Decorreu no porto de São Tomé, República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP), no dia 8 de fevereiro, a cerimónia de entrega de comando do navio patrulha NRP Zaire. O Primeiro-tenente João Paulo Vinagre Pedro Janicas assumiu o comando do navio, rendendo o Primeiro-tenente Tiago Miguel Vieira naquele cargo.
A ação de comando do Primeiro-tenente Miguel Vieira foi elogiada por diversas entidades portuguesas e santomenses, tendo o comandante cessante agradecido todo o apoio sentido, enaltecendo ainda o esforço e dedicação da guarnição na manutenção da operacionalidade do navio, através da manutenção e conservação da plataforma, garantindo assim a prossecução dos objetivos da missão.

A cerimónia foi presidida pelo 2.º Comandante Naval, Contra-almirante Pedro Proença Mendes, tendo contado com a presença de altas entidades civis e militares portuguesas e santomenses, representantes do Corpo Diplomático acreditado em STP, de onde se destaca a presença do Ministro da Defesa Nacional de STP, Doutor Jorge Amado, e do Embaixador de Portugal em São Tomé, Dr. Rui Carmo..

Terminou enaltecendo o grande esforço não só da guarnição, como das respetivas famílias, que suportam as suas ausências no mar.

Nesta missão, o NRP Zaire conta já com mais de 3902 horas de navegação, tendo percorrido cerca de 33119 milhas náuticas. No mar, realizou até à presente data 18 ações de busca e salvamento, 30 ações de fiscalização conjunta em alto mar e 14 ações de segurança marítima no âmbito do combate à pirataria.

Fonte : Adido de Defesa da Embaixada de Portugal em STP