu não estou em São Tomé,,, só vim por este meio revendicar o direito do povo,,, onde que se vi-o e onde que se vê a tristesa que está a passar na nossa piqueno ilha,,, o ADI se perdeu tem de sair da posição e dar pasta ao partido que se ganhou que é neste caso o MLSTP… TANTO FAZ DE NOVO AS CONTAGENS DE VOTO TUDO ISTO É PRA ARANJAR FORMAS DE ADI GANHAR NO TRIBUNAL,,, MAS NÓS SOMOS POVOS LIBERTADORES E TEMOS K LUTAR E REVENDICAR PELOS NOSSOS DIREITO,,, DIA QUEM DOER O PARTIDO ADIso trouxe desgraça pra são Tomé,,, só trouxe miséria, fome mas impostos custo de vida elevado,,, esquecendo eles que o nosso salário mínimo é o pior salário mínimo ao mundo inteiro,,, não se vê na Europa Ásia América,,, quando se perde perde não tem k ter argumento,,, o país não é comprado mas sim nosso o país é do povo e a um ditado que se diz povo põe e povo tira então chegou a hora serta de tirar o Patrício Trovoada do poder,,, os camaradas de ADI,,, que vão à grande merda só estão a encher os bolsos,,, só estão a puxar a brasa pra os vossos lados só estão a afundar o nosso piqueno são Tomé,,,, fora os ladrões de ADI….. Fora o Patrício que em 8 anos que estou fora do país o país continua na mesma,, na miséria na pobres na desgraça,,, a mas bandidos que trabalhadores…

  24. Henrique

    9 de Outubro de 2018 as 22:25

    Uma nova “inventona” e arranjado…

  25. Fernando

    9 de Outubro de 2018 as 23:53

    Patrice,

    Não deixes de formar governo. O senhor ganhou as eleições e deve isso aos eleitores que votaram no seu partido. Não entregue o poder a quem não está preparado para governar.

    ADI mais 4 anos

  26. Triste e revotado

    10 de Outubro de 2018 as 13:24

    Daqui a meia duzia de meses esses parasitas que estao a apoiar o MLSTP esta a criticar esperemosara ver se as promessas vão ser cumpridas espero que sim mas duvido muito esta terra nunca mais vai ser nada com a mentalidade deste povo que nao querem trabalhar sem civismo sem higiene e se o governo que tomar o poder for rigoroso esta o caldo intornado é so tentar por ordem no mercado e nos motoqueiros e por mais regras no país vao crucificar os governantes espero para ver se se o São Jorge vai fazer milagres, o Pinto da Costa também prometeu tanto nada fez porque roubaram tudo que o 3strangeiro doava

    • Seabra

      10 de Outubro de 2018 as 20:29

      …claro que haverá criticas, mas livremente. La liberté d’expression, oblige.
      Se você ainda não compreendeu, explicámos simplôriamente “tudo e todos os sãotomenses democratas são aceites”,aliás,vamos ser ainda mais precisos, para fazer entender RAZÃO , aos imbecis de má fé “NÃO QUEREMOS O PT-ADI + VARELA, nunca mais a dirigir seja o que fôr em STP” .
      E agora,ficou claro? Deu para entender?

      • Triste e revotado

        11 de Outubro de 2018 as 11:55

        Talvez tenha compreendido melhor que o senhor

  27. Monte café revoltado

    10 de Outubro de 2018 as 16:30

    Este povo tomou santo esta tudo doido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo