Sociedade

STP ainda sem sintomas de Covid-19 decide encerrar o Mercado Municipal

O Governo de São Tomé e Príncipe, disse que auscultou a Direcção Geral do Hospital Central Ayres de Menezes, e foi esclarecido que até esta terça feira dia 14 de Abril, o único hospital de referência do país, não recebeu qualquer cidadão nacional ou estrangeiro « com sintomas associados ao novo coronavirus», diz o comunicado do conselho de ministros.

As autoridades sanitárias garantem que o pais ainda não registou qualquer sintoma da doença. Nem os 4 casos dados como positivos pelo laboratório do Gabão, manifestam qualquer sintoma do novo coronavirus.

Sem sintomas, o país é convocado para prosseguir em regime de confinamento. Isolamento social é fundamental, e não combina com a grande concentração de gente todos os dias, nos mercados localizados no centro da cidade de São Tomé.

O Comunicado do Conselho de Ministros, ordenou o encerramento a partir desta quarta feira 15 de Abril, do mais antigo mercado da cidade de São Tomé, o Mercado Municipal.

Está assim proibido a partir de quarta feira, a venda de peixe e de outros produtos alimentares no chão, e nos passeios e estradas do centro da cidade. Pois há mais de 20 anos que o Mercado Municipal, transbordou para as ruas da cidade.

O Governo decidiu transferir todos os vendedores de peixe, carne, búzio de mar e de terra, e de hortaliças, para o Mercado de Bobô Forro, localizado 3 quilómetros fora da cidade de São Tomé.

Abel Veiga

    6 comentários

6 comentários

  1. Vanplega

    15 de Abril de 2020 as 1:03

    Hospital nao tem laboratorio, nao tem reagentes, como eles vao saber?

    Isto ate parece um Prague, ainda temos que aturar o medico que mandou a cortar pes as pessoas para seu veredito sobre covid-19

    Nao ha mais minguem com competencia para assumir o lugar, so P?

  2. Martinho Pires

    15 de Abril de 2020 as 5:09

    viva nota 100

  3. Coronavirus

    15 de Abril de 2020 as 7:25

    Olha la… Sao Tome and Principe,nem tens condicoes e nem infrastructura e queres viver De coronavirus?
    Geracoes e Geracoes adormecidas, e hoje tens um virus e sem infrastructura Como é ??

    Stop beg

    Desenha sem os outros conhecer o teu desenho, fazendo assim nao quer dizer que andas Tu na corrupcao.
    Na escola,Se Tu nao me mostrares o desenho EU nao te ajudo,tambem existe essa situacao,
    Sendo assim se desenha Dois desenhos, with coronavirus or without coronavirus.

    Um BOM desenho,para geracoes e geracao, Fazer toda a Populacao pagar licença de tv (tv licence) 300 dobras, criar o IVA, e deixar desse Dito do povo,EU conheço o senhor gente e fica para amanha o pagamento ou dental EU nao Pago mesmo…

    Tudo isso é para o vosso desenvolvimento, Na Europa tambem tem pessoas pobres e esses pagamentos existem.

    • Lucas

      15 de Abril de 2020 as 17:23

      Alguem entendeu?
      Está dificil de entender
      Alguma alma caridosa que me explique o texto
      Agradecia

  4. Metido a Besta

    15 de Abril de 2020 as 11:41

    Horrivel a tamnaha misquinhez , tacanha , odio , rancor que vigora no meios dos SaO Tomense. Constentanto tudo e mas alguma coisa e sem conecao ate parece ser de tolos, O comunicado diz que nao ha ate momento ninguem com sintoma de Covid 19. Tem algo errado com esta informacao ? Nao tem nada de errado. Nao depende de laboratorio nem de reagente para detetar quem tem sintoma, Sintomas = podem ser : dores , cansaco, febre, vomitos e outros que as pessoas sentem or tenhem Eu tenho estado Hospitaizado em Portugal e na Inglaterra e durante meus Internamente, por vezes que senti que tinha alta temperatura , sinal de infecao ou febre e chamava enfermeira e dizia o que sentis e sempres as enfermeiras respondiam : Vou buscar o ternomitro para mdir a sua temperatura e faziam a medicao e ternomitros acusa 37.5 grau e meio ou 38,39 , portanto ternomitro apenas confirmava o que eu ja sentia .Toda vez que governo faz um comunicado ha sempre chicos esperto a fazer disenfolmacao quando mal percebem do que cienticamente a comunicacao refere. Tornaram se em especialista na net porque na vida real nao valem nem um corno.

  5. Ralph

    16 de Abril de 2020 as 6:31

    Não importa que nenhuma das pessoas diagnosticadas como infetadas esteja a mostrar sintomas. Todas essas pessoas podem ainda espalhar o vírus e infetar outros. Todas as pessoas manterem-se distantes uma da outra é a melhor maneira de prevenir a expansão do COVID-19. Por isso, fechar o mercado é um ótimo passo na luta contra o vírus. Embora seja uma decisão muito difícil e vá contra todos os sentidos dos humanos serem animais sociais, é necessário para derrotar o coronavírus.

    Na Austrália, temos vivido por medidas duras de isolamento social há 3 a 4 semanas e só agora é que estamos a começar a ver reduções consistentes na taxa diária de novas infecções do COVID-19. Demora pelo menos umas semanas para se observar uma diferença notável na taxa de infecção. Embora houvesse alguma resistência no início da imposição das medidas de isolamento social, toda a gente pode ver que o esforço de há 2 semanas atrás está a fazer uma diferença hoje, valendo a pena de que sofremos. E valerá a pena também por São Tomé e Príncipe se todos os cidadãos obedecerem às regras impostas pelo governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo