Sociedade

Termina em São Tomé a 2ª edição do “Campos da Matemática Gulbenkian”

Desde o passado dia 2 de Setembro que São Tomé e Príncipe acolhe a segunda edição do Campos de Matemática Gulbenkian.

A competição a nível da matemática que termina esta sexta feira, 11 de Setembro, é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, e tem o objectivo principal de “estimular o gosto” pela matemática, e «incentivar jovens talentosos a prosseguir os seus estudos».

O Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, é parceiro da Fundação Calouste Gulbenkian, na promoção do campos da matemática. A Sociedade Santomense de Matemática, e a sua congénere portuguesa garantem o apoio científico e pedagógico ao evento que tem apoio institucional do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Segundo o comunicado que chegou a redacção do Téla Nón, «a Universidade de São Tomé e Príncipe vai receber na Escola Superior de Educação e Comunicação e na Faculdade de Ciências e Tecnologias, os 30 jovens seleccionados nesta 2º Edição do Campos da Matemática, de entre 39 candidaturas, que participaram na edição anterior».

Segundo a nota da Sociedade Santomense de Matemática, a segunda edição do Campos da Matemática Fundação Calouste Gulbenkian, conta com diversas actividades educativas,  «que visam estimular o gosto pela matemática, promover a auto aprendizagem e o desenvolvimento individual de capacidades matemáticas dos grupos».

Professores de Matemática de diversas escolas secundárias de São Tomé, e da escola portuguesa de São Tomé e Príncipe, estão envolvidos na competição que demorou 10 dias.

Segundo a Sociedade Santomense de Matemática, «os “ Campos da Matemática Gulbenkian” enquadram – se numa iniciativa que pretende reforçar, nos próximos anos a educação de qualidade em Matemática nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa».

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top