Sociedade

AGER responde as acusações de Silvino Palmer

Comunicado

Direito de Resposta

O Conselho de Administração da Autoridade Geral de Regulação – AGER, neste ato representado pela Sua Presidente, vem em DIREITO DE RESPOSTA em decorrência de uma publicação ofensiva dirigida a este Conselho de Administração e a S. Exa. Ministro das Obras Públicas, Infraestruturas Recursos Naturais e Ambiente, o Eng.º Osvaldo Abreu, esclarecer e informar os seguintes:

No âmbito da visita realizada pela S. Exa. o Ministro da Tutela às instalações da AGER, e a consequente deslocação as novas instalações da AGER, situado na Avenida Marginal 12 de Julho, tendo no final prestado declarações a imprensa. E foi com muita perplexidade e espanto que o Conselho de Administração tomou conhecimento, através do jornal digital Tela Non, do conteúdo de um artigo intitulado “para que a Nação Santomense saiba…sobre a AGER” da autoria do Senhor Dr. Silvino Palmer, ex-Administrador da AGER para a área de Planeamento, Administração e Finanças da AGER, no período de 30 de Março 2017 a 19 de Dezembro 2018.

Pois, neste artigo, teceu considerações perniciosas e inverdades nas redes sociais e o jornal Telanon, com o único objectivo de atingir profundamente, a honra e a dignidade dos membros do actual Conselho de Administração, e da S. Exa. O Senhor Ministro Osvaldo Abreu, bem como da instituição AGER, dos membros dos anteriores dos Conselhos de Administração e de todos os colaboradores, que sempre zelaram, com ética e muito profissionalismo e no respeito dos princípios que regem um órgão regulador que são: a legalidade, previsibilidade dos seus actos, transparência e não descriminação das operadoras.

Na sua comunicação, que consideramos de não objectiva e puramente sensacionalista, apresentou factos que não correspondem à realidade, o que denota um grande desconhecimento dos Estatutos da AGER, do seu Regulamento Interno e das leis e regulamentos que regem as suas actividades regulatórias, bem como da ética profissional e intelectual.

Pois, em momento algum da entrevista concedida aos órgãos de comunicação social, nem a Presidente do Conselho de Administração de AGER e tão pouco o Sr. Ministro, Eng.º Osvaldo Abreu chamou de incompetente ao Sr. Dr. Silvino Palmer.

Outro ponto falho na sua publicação foi quando citou o projecto “Gateway”, vendendo coelho por lebre, e colocando em risco todos os esforços que se tem desenvolvido actualmente para mitigar todas as consequências gravosas e lesivas ao interesse público.

Na entrevista dada pela Sra. Presidente do Conselho de Administração da AGER, limitou-se a descrever os actos e factos sobre a aquisição do prédio para a futura sede da AGER. Nesta entrevista, falou-se dos montantes envolvidos neste processo, de inexistências de condições mínimas para as transferências dos serviços.

Porém, a verdade seja dita, esta aquisição foi feita sem sustentabilidade financeira, mas simplesmente, na expectativa de receitas milagrosas provenientes do GATEWAY, sem fundamento realístico num contexto de tráfego internacional de voz em constante declínio. Nesta óptica, celebraram um contracto internacional, sem o devido enquadramento legal. Este acto, colocou a instituição numa situação extremamente precária pondo em risco a sua sustentabilidade financeira, tendo em conta os compromissos assumidos com a banca e outros empréstimos efectuados, em valores avultados.

Pelo que, vimos anunciar que foi remetido ao Sr. Dr. Silvino Palmer, uma carta convidando a um pedido de desculpa pública, pelas informações caluniosas e difamatórias publicadas na sua comunicação, caso não o faça reservamos o direito de publicar o conteúdo da missiva enviada.

Contudo, exortamos a todos a absterem-se de todas as manobras dilatórias na tentativa de politizar esta Instituição de Regulação, que vimos nascer e sempre colaboramos para o seu crescimento e a sua notoriedade na praça publica.

Bem-haja a todos!

São Tomé, aos 18 de Abril de 2019

 

A Presidente do Conselho de Administração

____________________________________

Maria da Conceição Raposo Mendes

Leia o comunicado em formato PDF – Comunicado resposta SILVINO (3)

11 Comments

11 Comments

  1. Deçu paga

    19 de Abril de 2019 at 11:48

    Muito sinceramente., espanta-me todo esse circo. Percebo a reação do Sr. Silvio, mas expor a instituição o de trabalhou é cuspir no prato que comeu. Acho bem o novo conselho de administração de AGER responder. Assuntos dessa natureza têm que ser resolvidos a portas fechadas e não na praça pública. O desespero do Sr. Silvino e a forma que co duziu as acusações mostra muito da sua pessoa. Bem, a espera do próximo capítulo.

  2. Pleto Ngola

    19 de Abril de 2019 at 14:14

    Artigo/Comunicado de sem nexo e muito fla só. Então um documento oficial e ninguém assina e carimba?Assim fico desconfiado que isso não seja uma comunicação oficial do tal organismo.
    Na minha humilde opinião, se vocês acham que houve realmente má gestão da coisa pública então deviam dizer ao povo que o assunto está entregue a procuradoria/ministério público,tribunal de contas, inquérito parlamentar etc… para investigar e esclarecer o que realmente se passa.
    Já chega de disse que disse,em vez de perderem tempo com difamações e outras manobras.
    Cambate a corrupção faz-se na justiça e nao na praça publica,redes sociais ou imprensa.
    Esse comunicado é estranho,quer dizer o Sr Silvino foi administrador ou coisa parecida durante todo esse tempo na agência e mesmo assim dizem que ele não sabe o que se passa/passou?
    É verdade os salários milionários que aí se praticava ou não?esclareçam isso por favor.
    Obrigado

    • aldine silva

      20 de Abril de 2019 at 12:02

      Ver no fim do texto o anexo em pdf antes de dar opiniões.

  3. Suite

    19 de Abril de 2019 at 15:01

    Ágora é que vai! Aquí sim que temos explicacoes, intelectualidad e bons quadros. Viva?

  4. Formado na Rússia

    19 de Abril de 2019 at 15:44

    Esta senhora Maria Raposo Mendes devia ter vergonha na cara porque num país de gente séria ela nem sequer seria uma secretaria de um bom diretor. Toda a gente sabe da sua incompetência. A senhora quer se comparar com o Drº Silvano Palmer? Que ambição!!!! Tenha juízo, cresce e depois aparece. Publique o seu currículo ai se a senhora puder. Neste país todos os incompetentes têm fama de querer aparecer. O que é que a senhora já fez por este país senão ocupar tachos e mais tachos assim que o seu partido vai para o governo?

  5. Palavra de Honra

    19 de Abril de 2019 at 15:48

    A senhora Raposo deveria limpar bem a sua boca quando aparece a falar deste senhor. Andaste a lavar prato lá em Lisboa porque estava desempregada quando o ADI ganhou eleições. Assim que o seu partido ganhou as eleições a senhora deixou de lavar pratos e já está na AGER. É este o currículo que quer comparar com o senhor Silvino? Palavra de honra….Tenha mais humildade.

  6. Corrupção Geral

    19 de Abril de 2019 at 17:20

    A senhora Raposo devia explicar mas é quem andou a comer dinheiro do indicativo 0399. A senhora também deve estar metida neste esquema. Explica-se por favor. Falou muito mas não disse nada.

  7. Eu sou a mensagem

    20 de Abril de 2019 at 19:48

    Bem vi que essa história do shr Silvino, estava mal contada.

  8. Alfredo

    20 de Abril de 2019 at 21:08

    Eu não gosto de comentar estas coisas que acontece em S.Tomé mas tudo isto tem a ver com a nossa maneira de ser desde muito tempo. O MLSTP sempre gostou de colocar pessoas incapacitantes nos serviços de responsabilidade para os governantes poderem roubar livremente. Eles provavelmente não gostam deste senhor silvio palmero porque é um grande quadro com conhecimentos e que não ia deixar eles fazerem o que querem fazer sempre que é roubar. Meteram lá esta pequena que comparado com este senhor só poderia ser criada dele para ela servir de moça de recado e eles continuarem o seu saque. O homem fez neste pouco tempo de serviço aquilo que nenhum outro diretor fez portanto deixam o homem trabalhar mas não foram escolher uma senhora que nem sequer sabe escrever bem o nome dela provavelmente. O MLSTP sempre fez isto. Uma corja de aldrabões e corruptos.

  9. Tibo Boiças

    21 de Abril de 2019 at 1:17

    AGER ja está politizada a muito tempo. Agora com esta senhora empregada de limpeza como Directora é pior. Mas pronto, é a pessoa de confiança do Ministro…fazer o quê

  10. SAMPONHA

    22 de Abril de 2019 at 19:07

    As pessoas que comentam devem ter conhecimentos éticos e deontelógico. O Governo liderado pelo Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus nunca disse que iria haver aumento salarial neste ano devido a situação Económica e Financeira que se encontra no cofre do Estado deixado pelo anterior Governo do senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada,que deixou País endividado. Fez várias promessas aos militares que iria haver ajuste salarial à partir do mês de Janeiro para ter controle dos militares. O senhor Jorge Bom Jesus informou as populações que o Estado é uma continuidade e que não são apenas os militares, numerando inclusive algumas Instituições,que o seu Governo (Jorge Bom Jesus) iria cumprir em pagar as dívidas que o Governo de Patrice Trovoada deixou. Quando façamos as críticas independentemente das nossas filiações Partidárias, elas devem ser bem fundamentadas.Até agora nunca vi alguém que parabenizasse os esforços que o actual Governo tem feito no sentido de solicitar aos parceiros Internacionais para se investirem no País. As propinas foram reduzidas, a energia eléctrica não está tão mal no seu fornecimento. Aparece interrupção para de algum tempo ser reposta. Poderá haver zonas em que o corte é mais constante, mas melhorou-se consideravelmente. Os salários estão em dia. Há cerca de 4 dias é que o Senhor Evaristo Carvalho Presidente da República promulgou o Orçamento Geral do Estado e muito mais.Para os estudantes o pedido de Bilhete de identidade e de reconhecimento das assinaturas, as certidões vão baixar dos preços. Em apenas 4 meses conseguiu-se muitas coisas dentre as quais o repôr das Horas e a Liberdade. O senhor Primeiro Ministro, Jorge Bom Jesus não mandou nenhum polícia balear um cidadão nem tão pouco mandou exonerar os 20 polícias, nem tão pouco prender as motas aos motoqueiros. A Polícia de Trânsito está fazendo o seu papel apanhando os motoqueiros com excesso de velocidade sem carta de condução transportando numa mesma mota mais que duas pessoas Deslocam-se ao Bloco Operatório e vejam quantidade de jovens inutilizados com membros amputados(Desfeitos ou cortados) Recordo quando foi a detenção do senhor Gaudêncio Costa, a Polícia Judiciária mandou-lhe directamente a apresentar a um Juiz, que o libertou por falta de provas. As pessoas perguntam porquê que há todo este alarmismo com relação ao senhor Américo Ramos. Quando os Tribunais julgam e condenam um cidadão por roubar um cacho de bananas, as pessoas revoltam-se Quando se trata de um desvio avultado de soma em dinheiro penalizando o Estado Santomense por um colarinho branco(Guê Gôdo) as pessoas revoltam-se Afinal o que queremos nós.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top