Sociedade

Catarata é o principal problema de visão em STP

O projecto Saúde para Todos, concluiu a vigésima nona missão de especialistas em oftalmologia. Especialistas de hospitais portugueses que trimestralmente vêem a São Tomé e Príncipe, para consultar e tratar pacientes são-tomenses.

O país não tem um médico especialista em oftalmologia. Cumprida a vigésima nona missão, Luís Pereira chefe da equipa de oftalmologia, anunciou que em cerca de uma semana foram realizadas 600 consultas. 90 pacientes foram operados.

A catarata é segundo o especialista português, a principal patologia dos olhos que se regista em São Tomé e Príncipe.

A equipa de especialistas do projecto Saúde para Todos, realiza cirurgias e fazem o acompanhamento dos pacientes, trimestralmente ou via tele-medicina. Glaucoma é outro problema de saúde ocular, que provoca lesões irreversíveis, ou seja, a perda da visão. Segundo o especialista a intervenção clínica dificilmente é capaz de corrigir, ou fazer regredir o avanço da doença ocular.

A par das consultas e cirurgias realizadas a missão médica, organizou palestras com o pessoal clínico de São Tomé e Príncipe, no hospital Ayres de Menezes, para transmissão de conhecimentos sobre o tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. ANCA

    17 de Junho de 2019 at 15:58

    Ainda assim estas noticias, pouco bastam para fazer despertar a classe dirigente do País(População/Território/Administração),para a formação numa aérea imprescindível para a consolidação social, desenvolvimento sustentável, a saúde.

    Volvidos estes anos ainda há falta de equipamentos e especialistas,…

    Expressa bem a falta de organização, desleixo…

    Bem haja a cooperação Portuguesa

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

  2. Vanplega

    17 de Junho de 2019 at 20:02

    É uma tristeza, ver um país, que recebeu e recebe dinheiro dos países, sem trabalhar. Fizeram empréstimo para requalificar o unico hospital do país e, não ter um oftalmologista para tratar um simples catarata.

    Que país é este?

    Onde os senhores dizem ser doutores, estudaram muito, mais não conseguem tratar um simples cataratas.

    Nas escola que cursaram, devia reter os seus diplomas, porque, aprenderam apenas roubar e destruir a nação

    Pinta Cabra, tirou esse curso, mão leve

  3. Nuno Menezes

    18 de Junho de 2019 at 8:47

    Mrs.Vanplega our Miss.Vanplega

    A senhora tem toda a razao,se anda as voltas pelo o Pais que se chama Sao Tome and Principe esta tudo igual,e tambem nao existe uma disciplina no Proprio Povo de Sao Tome and Principe,limpar o que sujou,cuidar e estimar o que ‘e seu,aonde os mesmos ao viajar para a Republica Portuguesa sem ninguem os informar os mesmos se comportam diferente igual a gente chic,os mesmos limpa o que suja e se for necessario ate a ruas da cidade de Portugal assim limpam e tambem casa de banho Publica,e tambem nao deitam o lixo ao chao e outras coisas mais.Mais no entanto na sua Santa terra que se chama Sao Tome and Principe aonde foi cortado o seu proprio cordao umbilical os mesmos nao fazem nada para o desenvolvimento do seu Proprio Pais que se chama Sao Tome and Principe.
    Nao existe motivacao desse mesmo Povo se juntar para o desenvolvimento da sua Propria mae Natureza,ela (a mae natureza) a olhar e ve com os proprios olhos que assim a mesma tem…ao ver ve que existe lindas infraestructuras dentro do Pais,sem faltar arroz feijao,carne,leite,galinha e medicacao os bens necessarios que assim necessitamos.

    Nuno Menezes

    Lincoln,Reino Unido

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top