Sociedade

Mais 37 mil doses ofertadas por Portugal reactivam o programa nacional de vacinação

Após recepção das vacinas na noite de quarta-feira, a direcção do programa alargado de vacinação, retomou hoje, quinta feira, a campanha de vacinação, sobretudo para as  pessoas que só receberam a primeira dose em Julho passado.

«Essa nova dose de vacinas Astrazeneca que chegou ao país é para cobrirmos as pessoas que em junho e julho receberam a primeira dose. Vamos começar já amanhã(quinta feira)», declarou Solange Barros.

É a terceira vez nos últimos 4 meses que Portugal oferece vacinas à São Tomé e Príncipe. Ofertas que já atingiram 86 mil doses.  A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Edite Ten Jua, que recebeu no aeroporto internacional a oferta de Portugal detalhou os 3 momentos.

«Portugal prometeu e tem estado a  cumprir . Recebemos um primeiro lote de 12 mil, depois 37 mil doses, e hoje recebemos mais um lote de 37 mil vacinas. Vai nos ajudar a alcançar as metas determinadas pelo sistema nacional de saúde no combate a Covid-19», declarou a ministra.

Solidariedade de Portugal na luta contra a Covid-19, numa iniciativa que abrange os outros países africanos de língua portuguesa e Timor Leste.

«Todas essas doações traduzem o compromisso político do Governo português de disponibilizar 5% das suas vacinas aos PALOPS e a Timor Leste, e se enquadra na segunda fase do plano de resposta sanitária à Covid-19 nos PALOPS e Timor Leste», explicou Rui Carmo, embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe.

O diplomata português acrescentou que a ajuda vai consolidar o processo de vacinação em curso em São Tomé e Príncipe.

Note-se que em Setembro último, São Tomé e Príncipe se confrontou com a terceira vaga da Covid-19,com o registo de centenas de infecções, que fizeram o número acumulado de mortes saltar de 40 para 56.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. Andorinha

    11 de Novembro de 2021 at 15:43

    Quer dizer só reativa por causa da oferta portuguesa? Cadê todo dinheiro de Covid-19 que o governo recebeu? Este governo esta ali a fazer uquê só para enriquecer e comprarem casas na Europa.
    Rua já com este governo de Jorge bom Jesus.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top