A Casa das Artes Criação ambiente e Utopia acolheu no dia 5 de dezembro o evento final da Caravana de Negócios Sociais – “Panga Ngunu” -, que marcou o fim do Projecto “Encorajar os Jovens a Tornarem-se Empreendedores Sociais”. Financiado pelo PNUD e
implementado em parceria com o Ministério da Juventude, Desporto e as Câmaras Distritais de Água Grande e Mé-zochi o projeto teve como objectivos promover e desenvolver de capacidades neste conceito inovador e incentivar a população mais jovem a se tornar empreendedora social e demonstrar o poder de transformação de empresas socialmente inovadoras, capazes de atrair parceiros tradicionais e não tradicionais e replicação de iniciativas a outros distritos do país.
Neste evento final 30 projetos disputaram a possibilidade de conseguirem o financiamento necessário para a implementação do mesmo. Todos os projectos foram julgados consoante 8 critérios previamente definidos (solução, necessidade, mercado alvo e clientes, vantagem competitiva, escala, impacto social, apresentação e modelo de negócio).
Todo o processo até a final envolveu a formação de 60 mentores em negócios sociais, a realização da caravana “Zunta Món” em Água Grande e Mé Zochi, com objetivo de sensibilizar os jovens sobre este novo conceito de empreendedorismo baseado em negócios sociais.
Durante a caravana foram inscritos 453 jovens e selecionados 150 que passaram por um processo de formação de quatro meses ministrada a distância pela ONG Yunus and Youth, com apoio de mentores locais, para o desenvolvimento de competências em negócios sociais e preparação para a criação de ideias de negócios sociais.
Projeto em Números:
+1.000 jovens compareceram às Caravanas Zunta Món
+450 jovens inscreveram suas ideias de negócios sociais
150 jovens iniciaram a Jornada em Negócios Sociais apoiados por
30 Mentores Nacionais
120 jovens finalizaram todas as atividades obrigatórias do treinamento
88 projetos foram submetidos à avaliação da Yunus&Youth
30 projetos foram selecionados para se apresentar à banca de jurados
15 pequenos negócios sociais receberão investimento semente para implementação dos projetos
Veja a lista dos projectos vencedores – PROJETOS VENCEDORES
Fonte – Programa das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe

Lucas
8 de Dezembro de 2019 at 12:06
Tanto jovem empreendedor que alegria tão genuina por acaso a maioria não tem pedido de visto na embaixada portugal pra fugirem?
Aposto que sim
Se não conseguirem,(pois a coisa está difícil)já sabem,metam-se no futebol .O visto sai mais facil
Fuba cu bixo
8 de Dezembro de 2019 at 18:06
15 vencedor? Voces podem podem conta é familiares deles e gente deles.
Alfa e Ómega
9 de Dezembro de 2019 at 9:22
Comentário mais infeliz! Com essa mentalidade é que vamos em frente. Muita paciência com os conterrâneos!!!