Sociedade

Como perder peso no natal?

Artigo original em línguas espanhola e portuguesa no formato PDF – art. 5 telanon

É nesse momento que muitas pessoas aguardam a fórmula mágica dessas férias, onde em um momento de reuniões familiares, amigos, muita comida e bebida, há pessoas que pensam que existe um remédio , uma vitamina ou uma estratégia que nos permitirá tirar quilos quilos do nosso corpo . Bem, senhoras e senhores, fiquem até o final, pois tenho uma mensagem importante para vocês.

Festas de Natal não são a época do ano nem mesmo o momento a seguir uma dieta. Primeiro, porque é uma época em que você vai ver muita comida deliciosa, provavelmente alimentos que você ama, você vê como as pessoas gostam de comer e vai ficar observando e mantendo seu desejo?

O fato de ter que fazer esse esforço naquele momento pode gerar ansiedade, frustração, angústia e, em segundo lugar, porque é um momento para desfrutar. A nutrição faz parte da vida, mas desfrutar também. É por isso que, de maneira inteligente, ser mais rigoroso com sua mudança de vida e alimentação pode esperar duas semanas e começar com determinação para o ano de 2020. Aproveite com sua família e amigos nessas festas, pois são momentos únicos e irrepetíveis.

No entanto, é interessante ter em mente que existem recursos que podem ajudá-lo a minimizar os efeitos desses excessos que todos fazemos no Natal e que podem servir como preparação para o seu grande começo em 2020.

Aqui estão alguns deles:

-Tente os dias que não são refeições grandes para fazer comidas em sua casa que sejam mais leves e limpas. Por exemplo, sopas de legumes, legumes com feijão , saladas, etc … Trata-se de esvaziar, limpar o corpo e ajudar a não ficar tão sobrecarregado com o excesso de dias. Naqueles dias, comemos muito mais comida do que deveríamos e geralmente sobrecarregamos o corpo de proteínas animais ou carboidratos refinados (como pãezinhos, doces etc.), portanto, com isso, descansamos nosso sistema digestivo.

-Se você estiver bebendo álcool no almoço ou no jantar, tente alternar com um copo de água. Isso ajuda a reduzir a desidratação produzida pelo álcool e promover a digestão. E, claro, ao dia seguinte não será um sentimento tão horrível.

-Tente beber nessas datas muitas infusões, mesmo após das grandes refeições ou jantares podem ajudá-lo. Você pode escolher qualquer relacionado com à digestão : camomila, chá verde, alcachofra, etc … Isso ajuda a impedir a retenção de líquidos e não se sentir tão inchado devido ao excesso de sal e açúcar de nossas refeições . Além disso, infusões de alcachofra ou boldo ajudarão o sistema hepático a não estar tão saturado.

-Experimente os dias em que você jantou muito, no dia seguinte, tome a infusão com uma fruta. E ouvir o seu corpo também é importante, uma vez que é impossível você ficar com fome, então cuide dele e não o sobrecarregue mais do que a conta.

-Mova-se mais, faça mais e pratique esportes. Tudo isso acrescenta-se! Não importa, hoje 30 min, amanhã uma hora, seja qual for, o caso é mudar. Não espere para começar no próximo ano, pois todos são benefícios. Isso o ajudará a começar a ter uma rotina para o novo ano em que você começará a mudar sua vida e a sua dieta, ninguém obtém resultados se não move o corpo e o exercita de maneira saudável. Mover nosso corpo nos fortalece e melhora nossos ossos, saúde mental, humor, limpa a pele e nos torna mais resistentes à mudança de dieta, já que parecemos melhores e gostamos mais, o que também é importante.

-Por fim, marque uma data de início do seu estilo de vida e mudança de comida. A frase típica de segunda-feira que começo é inútil e também é bastante frustrante ver que você não fez nada. Seu objetivo deve ser obter saúde e começar a sentir os benefícios de cuidar de si mesmo.
O componente social da nossa comida.

Há outra razão pela qual você não deve considerar uma mudança drástica nessas festas. A nutrição é uma decisão pessoal, sem dúvida, de grande importância em nossas vidas, mas também possui um ótimo componente social. Quando alguém faz uma mudança na dieta, a pessoa precisa estar mentalmente consciente de que sua trama social também será modificada, porque muitas vezes tomar decisões mais saudáveis não é bem visto por seus amigos ou familiares.

Quando você vai a uma reunião de família, provavelmente será criticado por mudar certos hábitos, ou eles podem querer sabotar essa mudança oferecendo alimentos não saudáveis ou eles lhe dirão que com o que você come, você não será saudável ou eles podem incentivá-lo a beber mais, quando souberem que não quer. Há pessoas que não se atrevem a tomar essa decisão e não querem que as pessoas na frente a tomem. Comer juntos é um ato social e ninguém quer comer o bolo sozinho e pensar que o doentio é um, as pessoas querem compartilhar a culpa.

Ousar fazer uma mudança na comida e na vida exige muita decisão e sempre tem uma réplica no nível social, mas com decisão e determinação, tudo se torna natural e faz parte do seu dia a dia, pois você desfrutará da mudança.

Desejo-lhe boas festas com sua família e amigos e um próspero ano novo cheio de ilusões e saúde. Vejo você em breve com novas recomendações e informações nutritivas.

Um grande abraço a todos!

Esther García – Nutricionista e Dietética 

    2 comentários

2 comentários

  1. Descamisado

    26 de Dezembro de 2019 as 14:37

    Numa fonte esclarecedora, do descontentamento dos funcionários e por falta de pagamento de subsídio desde Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro os funcionários do Instituto Superior de Ciência da Saúde Víctor Sá Machado vão entrar em greve a partir do dia 01 de Janeiro de 2020. A arrogância dos actuais dirigentes deste Instituto em não dialogar com os seus quadros com a incapacidade de resolver as tremendas situações levam os quadros desta Instituição em entrar em greve para um tempo indeterminado enquanto os seus direitos não forem salvaguardados.

  2. Nita

    27 de Dezembro de 2019 as 20:11

    Muito bem. Boas dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo