Sociedade

Covid-19- Dados correctos em STP – 208 casos e 5 mortes

Até esta quinta – feira, dia marcado pelo sistema nacional de Saúde para divulgar os dados correctos da Covid-19, São Tomé e Príncipe regista um total de 208 casos da doença.

Feliciana Sousa Pontes, directora dos cuidados de saúde, detalhou os dados. «Pacientes internados em isolamento 10. Pacientes em seguimento domiciliar 194. Pacientes suspeitos, digamos aqueles pacientes que têm tosse, febre, dobre nas costelas, dispneia e sinais de gripe são 16. Pacientes em quarentena na região do Príncipe 41», pontuou.

Os testes rápidos realizados nesta quinta feira, a 30 pacientes resultaram em 22 casos negativos e 8 positivos. Até quarta feira, o registo total era de 200 casos. Os testes de quinta feira, elevaram o total para 208.

O número de mortes também não para de aumentar. «Infelizmente tivemos mais um óbito. Subiu para 5 o número de óbitos pela Covid-19 em São Tomé e Príncipe», assegurou Feliciana Sousa Pontes. Em menos de 30 dias, Covid-19 mata 5 santomenses, e revela mais 208 casos positivos. Casos diagnosticados por testes rápidos feitos a pessoas que recorreram ao serviço de saúde.

Tudo indica que São Tomé e Príncipe, que em apenas uma semana se agigantou no contexto da África Central, como um dos principais epicentros da infecção pelo novo coronavirus, precisa realizar testes massivos, de busca activa, bairro a bairro, para despistar os casos, e revelar a verdadeira penetração do vírus SARS-CoV-2, no país.

Abel Veiga

    13 comentários

13 comentários

  1. Ralph

    8 de Maio de 2020 as 6:22

    O autor acertou. Parece-me que a situação já está grave. O governo e as autoridades de saúde terão de agir com pressa e com precisão para que a doença não se espalhe de forma rápida.

  2. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    8 de Maio de 2020 as 7:34

    Especializou em falsidades e mentiras, ninguém está a informar se temos doentes a serem curados ou porquê desses chifres estarem a aumentar com esse teste e morte duvido muito que seja só Covid.

    • Angel Alison

      8 de Maio de 2020 as 18:10

      Você só pode ser um palerma, francamente. Tens seguido mesmo noticias a nível internacional? Claro que não só ficam a beber cerveja e no facebook.

      Coitado de nós santomenses. Com pessoas tão estúpidas e ignorantes como este, vamos todos ser contaminados. Deus tem piedade de nós e abençoa este país como mais inteligência e sentido de responsabilidade.

      • Como será

        9 de Maio de 2020 as 22:04

        Angel tens toda razao, ate da raiva da forma como as pessoas estao levar isto no nosso pais, Este viru surgiu no Mundo desde Novembro, noticia se espalhou por mumdo inteiro, esta matar milhares de pessoas por dia,com uma forma de contágio altamente perigosa, mesmo assim tem gente em santomem com este tipo de linguagem, duvidando que o pais tem Virus, pois fica saber que ja estamos em 208 casos, para o amigo acima que ainda esta duvidar, e melhor rever a tua consciencia, porque o pior cego é aquele que nao quer ver. É de lamentar no pleno seculo 21 pessoas ha que nada lhes toca.

  3. Como será

    8 de Maio de 2020 as 9:16

    Santome com apenas 2 ventiladores, como ventilar estes 10 que se encontra no isolamento.

  4. Instinto da Natureza

    8 de Maio de 2020 as 9:57

    Muita propaganda para desmantelar. Em primeiro, o Corona vírus não é um vírus letal como fazem entender, O paludismo, tuberculose e Ebola, estes sim são letais e matam milhões em África todos os anos e no entanto nunca se confinou o continente e crashou a economia que resultará em consequências muito mais elevadas por vir, o vírus não é letal, por isso é que têm atribuído a culpa ao vírus até a pessoas que morrem de múltiplas doenças crónicas acidentes e muitas outras causas com o objetivo de inflacionar e instalar o pânico para justificar o confinamento (Tirania e Totalitarismo em demonstração), qualquer um que saiba fazer as contas e que não esteja embebido no pânico e questiona os eventos verá que que tudo isso não passa de uma manobra global para por em marcha agendas nefastas. Ora vejamos, dentre muitos outros, dois cientistas do MIT Dr. Andrew Kaufman e Dr. Shiva o dito vírus nunca foi isolado por isso o teste que estão a utilizar para despistagem não testa o vírus mas testa uma sequência do material genético e por isso o número resultados positivos (falsos) será muito elevado porque a sequencia do material genético que está a ser testado está presente no corto de todos os seres humanos em diferentes quantidades, por exemplo pessoas que foram vacinadas contra vírus da gripe (que não funciona) acusarão positivo no dito teste. Há uma agenda global por detrás dessa “plan-demia”. O que vai matar em massa está por vir “A vacina do desespero”. Questionem, a mídia não é pra confiar porque faz parte da maquina da propaganda. QUESTIONEN TUDO

  5. Zé de Neves

    8 de Maio de 2020 as 12:02

    Queria deixar um apelo a todos:

    Protejam os mais velhos com máxima urgência.

    Todas as pessoas com mais de 55 anos têm risco muito elevado de não sobreviver a uma infeccção desta chinesada, abaixo dessa idade vai curar o Vírus Chinês como se uma gripe normal se tratasse.
    O nosso pai, a mãe, o avô e a avó, os mais novos têm de cuidar as pessoas mais velhas e assegurar-lhes comida e tudo o que seja necessário para o seu conforto em isolamento. Fiquem à porta ou à janela dos mais velhos, conversem com eles, cuidem deles, façam-lhes companhia mas não os abandonem nunca.

    Mobilizem-se numa comunidade de vizinhos com atitude de missão para ultrapassarmos juntos esta guerra.

    Estive esta semana a falar com certo e determinado presidente de um Município desta ilha e a sua ignorância sobre o que fazer para informar a população é INACEITÁVEL. As nossas instituições municipais são apenas cargos com pausa para almoço de 3 horas e garrafa de vinho, zero serviço público, zero interesse em servir as populações.

    Alguém ponha mão nisto URGENTEMENTE ou vai ser uma catástrofe.

  6. Ver pra Crer

    8 de Maio de 2020 as 12:12

    Quando começaram este teatro todo a volta de COVID-19 em S.Tomé não tinham dito que 4 pessoas pessoas tinham sido curadas? Como é que os casos estão só a aumentar? Medicamento que usaram para curar estas 4 pessoas de forma quase que milagrosa acabou? Ou foi só mais uma mentira ou shou off deste patético ministro da saúde e do sr 1º ministro Jorge bana mão! O Povo precisa saber. Onde foi parar o medicamento que curou as 4 pessoas.

  7. Joni de cá

    8 de Maio de 2020 as 13:54

    Pois, começou a desgraça deste povo!

    Não consigo falar mais nada….

  8. Wiseman

    8 de Maio de 2020 as 14:25

    Teste rápido não é confiável e o governo não deveria confiar nos resultados dos testes.

    O governo em vez de ajudar a população eles estão a fazer o oposto com a falsificação dos resultados.

  9. Gilberto de Andrade

    8 de Maio de 2020 as 14:26

    Caros amigos e concidadãos, o coronavírus está bem presente no nosso País. Infelizmente fez mais uma vítima mortal somando um total 5. Essa é a dura realidade e todos sabemos disso. Não é sonho nem idealismo nem um conjunto de ideias vazias em conteúdo. O vírus está a matar os nossos concidadãos, amigos, conhecidos, ex. professor (como foi o meu caso) e até familiares. O tempo é de ação. Não percam tempo com inutilidades e ideias vazias. Façam o q às autoridades determinaram: fiquem em casa. Usem a máscara e mantenham o distanciamento de segurança estabelecido. Estejam seguros e protejam-se. E disse tipo de atitude que temos q ter para salvarmos o País de extermínio. Caros, se percorrerem os jornais ou qualquer órgão de comunicação internacional verão que o óbito causado pelo coronavírus é assustador. Repito, o nosso sistema de saúde não tem condições de enfrentar o coronavírus. A arma mais poderosa é a nossa atitude e, por isso, tudo está nas nossas mãos. Somos capazes. Deus abençoe o nosso País.

  10. Ver pra Crer

    8 de Maio de 2020 as 14:43

    Quando começaram este teatro todo a volta de COVID-19 em S.Tomé não tinham dito que 4 pessoas pessoas tinham sido curadas? Como é que os casos estão só a aumentar? Medicamento que usaram para curar estas 4 pessoas de forma quase que milagrosa acabou? Ou foi só mais uma mentira ou shou off deste ministro da saúde e do sr 1º ministro O Povo precisa saber. Onde foi parar o medicamento que curou as 4 pessoas.

  11. Taiwan

    8 de Maio de 2020 as 21:17

    Só para saber se anda algum Chinês por aqui

    Fui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo