Sociedade

Covid-19 : Governo pede contra – análise ao teste do Gabão que deu 4 positivos

O Governo de São Tomé e Príncipe vai enviar amostras dos 4 casos, que o laboratório do Gabão disse serem positivos, para laboratórios internacionais de referência, a fim de se realizar a contra-análise.

Muita gente em São Tomé e Príncipe duvidou do resultado do teste de Franceville, que deu a São Tomé e Príncipe os primeiros casos do novo coronavírus, num total de 4.

Por sinal o Governo da República também tem dúvidas. A declaração do Ministro da Saúde, Edgar Neves(na foto), deixa claro a insegurança do governo, em relação ao resultado apurado pelo laboratório gabonês.

«Repetir os testes daqueles que foram positivos, no sentido de nós todos irmos sentido mais seguros», afirmou o ministro.

Antes, Edgar Neves, prometeu celeridade na realização de novos testes aos casos suspeitos que estão a ser seguidos pelo sistema nacional de saúde, mas também na realização da contra-análise, para dar fiabilidade ao resultado dos testes dos 4 casos positivos que foram vistos em Franceville.

«Não posso dizer próximas horas, …mas o mais rapidamente possível consigamos voltar a fazer a nova ronda de testes fiáveis, no sentido de voltar a rastrear as pessoas que a equipa de vigilância achar necessário», precisou o ministro.

Note-se que o espaço aéreo santomense continua interditado. O Governo deverá fazer um flic-flac aéreo nos próximos dias, para colocar amostras de suspeitos de Covid-19 em laboratórios de referência internacional.

Abel Veiga

16 Comments

16 Comments

  1. Púmbú

    8 de Abril de 2020 at 2:26

    Flic-flac, COMO?
    Pergunto: Mas será que os médicos e enfermeiros do nosso hospital central não têm registado casos de doentes com indícios comuns a manifestação deste vírus? Nenhum enfermeiro foi contaminado nas últimas semanas?
    Espero que os nossos políticos encarem com seriedade, de modo responsável esta situação e deixem de manipulações criminosas.

    • Zagaia

      8 de Abril de 2020 at 14:56

      Meu amigo, Púmbú, só os sintomas não é suficiente,porque há muita gente assintomática (sem sintomas) que contagiou centenas, milhares de pessoas, isso aconteçeu noutras paragens, nomeadamente em ITÂLIA,ESPANHA, CHINA e agora no USA.

  2. Pletu

    8 de Abril de 2020 at 6:40

    Bom dia Santomenses
    Ok sr ministro mas o plano geral do ministerio de saude para todo Pais!!? O pesssoal de saude estao minimamente preparados e temos algum plano B..C..D!!?

  3. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    8 de Abril de 2020 at 8:23

    Povo de STP…..Hoje com a situação mundial e que infelizmente chegou hipoteticamente em STP, ,,,compreendo o porquê do nosso subdesenvolvimento,,é muita ignorância e má fé. É impressionante como as pessoas estão a reagir nas redes sociais com maldade e ódio,,, quando deveríamos estar unidos,,,é muita idiotice, hora porque governo trouxe doença, hora si, hora lá, acordem o problema é global…devemos dar graças a Deus por tudo…sugiro que sejamos mais humildes, , é uma virtude….que rrrraio de povo é este????

    • Manuela. Na diaspora

      8 de Abril de 2020 at 18:49

      Ok.o Viru ja chegou ao pais, e agora qual a medida de contigencia qur o governo tomou no que toca na inspancao da infotmacao sobre a medida de contagio, ai nos confins do Porto alegre, nas roças onde existe muita populacao disfavoravel, a sociedade civil deve neste momento unir, cada deve dar o seu contributo pra evitar a ptogacao deste viru, sera que stome ainda nao aprendeu o que esta se passar nos outros paises. Meus irmaos isto é serio nao vamos aqui criar um circulo de desabafo politico, ate mesmo tribais.Olha para outros paises africanos como estao a lidar com esta pandemia.Governo de bonecos e populacao linguaruda, Assim vam parar a onde, enquanto ficam na criticas e acusacoes a infeccao vai tomar conta de todo pais, e acabando com toda populacao que ja é pouca.ehhhh pais pequeno com habitantes na cegueira espirutual, mente fechada para alcançar um objetivo comum.

  4. Arménio Camblé

    8 de Abril de 2020 at 8:44

    Muito bem…..
    Essa medida de reconfirmar os testes que deram positivo é uma excelente medida, porque “numigo na tê sono-fa”.
    Continuo a não acreditar que esta maldita doença tenha chegada ao nosso STP.
    Testes feitos no Gabão? Isto ´d efectivamente motivomp+ara muitas suspeitas.
    Muito bem, voltem a repetir os testes e que a verdade venha a tona.
    Governo da Repúbloica, o Povo esta consigo.
    Façam o vosso melhor.

    • Nita

      8 de Abril de 2020 at 15:14

      Quanta ignorância.

    • Manuela. Na diaspora

      8 de Abril de 2020 at 16:34

      Meu caro amigo, o que stomem tem para o Gabao ser nosso inimigo, ate ao ponto de falcificar as nossas amostrar.? Temos que analisar bem as coisas, se estado Gabones tomar conhecimento desta desconfoanca por parte do estado Santomense, isto podera trazer graves problemas politicos a nivel dos estados.

  5. Sotavento

    8 de Abril de 2020 at 8:47

    Este governo é pobre miseravél e mal agradecido.Porque contra-analise se nao tinham confianca no laboratório do Gabao.Sao uns complexados.Nao teem vergonha esses politicos e mandantes deste país que nao merece ter essa panda de amostras como governantes.Tantos anos como país independente nem um laboratório de analises há e comportam se assim.O dia em que outros países comecarem a dizer nao a STP tudo mudará.

    • Manuela. Na diaspora

      8 de Abril de 2020 at 14:34

      Claro. Isto é algo que deixa no ar; como pensa Ministro da Saude, ora vejamos voces nao têm laboratorio e fica ai a pesir favores nos outros paises para vos fazer testes, e mesmo assim nao agradecem e ficam mais a por na mente da populacao que ja é cega em termo de raciocineo. Porque motivo Gabao daria um resultado falso a stome, estes dados laboratoriais estao sendo monitorizado pela OMS; portanto seria um ato criminal Gabao ter esta atitude,.Portanto acho que o senhor Ministro da saude deveria sim pedir desculpa a populacao sobre a falha cometida em tirar as pessoas da quarentena sem saber os resultados das amostras. Seria bom o ministerio da saude aproveitar esta oportunidade das ajudas que o pais esta recebendo no combate a covid19 para criar um laboratorio de referencia; e a populacao deve exigir isto do governo em vez de estarem a criar tomultos de que gabao falsificou o resultado. Eu diria bem feito para o estado se isso realmente vir a ser vetdade.

    • Nita

      8 de Abril de 2020 at 15:15

      Finalmente alguém lúcido. Pior de tudo é haver falsos negativos

  6. Cantinflas Barrada.

    8 de Abril de 2020 at 11:37

    Ai eh? Só estão a desconfiar apenas dos testes dados como positivos? Será que os que deram negativos são todos fiaveis? Não poem hipótese de, entre os negativos, haja uns poucos também positivos? Perder por um, perder por mil: mandar fazer a 2a. ronda de testes
    a todos ja feitos ( positivos e negativos), ja! Fazer testes duplos de todos passageiros que regressaram ao pais. Neste momento não vale.a.pena olharmos para os custos. A vida está em.primeiro lugar. Se não agirmos de forma proactiva, STP pagará muito caro pela.nossa moleza. Vãmos morrer todos e deixaremos os nossos cargos, os nossos carrões, as pessoas mansoes, os nossos melhores talhões de terrennos para os. finais de semana, as.mbossas.multiuplas amantes, os .nossos chorrudos salários, as nossas mordomias pelas. quais lutamos.tanto. Façam alguma.coisa por.todos nos: ricos, .pobres, abastados, miseráveis, dirigentes, escravos do Séc: XXI, todos sem excepcao. Facam. alguma coisa, yah!

  7. eu

    8 de Abril de 2020 at 11:41

    Contra analise para quê, meu senhor?
    Ninguém consegue pensar, acordar para realidade? nao é tempo do governo usar fundo de contrapartida (dinheiro de arroz do Japão) para instalar um laboratório para fazer os testes?

    amostra nesta situação é um crime. TODOS deveriam ser submetidos ao teste.

    So temos cabeça para comprar carros novos e rent seeking?

  8. STP

    8 de Abril de 2020 at 13:40

    Sr. Ministro, já começaram a morrer pessoas no HAM, muitos médicos confirmam… amanhã, poderá ser tarde.

    • Manuela. Na diaspora

      8 de Abril de 2020 at 14:44

      É grave pprque os politicos gostam de minimizar as coisas, abafam a verdade e passa uma imagem que nao corresponde a realidade, so que esquece quea verdade sempre vem a toma. Hoje em dia tudo vai parar nas redes sociais em estalar de dedos.

  9. Olegário de Sousa

    9 de Abril de 2020 at 8:34

    Pura ignorância
    Porque é que o Ministro não mandou fazer contra analise quando os 25 testes feitos em Portugal deram negativos.
    Temos um laboratório no Centro de Investigação Agro Tecnológica, CIAT, onde várias organizações internacionais deram milhares e milhares de euros para ser transformado num Laboratório de Referencia. Tenho visto responsáveis do Governo e deste laboratório a dizerem que já se transformaram em Laboratório de Referencia. As Nações Unidas, o FAO, a FIDA, o PNUD, a ONUDI etc, todas estas organizações injectaram muito e muito dinheiro com aparelhos no CIAT. E hoje não são capazes de realizarem nenhum teste em sério. Para quê então estar a gastar tanto dinheiro com uma vaca que não dá leite.
    Mesmo este Governo que pegou nos cem mil dólares para tapar alguns buracos no passeio de S.Pedro e S.João, porque é que não pegou neste dinheiro e comprou alguns aparelhos para reforçar a capacidade do dito laboratório de referencia para fazerem testes de COVID 19. Este Governo não conhece prioridade? Sobretudo, agora que todos nós sabemos que o Governo de Holanda e o Banco Europeu de Investimentos disponibilizou 25 milhões de euros para obras de requalificação da marginal, que deve começar proximamente, é normal que estejamos a deitar fora 100 mil dólares para tapar buracos de passeios nesta mesma marginal? Estes 100 mil dólares não é uma oferta do Governo aos camaradas que fizeram campanha?
    O outro militante do Governo, senhor Nando está a receber 2 milhões de dólares para reabilitar o mercado de Bobo Fôrro. Isto é normal dar a um funcionário de Estado 2 milhões de dólares para reabilitar um mercado que já estava bastante avançado nas suas obras? Onde é que está o concurso que foi lançado e que este senhor participou para ganhar estas obras. Não acham que fica muito mal perante os nossos parceiros entrarem neste tipo de neputismo? Não acham que 2 milhões de dólares é demasiado para darem de gorjetas ao camarada por ter feito campanha? Vocês não sabem que todos nós os contribuintes deste país, sabemos que estes 2 milhões de dólares mais de 50% são para serem distribuídos entre vocês?
    Considero o novo mercado como uma prioridade para descongestionar esta cidade. O que não concordo que obras desta envergadura esteja a ser dada a um individuo sem experiência nenhuma como gratificação pela campanha.
    Façam contra teste até que dê negativo para ficarem contente, mas a verdade, é que o vírus pode estar entre nós.
    Deus proteja o nosso país

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top