Uma das mais antigas escolas de São Tomé e Príncipe, a Albertina Matos, na vila da Madalena está actualmente em obras. O projecto de requalificação da escola está avaliado em mais de 650 mil euros, e é financiado pela companhia portuguesa de petróleo, a GALP.
Por causa das obras de requalificação, os cerca de 800 alunos que frequentam a escola básica da vila da Madalena vão ser transferidos para o quintal da roça Santa Margarida.
Com financiado da petrolífera GALP, estão a ser montados cerca de 80 contentores no terreiro de Santa Margarida. Contentores que serão devidamente equipados para funcionarem durante os próximos 3 meses, como salas de aulas para os alunos da região da Madalena.
Um dos alunos da escola Albertina Matos, declarou no terreiro de Santa Margarida, que ele e os seus colegas representam o futuro de São Tomé e Príncipe.
Uma declaração que tocou a sensibilidade da petrolífera GALP. O representante da empresa que está a pesquisar petróleo nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe, respondeu ao aluno da região da Madalena.
«A gente sabe que a educação é o pilar de tudo. Educação é o futuro. A Galp tem muito orgulho de fazer parte disso, trabalhar a educação, para que todo o país cresça», afirmou o representante da GALP em São Tomé e Príncipe.
No quadro do acordo de partilha de produção de blocos de petróleo em fase de pesquisa nas águas nacionais, a GALP assumiu como responsabilidade social financiar alguns projectos de âmbito social, nomeadamente a requalificação da escola Albertina Matos.

«A Vila da Madalena vai ter uma nova imagem com a requalificação da escola básica», assegurou a ministra da educação e formação superior, Julieta Rodrigues.

«Vai criar as melhores condições de trabalho, e de aprendizagem», pontuou a ministra da Julieta Rodrigues.
Vida renovada para uma das mais antigas escolas de São Tomé e Príncipe.
Abel Veiga
A Pátria
24 de Outubro de 2021 at 16:28
Descobrem e extraem petróleo que valem milhões depois deixam alguns trocos cair para os são-tomenses tapando alguns buracos da escola em Madalena.
Tristeza. Seremos sempre enganados por esses europeus mesquinhos, com o governo do país metendo o dedo nesses valores nas suas festas coruptivas.
Miséria.