Sociedade

STP retomou a sua hora secular

O tempo em STP voltou a ser contado como acontecia há mais de 500 anos. Em Janeiro de 2018, de repente o então Governo de Patrice Trovoada, decidiu surpreender os são-tomenses com o anúncio da mudança da hora. Sem qualquer estudo prévio, os são-tomenses foram confrontados com a necessidade de adiantar o relógio em 1 hora.

Consequências nefastas aconteceram em 2018, por causa da mudança da hora. O Téla Nón visitou algumas comunidades do interior do país, e registou o protesto de algumas famílias, pelo facto dos seus filhos terem perdido o ano lectivo 2017/2018, por causa da nova hora, imposta de repente aos são-tomenses.

Naquelas comunidades do interior, nomeadamente na Roça Vista Alegre, as crianças que frequentam o ensino primário, e não só, tinham que por-se a caminho da escola localizada em Otótó ou na Vila da Madalena, no mínimo às 6 horas novas, ou seja as 6 horas de Patrice como foi baptizado, que correspondem a 5 horas reais de São Tomé, ou seja, marcadas pelo tempo universal coordenado.

As crianças acabaram por perder o ano lectivo, porque às 6 horas de Patrice, ainda o sol não nascia em São Tomé e Príncipe. A escuridão ainda era forte, e as crianças não poderiam andar pelos caminhos de mato entre árvores gigantes, e arbustos como cacaueiros e bananeiras, e em plena escuridão até chegar a Otótó ou a Vila da Madalena.

Casos de castigo dado aos são-tomenses pela mudança da sua hora centenária abunda pelo país. O nascer de 1 de Janeiro de 2019, pôs fim aos transtornos infringidos aos são-tomenses pela Hora de Patrice.

O novo Governo, que em campanha eleitoral colocou a reposição da hora centenária como uma das suas principais propostas ao eleitorado, assim que tomou posse no dia 3 de Dezembro, reuniu em conselho de ministros e decidiu por fim a hora de Patrice, a partir de 1 de Janeiro de 2019.

A primeira madrugada do novo ano, foi um dia de grande festa na Praça da Independência, onde milhares de São-tomenses celebraram o regresso da sua hora centenária.

O Téla Nón coloca a disposição do leitor, uma petição da sociedade civil são-tomense em Fevereiro de 2018, exigindo o fim da hora de Patrice. Um documento com argumentos técnicos que demonstraram a ilegalidade do acto do anterior governo :

PETIÇÃO: RETORNO DA NOSSA HORA SECULAR!

Abel Veiga

8 Comments

8 Comments

  1. Madredeus.igreja

    2 de Janeiro de 2019 at 20:19

    Daqui a pouco, vêm o Evaristo Carvalho, demonstrar seu desagrado pela mudança da hora.

    Atenção governo

  2. Francisco Ponte

    3 de Janeiro de 2019 at 9:14

    Olá meu amigo Abel. Vejo que o teu Jornal já chegou à minha cidade e ao comentares o problema da Hora Solar, posso dizer-te que concordo com a “reposição”, porque conhecendo a vossa “realidade”, sei que antes de haver luz Solar, dificilmente se caminha no interior da Ilha, porque a fraca iluminação pública não ajuda. E, apesar das vossas crianças terem mais capacidade de andar no escuro que nós adultos por cá, há perigos que as podem surpreender, retirando-lhes a atenção nas aulas e conduzindo-as a um pior aproveitamento escolar.
    Bem haja S. Tomé e Príncipe e a sua população.
    F. Ponte

  3. Grupo Me-Zedo

    3 de Janeiro de 2019 at 15:19

    Finalmente o meu pais esta a reencontrar o seu rumo. O meu STP esta de novo a entrar nos carris apesar da nossa pobreza, apesar das nossas desavenças de sempre, mas que nunca chegaram ao ponto de querer ver a sua soberania e a liberdade dos seus filhos em causa.
    Parebens MLSTP, Parabéns a coligação PCD\MFDFM\UDD que deu força e corpo e este projecto de elevação do homem e da mulher santomense como cidadaos livres.
    O Povo agradece e os militantes do ADI que nao sabiam de facto as intenções maléficas do seu líder, hoje estao todos do lado da paz, da harmonia, das liberdades e da cidadania.
    Um bem haja ao meu povo que apesar de pobre orgulha.se da sua humildade.

  4. Caminheira Peregrina

    3 de Janeiro de 2019 at 15:51

    Parabéns a JBJ.
    Cumpriu com êxito mais essa promessa.
    Isso sim é ser sensato… Repôs o que nunca deveria ter sido mexido.
    Com tanta coisa para fazer nessa terra o PT foi precisamente descontrolar a nossa hora secular e singular, sem motivo aparente.
    Se dividirmos 24/4=6 ou seja o dia amanhece as 6 am e anoitece as 6 pm… Uma hora invejável por muitos países que gostariam de ter uma localização geográfica como nossa… Só que o meu maior receio do PT regressar é precisamente para ele não vir colocar essa hora horrível outra vez.
    Era tão horrível que ao acordar as 5, as vezes ainda estava escuro… Hoje com JBJ acordar as 5, recebemos a luz de Deus a convidar para um lindo dia de trabalho. Diz-se que luz é de Deus e trevas é de demónio… JBJ não mudou a hora ele somente repôs a hora do país. O Sistema TMG, GPS, Galileu e outros simplesmente ignoraram a antiga mudança feita pelo PT, pelo que hoje em qualquer parte do mundo a nossa hora foi de encontro ao seu verdadeiro lugar que tivera sido desajustada pelo PT… Esse tempinho que PT tomou pata mudar a nossa hora, caso fosse ver o que o Mário Sousa andava a fazer, creio que pouparia o país de centenas e milhares de apagões sofridos… Ou se usasse para qualquer outra coisa útil, o país ganharia duplamente. Sem contar que o horário permaneceria sem os danos sofridos pelo povo ao longo desse um ano de penúria…

  5. lCarlos Caparelli

    3 de Janeiro de 2019 at 22:27

    Vamos repor tudo!
    1. Vamos repor a nossa relacao diplomatica com o Taiwan interrompida pelo Demonio do Patrice. Cortar imediatamente as relacoes diplomaticas com CHINA, etabelecida inconstitucional e fraudulentamente pelo terrorista Patrice.
    2. As nossas idolatradas notss de Cobras seven Ser repostas em circulacao. As notas de Novas Dobras, nao queremos. Isto foi uma afronta a nossa soberania. Retira-las de circulacao Ja!
    3. Esses passaportes mais seguros todos azuis, fazendo lembrar o mar, o oceano. Retira-los imediatamente. Para evirar um vazio enquanto pensamos noutros passaportes da nova maioria, voltamos aos nossos passaportes manuscritos e castanhos de chocolate do nosso cacau.
    O mercado de bobo forro. Reunir a maquinaria e derruba-lo, na proxima semana
    A nossa Nova Maioria esta sendo paga com.as.contribuicoes Dos contribuintes. Por isso ecigimos Mai’s trabalho. Repor tudo. Tudo que cheire a Patrice, retirar para repormos a legalidade Ja! E URGENTE!

    • Madredeus.igreja

      3 de Janeiro de 2019 at 23:54

      Kkkkkkkk vêm a Madredeus. Igreja, que oramos por ti. Tás com perda de sentido. Uma oração basta

      Inveja mata. Leve tudo do PT, que os Santomense agradece, entregue no Gabão, porque em França, ele vai preso.

      Bobó muitu eeeeeeeee

    • Seabra

      13 de Março de 2019 at 15:00

      Podemos confirmar.
      Viva MLSTP, Viva o novo governo, Viva o povo sãotomense, Viva JBJ.
      Abaixo ADI, Abaixo Patrice Trovoada e os seus adeptos. …

    • MILITANTE DE LAMA/LAMA

      4 de Janeiro de 2019 at 6:46

      Mas k mente ignorance.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top