Integrado no grupo de 12 mil cidadãos santomenses que estão a receber a segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, o Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus pediu ajuda da comunidade internacional, para vacinar a maioria da população.
As 12 mil pessoas que estão agora a concluir o processo de vacinação, nem sequer representam o grupo alvo previsto para a primeira fase da campanha de vacinação que foi lançada em Março passado. Pretendia-se vacinar 20% da população do país.
Após a administração das primeiras 12 mil doses da AstraZeneca, a campanha de vacinação não prosseguiu. A Iniciativa Covax que prometeu cobrir toda a primeira fase de vacinação em São Tomé e Príncipe, não conseguiu colocar no país cerca de 72 mil doses da vacina.
Para o passado mês de Abril a Iniciativa Covax, previa fornecer a São Tomé e Príncipe cerca de 46 mil doses de vacinas. Mas, não aconteceu.
«Aguardamos a chegada de outras vacinas para que continuemos a imunizar as nossas populações e garantirmos, a imunização de cerca de 70% da nossa população», declarou o primeiro-ministro Jorge Bom Jesus.
O Chefe do Governo que recebeu a segunda dose da vacina AstraZeneca, no centro policlínico de Água Grande, anunciou que o seu governo já pediu ajuda de parceiros bilaterais, para colmatar o atraso no fornecimento de vacinas ao país.
«Fizemos vários pedidos e os parceiros estão solidários. Parceiros como a China, a própria plataforma Covax e Portugal que prometeu aos PALOPs parte da vacina que tem recebido. Acredito que nos próximos tempos teremos a outra parte da nossa população vacinada.», precisou Jorge Bom Jesus.
São Tomé e Príncipe aguarda por ajuda internacional para completar as três fases de vacinação contra a Covid-19.
Abel Veiga
Sem assunto
31 de Maio de 2021 at 17:46
Só para isto que vocês servem,pedir e pedir e voltar a pedir.
Tenham vergonha, pedem, ou melhor mendigan ao Deus e diabo, entretanto no país vivem como Reis, vai se lá entender!
Vanplega
1 de Junho de 2021 at 21:13
Outra vez?
Aonde è que foi o dinheiro doado?
O que è feito do dinheiro dos tested covid-19?
Sò foram vacinados uns tantos pingados e restos, foram vacinados senhores e seus familiares.
A populaçāo, nem vê-los.
Brincadeira
Martelo da Justiça
1 de Junho de 2021 at 22:01
Decididamente, alguns são-tomense são de uma natureza estranha.Têm o prazer de maldizer da sua terra. Criticam por tudo e por nada, naquilo que sabem e o que não sabem. Que gente!!
Fazer críticas construtivas é saudável na democracia. Mas ainda assim a elegancia na escrita recomenda-se. Acha que o dinheiro dos testes dá para comprar vacinas? Isto até não é uma questão de dinheiro. É muito mais complicado do que pensa. Leia mais e informe-se melhor antes de criticar.