Sociedade

“É preciso punição” para a ordem ser reposta na capital-São Tomé

Antiga, a cidade de São Tom+e completa 485 anos no dia 22 de Abril próximo. É uma das primeiras cidades construídas pelo reino colonial português no continente africano.

Começou a ser invadida pela anarquia a partir de 1991, quando o novo sistema político instalado em São Tomé e Príncipe, promoveu a democracia, mas não impediu que a anarquia avançasse sobre os alicerces do recém nascido Estado de Direito.

A capital cujas ruas e o então único mercado municipal, eram lavados semanalmente, passou paulatinamente a ser uma lixeira a céu aberto.

A autoridade do Estado, foi suplantada pela anarquia na cidade de São Tomé. Centenas e centenas de campanhas de sensibilização para tratar a insalubridade, foram desenvolvidas nas ruas da cidade, mas sem sucesso.

A cidade de 485 anos, se transformou nos últimos 30 anos de democracia, num mercado de rua em expansão, e consequentemente numa lixeira a céu aberto.

Anarquia, ganhou raízes fortes, ao ponto de comprometer as primeiras obras para requalificação dos esgotos da cidade. As obras não avançam porque o negócio de rua, teima em entupir os esgotos que estão a ser requalificados. O negócio de rua sem lei, não abre espaço para São Tomé recuperar o seu estatuto como a cidade mais limpa de África.

«Nossa população tem tido alguns comportamentos desviantes e poluentes», denunciou >José de Carvalho, Presidente da Autarquia de Água Grande.

Para a autarquia os cidadãos que põem em causa a ordem e a salubridade pública, devem ser punidos. «Achamos que temos que intensificar a sensibilização. Mas acompanhado com a punição. Sem a punição não vamos conseguir corrigir os comportamentos desviantes que temos tido na sociedade», frisou.

Poder local de Água Grande, defende a implementação de medidas punitivas na cidade de São Tomé, após longos anos de promoção de medidas preventivas(sensibilização), que resultaram no aprofundamento da anarquia na capital do país.

Abel Veiga

    15 comentários

15 comentários

  1. Vexado

    9 de Fevereiro de 2020 as 16:25

    Se o próprio país não está organizado, não há caixote de lixos, os presidentes de câmaras roubam, governantes roubam e não são punidos. População é que deve ser punida?

    Se um simples ex ministros não conseguem prender, querem prender cidadão comum porquê? Por culpa da má governação?

    Convenhamos.

    Um bem haja

    • Lima

      16 de Março de 2020 as 16:04

      Para de comentarios .Apoua esse projeto.Se os gouvernantes roubam tu deves fazer queixa ao tribunal.Mas no entatanto o sue esta acontecendo nasuilo sue voce acha ser uma cidade e nao so cidade capital de um pais é uma pouca vergonha.A tua casa esta tambem nesse estado?

      • Como será

        26 de Abril de 2020 as 17:50

        Meu amigo; o comentario deve ecistir sim, voce qur a situacao deterizada qur se encontra a nossa capital esta bom? Meu amigo é com criticas que as coisas mudam, os nossos politicos devem aproveitar esta sitiacao da Covid19 e refazer a politica de governação, stome tinha uma cidade invejavel nao sei se o meu caro sabe ou nao. Pobreza nao tem nada haver com a desorganização. Salvem stomme porfavor. Que Deus proteje stome.

    • Lima

      23 de Julho de 2020 as 15:35

      Voce é um malfeitor,senhor vexado.Um estupido.Se os teus pais roubam tu nao es obrigado a fazer o mesmo,senhor vexado.Tu so deves ter é vergonha e ver como ajudar lhes para nao continuarem e como proteger os teus mais novos.Tu nao podes dizer que ja que os mais velhos fazem tu tens que fazer o mesmo.Tu nao tens vergonha,insisto.Quando vais a casa dos outros e ves que esta limpo e que a tua esta tao suja tu deves lutar para que a tua tambem esteje no mesmo estado de beleza.Embora haje a liberdda de exprecao tu nao deverias ter direito para fazer propagandz dessas.Levar os fracos como tu a pensar so no pior porque o outro tambem faz pior.Si ves alguem a entrar no fogo tu entras?Espero que entres para lhe salvar e nao porque achas isso bem.

  2. Osvaldo Santos

    9 de Fevereiro de 2020 as 16:51

    Gostaria de corrigir o Sr. Abel Veiga, que se ele não sabe porque é mais novo ou vivia na roça, o nosso mercado Municipal era lavado todos os dias à partir das 17h:30, com água em alta pressão através das bocas de incêndio que eram instalados em vários cantos da cidade.

    • Como será

      26 de Abril de 2020 as 18:38

      Claro senhor Osvaldo, eu cresce vendo esta cidade limpa; havia sim limpeza e lavagem do mercado; tinha hora certa de abrir e fechar; e fechava as 16h .portanto esta geracao das casa de menos de 30 anos se calhar nao sabem.disto; e cresceram num pais ja degradado razao pela muitos entendem que o pais esta bom assim, mas eu aconselho aos nossos amigos leitores que nao tém noção de como era stome;que se enteiram mais; saber tudo de como era stome de ontem e o que resta hoje. Enfim.

  3. Fuba cu bixo

    9 de Fevereiro de 2020 as 17:48

    Punição mas a Câmara tem que fazer o seu trabalho camarário como o texto refere lavava-se cidade mercado todas as semanas pergunto sera que ainda fazem?
    Os propios políticos não são patrióticos estão sempre a viajar pelas cidades europeias limpas mas não fazem em S.tomé estes políticos nem andam nas ruas de S.tomé passam de vidros fechados muito triste.

    • todos olhos veram

      10 de Fevereiro de 2020 as 8:59

      meus senhores o governo não pode fazer tudo, claro é que a população também tem que ajudar. embora que a maioria das partes tem que ser feito pelo governo. se o governo implementasse a politica de cada lojas, hotéis, residenciais, quiosque, etc, cuidasse do recinto afrente das mesma a nossa cidade seria outra e mais limpa. se não têm projecto eu posso explicar como isso funciona.

      • Como será

        26 de Abril de 2020 as 18:23

        Queremos entender a tua explicacao do que se passa no pais em relacao a desordem.

    • Como será

      26 de Abril de 2020 as 18:53

      Meu caro a tua pergunta se ainda se lava a cidade ja era mano…. deixaram de ter estes cuidados higienicos na cidade a decadas. O pais so tem governo de feitio. Dos dois ultimos presidentes que passaram no pais deixaram o pais entregue a sua propria sorte; realmente ate parece que nao sao filhos da terra; sem amor e falta de orgulho da sua patria.viajam por mundo fora desfrutam da beleza dos outros países, mas voltam para suas pocilgas materna. Sera que estes politicos da nossa praça nao se encomodam quando recebem visita seus homólogos ? Que pais eles apresentam?

    • Lima

      23 de Julho de 2020 as 15:50

      Quando é que tu tambem tens participado.O facto de eles viajarem e deixarem o pais nao é a razao para destruires la.Si ves alguem a maltratar ou a roubar o que deves fazer?Fazes o mesmo senhor fuba cu bixo.O seu vulgo da a ideia daquilo que é:cerebro podre.Cerebro com bicho.Tenta tirar esses bichos no cerebro para que juntamente com os outros de boa vontade possamos acabzr com essa anarquia deje ela donde vier,seje ela praticada por quem for senhor fuba cu bixo.Reflete.Ajude com discursos positivos dera melhor para esse pais.

  4. Jose Tolas

    9 de Fevereiro de 2020 as 21:26

    Infelizmente as ultimas geraçoes de Saotomenses nao querem saber, é o total desinteresse. A juntar a isso a fraquissima qualidade dos governantes, idependentemente dos partidos, prevejo o pior para a nossa Cidade e para o nosso querido País…

  5. Vergonha

    10 de Fevereiro de 2020 as 9:50

    Partiram igrejas incendiaram carro de juíza e nada aconteceu até hoje. Está terra está de mal a pior.

    • Como será

      26 de Abril de 2020 as 19:17

      Meu mano Vergonha; este pais tem muitos analfabetos; falta de escola leva uma sociedade a pior; as pessoas sao agressivas; soberbas; indomaveis; arrogantes;portanto temos um povo sem nocao; sem visao e sem respeito, e talvez o proprio governo que eles elegem nao hagem; nao faz sentir a mao pesada da lei. Agora temos um pais com pobreza espiritual; pobreza mental e pobreza social; e os governos faz dos ouvidos de mercador e vam tirando os seus devidendos. Santomenses vivem numa sociedade identica a uma selva; onde sobrevivem os mais fortes e o mais espertos.A solucao esta em deixarem as praticas de edolatria buscar Deus vivo , se arependerem dos pecados, e dos caminhos perversos; deixarem de estar a invocar espiritos imundos.

  6. Lima

    23 de Julho de 2020 as 16:01

    Quando é que tu tambem tens participado.O facto de eles viajarem e deixarem o pais nao é a razao para destruires la.Si ves alguem a maltratar ou a roubar o que deves fazer?Fazes o mesmo senhor fuba cu bixo.O seu vulgo da a ideia daquilo que é:cerebro podre.Cerebro com bicho.Tenta tirar esses bichos no cerebro para que juntamente com os outros de boa vontade possamos acabzr com essa anarquia deje ela donde vier,seje ela praticada por quem for senhor fuba cu bixo.Reflete.Ajude com discursos positivos dera melhor para esse pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo