Na vila de Bombom, o posto de saúde atende dezenas de pessoas por dia. Paludismo é o problema de saúde mais dominante. As medidas de prevenção a Covid-19, acompanham todo o processo de atendimento dos pacientes.
Maria Tomé da Silva Bernardo, enfermeira e coordenadora do posto de saúde, mostrou para o Téla Nón, o stock de materiais de prevenção a Covid-19 que existe para atender a população de Bombom.
«Temos tudo disponível, álcool gel, máscaras e sabão azul, tudo gratuitamente. Geralmente temos alguma dificuldade de água corrente para higienização das mãos. Mas colocamos baldes com água para serem utilizados nos lavatórios», confirmou a enfermeira que coordena as actividades no posto de Bombom(na foto em baixo).
Bombom é um exemplo de sucesso na gestão da ajuda internacional para combate a Covid-19. Máscaras são distribuídas aos populares que teimam em frequentar o centro de saúde completamente desprotegidos.
«Muita gente agora com o problema da Covid-19, não quer usar máscara. Vem aqui para o posto sem máscara de protecção. Nós oferecemos máscara as pessoas e damos assistência que precisam», reforçou Maria Tomé da Silva Bernardo.
Em Bombom os materiais de protecção contra a Covid-19, ofertados pela comunidade internacional, não são desviados para alimentar negócios privados.
Abel Veiga

Matabala
16 de Abril de 2021 at 18:22
Parabéns Sra Ditectora. Faz favor informe seu Ministro como se faz boa coisa na gestão dos materiais ofertados pois senhor precisa ajuda não está a conseguir dar conta do recado. Sempre a fazer queixinha que coisas sao desviada como relógio sem cabeça que nada sabe fazer e ainda assume publicamente a sua incapacidade em resolver coisas básica!!! Senhora Directora que deveria ser Ministra da Saúde pela dua boa gestão e num pais sério o minimo que ministro deviria fazer com tanta demonstração de incapacidade era demitir-se e com isso mostrar um pouco de dignidade.
Matabala
16 de Abril de 2021 at 18:29
* errata- onde se lê directora deve ser coordenadora-
Nanana
16 de Abril de 2021 at 19:44
Pelo menos um exemplar para nos limpar a vergonha.
Parabens ao grupo de gestão do Centro de saúde de Bombom!
Temos que convidar o Ministro da Saúde para fazer uma visita ao Posto de saude de Bombom