Sociedade

3 clínicas móveis reforçam os cuidados básicos de Saúde em São Tomé

 

O sistema nacional de saúde, recebeu desde quinta-feira um reforço de 3 unidades móveis de prestação de cuidados de saúde.  As 3 unidades vão levar assistência médica às comunidades mais isoladas do país.

O projecto financiado pelo Fundo da Índia para o Desenvolvimento, resulta de uma parceria com o Governo santomense e o Fundo das  Nações Unidas para a População(FNUAP).

Generosa, uma comunidade agrícola localizada nas montanhas da região norte da ilha de São Tomé, foi o palco do lançamento das clínicas móveis.

«O projecto pretende criar as condições para expandir a prestação de serviços de saúde sexual e reprodutiva, que tem como componentes o planeamento familiar, o pré e pós natal, e a sensibilização das populações», explicou Victória d´Alva.

Enquanto representante do FNUAP, Vitória d´Alva, disse que as três clínicas móveis, vão ser distribuídas uma por cada região de São Tomé. A região norte que envolve o distrito de Lembá e parte do distrito de Lobata, vai beneficiar de uma unidade móvel de prestação dos cuidados de saúde. A região centro terá uma unidade, e a região sul a terceira clínica móvel.

«A funcionalidade das clínicas é mesmo de percorrer os distritos e estar mais perto das comunidades», frisou a representante do FNUAP.

No quintal da roça Generosa dezenas de crianças e adultos inauguraram os serviços da clínica móvel. Os técnicos de análises clínicas integrantes da Clínica Móvel, fizeram busca activa dos casos de paludismo na Generosa.

Outro grupo de enfermeiros, tratava das crianças menores de 5 anos. Foram administrados comprimidos de vitamina A, e também medicamentos para eliminação de parasitas intestinais, nomeadamente as lombrigas.

«Com o serviço de PMI, com desparatização das crianças, vacinação, atenção as mulheres grávidas. Deste jeito estaremos a levar os cuidados de saúde para mais perto das comunidades, e é o nosso grande objectivo. A clínica oferece serviços de ecografia, que permite melhor rastreio e diagnóstico precoce», detalhou Bonanza Aragão, médica da área de saúde do distrito de Lembá.

Garantia da saúde sexual e reprodutiva, é uma das prioridades da clínica móvel. Mulheres grávidas de generosa, beneficiaram de consultas de seguimento da gravidez.

O Ministro da Saúde Edgar Neves, presidiu a cerimónia de lançamento do projecto, que pretende reforçar as capacidades de São Tomé e Príncipe, com vista ao cumprimento das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Abel Veiga

    3 comentários

3 comentários

  1. Francisco de Ceira

    7 de Agosto de 2020 as 23:38

    Mais uma vez, o legado do “Pinta Cabra”. Foi ele quem abriu o caminho aéreo para India com as suas múltiplas e incansáveis viagens para o exterior. Foi ele, quem no caso 17 milhões do KUWAIT envolveu projectistas indianos. Isto deu visibilidade do país naquele mercado. Digam o que quiserem, mas foi ele quem teve a ousadia de dar o pontapé de saída, abrindo as portas de STP para outros mercados, impensáveis para os nossos perdedores, que se limitavam e contentavam com as mijinhas de Angola, Portugal,UE, FMI, BM, BAD e nada mais. E são carrinhas novinhas em folha. Não são aquelas sucatas tais como aqueles aviões, da STP Airways, dos carros de bombeiros, aquelas escadas da 2a Guerra Mundial para passageiros, etc, etc. Sao carrinhas novinhas em folha. Diga-me com quem andas, que te digo quem tu és. Esses Tongas que nasceram aqui, vivem aqui, governam-nós aqui, não gostam do povo daqui, e querem moreer aqui, são “TAPADOS”, yah!!!!

  2. Joni de cá

    8 de Agosto de 2020 as 8:25

    Boa iniciativa…. vamos ver quanto tempo as carrinhas e equipamentos vão durar

  3. Durães

    9 de Agosto de 2020 as 12:22

    Sempre de mãos estendida…para o exterior,seus pedintes!!! nem mudaram as palavras escritas nas carrinhas para PT, uma vergonha e uma autentica bandalha. Os apetrechos irão desaparecer dentro de dias porque a cultura de açambarcar vem do topo(Governo).

    QUEREMOS HOSPITAL!!!
    QUEREMOS HOSPITAL!!!
    QUEREMOS HOSPITAL!!!

    #17milhõesdeVergonhaJBJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo