Sociedade

Mais 54 violadores do Estado de Emergência foram detidos e entregues a justiça

Isaac Penhor, o comissário da polícia nacional que tem dado a cara nas antenas da televisão como porta voz da Polícia Nacional, confirmou a detenção na noite de segunda para terça feira, de pelo menos 54 cidadãos santomenses.

Todos foram apanhados na prática de violação do recolher obrigatório definido pelo Governo no âmbito do Estado de Emergência, para combater a Covid-19.

O patrulhamento conjunto da Polícia de Ordem Pública e dos militares do exército e da guarda costeira, está a neutralizar o Estado de desobediência pública que se instalou em São Tomé e Príncipe.

Depois da decisão do Governo em impor o recolher obrigatório das 19 horas até as 6 da manhã, para evitar a transmissão do vírus da pandemia,  mais de 130 cidadãos são-tomenses foram detidas pelas forças conjuntas que patrulham o país.

«A Ordem do recolher obrigatório é para ser cumprida. É para se recolher…., a pessoa tem que se recolher,,,caso contrário será detida e entregue ao ministério público», garantiu o comissário Isaac Penhor.

A polícia nacional, acusou alguns círculos populacionais, nomeadamente as comunidades piscatórias que polulam as zonas costeiras, de estarem a repelir o patrulhamento conjunto com arremesso de pedras.

O comando da polícia nacional, apelou os círculos populacionais rebeldes, a calma e a obediência a ordem pública. A polícia adverte que os agentes e militares que estão nas operações de patrulhamento, utilizam armas de guerra. Daí a necessidade de se evitar que o arremesso de pedras possa provocar tensões, ou ferimentos, que possam provocar disparos inadvertidos.

Abel Veiga

    9 comentários

9 comentários

  1. Vanplega

    28 de Abril de 2020 as 23:25

    Este povo perdeu-se.
    Tornaram-se desordeiros, porcos e sem educacao. Reina no pais, uma falta de respeito.

    Tambem o que se esperava, sao filhos de fapulas ou Nigerianos, deu nisto. Ja nao ha verdadeiros forros, so temos esses indisciplinados.

  2. Fuba cu bixo

    29 de Abril de 2020 as 1:04

    Prender pessoas e entregar a justiça esta a ser rápido e como para quando o governo vai pagar as pessoas para ficarem em casa o governo não esta a cumprir com a sua palavra as pessoas têm que comer e alimentar seus filhos o Pinto da Costa dizia saco vazio não fica de pé.

  3. Lupuye

    29 de Abril de 2020 as 1:38

    Depois de tantos anos sem disciplina, agora esta sendo dificil as pessoas acatarem ordens publicas. E tudo culpa dos governos anteriores, pos Pinto da Costa ate a data, que nao impuseram a ordem publica e nao educaram o povo a necessidade de seguir as leis do pais. Mas isso nao quer dizer que devemos baixar os bracos: as ordens sao para serem cumpridas na integra.
    E ao povo que infelizmente nao segue informacoes internacionais, isso do CORONA VIRUS nao esta pra brincadeiras. E melhor levarem isso a serio porque daqui a pouco muita gente vai chorar. Conselho de amigo.

  4. Pedro Costa

    29 de Abril de 2020 as 6:30

    Já previa esta situação.
    Esta nova geração está infestada de gente desordeiras, mal formadas, mal educadas, sem pudor e quando temos uma sociedade assim, é um barril de pólvora.
    Em poucos dias que se decreta o estado de emergência, já há situações destas!
    É uma vergonha.
    O que se vê por aqui nas redes sociais é simplesmente uma VERGONHA. O mais revoltante é que se vê na cara de determinadas pessoas que tudo quanto estão a fazer/dizer é o mais bonito e é o mais correcto possível. O povo interpreta muito mal esta questão de ser democrático. Democrático, para muitos significa que podem fazer tudo que lhes apetece. É por estas e outras que eu disse num comentário meu recente que, se não for a força isto não vai lá. Era a minha previsão e acertei.

  5. Ralph

    29 de Abril de 2020 as 7:35

    Isto é o que é necessário para convencer algumas pessoas de que precisam ficar em casa e isolar-se para o bem de toda a sociedade. É difícil mas necessário para combater uma doença para a qual não há uma cura. Infelizmente, muita gente não aprende a lição até que veja que se pode ser detido se não se fizer a coisa certa.

  6. Clemilson brasileiro

    29 de Abril de 2020 as 7:49

    Isso mesmo faz igual o Brasil aqui o povo mais pobre já está passando fome e não consegue pagar o aluguel , pôde ficar em casa são tomenses que o seu querido presidente vão colocar comida nas suas prateleiras ?

  7. Maria Alberta

    29 de Abril de 2020 as 8:46

    Acho bem. Noo entanto pergunto. O COVID 19 só circula a partir das 19 horas?
    E o dia todo que as pessoas estão empilhadas uma em cima da outra
    Os doentes de covid 19 que se encontram a fazer a passagem de modelo no Hospital Ayres de Meezes. Não transmitem doenças?
    Sejam mais responsáveis.
    A responsabilidade tem que vir de cima
    Basta de tantas palavreadas

  8. Crisotemos Café

    29 de Abril de 2020 as 11:25

    1-Muito bem . Os policiais estão a fazer o seu papel com zelo e dedicação e muito profissionalismo.
    Contudo, é bom que estes alertem os politicos, que , se o objectivo é reduzir circulação de pessoas nas ruas nas horas estipuladas, evitem estarem a passar credenciais/autorizações para qualquer um , sob pena de ficarmos todos na rua.

    2-Deve ser analisado, e muito bem a pertinência de uns e outros de estarem na rua e a que horas, e não terem um passe aberto ou seja indefinido.

  9. Como será

    29 de Abril de 2020 as 12:13

    Bom trabalho srnhor Comandante; exercer a força de defesa nacional, para por ordem e disciplina; coisa ja nao faz parte dos santomenses; aqui todos devem cumprir ordem do governo; este povo instalou desordem e anarquia, ja nao ha respeito um pelo outro; os desordeiros para cadeia , e se for necessario fazer trabalhos de saneamento publica, varrer a cidade,e cuidar dos jardins como se fazia no tempo do Pinto da Costa, me lembro que naquela época o pais estava na linha, este povo merece ter um governo ditador por serem rebeldes, nos ultimos tempo a situacao modou, o pais esta entregur a bicharada e o governo chupa bem o seu Mel.Povo distraido Acordem. ????

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo