Sociedade

Zaire prestou auxílio ao navio Bonsai à deriva em STP

O Navio da República Portuguesa (NRP) Zaire que se encontra em missão de Capacitação da Guarda Costeira santomense, foi ativado em 04 de abril de 2020 para prestar auxílio a um navio que efetuava o trânsito entre a ilha do Príncipe e a ilha de São Tomé, assegurando o transporte de combustível.

O rebocador “BONSAI” com pavilhão do Panamá e cuja operação tem como base o arquipélago de São Tomé e Príncipe, efetuou um pedido de auxílio à Guarda Costeira por se encontrar à deriva a 40 milhas náuticas (ca. de 60 quilómetros) a norte da capital São Tomé com 04 tripulantes, devido a uma avaria na máquina principal.

O NRP Zaire largou da Baía Ana Chaves pelas 16h (horas locais), tendo chegado junto da embarcação e estabelecido contacto ao início da noite, procedendo a um levantamento do estado de saúde dos tripulantes e das necessidades de reparação. Após inspeção e auxílio por parte da equipa técnica ao navio à deriva, constatou-se a impossibilidade de reparação e, por consequência, o regresso ao porto de São Tomé por meios próprios.

O navio patrulha da Marinha portuguesa proporcionou alimentação e segurança aos tripulantes da embarcação, tendo acompanhado a mesma durante toda a noite. Aos primeiros alvores do dia seguinte, foi iniciada a operação de reboque para a ilha de São Tomé, tendo esta operação decorrido sem intercorrências, regressando os dois navios ao porto em segurança.

Zaire, atualmente operado por uma guarnição mista, constituída por militares portugueses e santomenses, prossegue a sua missão de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, ilustrando a importância da cooperação bilateral entre estes dois países lusófonos, contribuindo, através de um esforço conjunto, para a segurança marítima da região e dos navegantes.”

Fonte – Adido de Defesa da Embaixada de Portugal em STP 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top