Sociedade

Dia Mundial da Segurança do Doente 2022

Dia Mundial da Segurança do Doente 2022
Mensagem da Dr.ª Matshidiso Moeti, Directora Regional da OMS para a
África

O Dia Mundial da Segurança do Doente assinala-se todos os anos a 17 de Setembro e tem por objectivo aumentar a consciencialização quanto à importância dos cuidados centrados nas pessoas e à prevenção de danos nos doentes.

O tema deste 17 de Setembro de 2022 refere-se à “Segurança medicamentosa: Medicação Sem Danos”e pretende especificamente chamar a atenção para a necessidade de melhorar os sistemas para sustentar uma medicação segura e lidar com práticas perigosas para a saúde. Centra-se em três áreas principais,
designadamente: situações de alto risco; transições nos cuidados; e polifarmácia ou polimedicação, isto é o uso concomitante de vários medicamentos.

A polifarmácia é particularmente comum nos mais velhos que padecem de doenças crónicas.
Os erros terapêuticos acontecem mais correntemente em virtude de fragilidades nos sistemas de administração de medicamentos e são agravados devido à escassez de pessoal de saúde com formação adequada e às más condições de trabalho e do meio ambiente para prestar cuidados de saúde de
qualidade. Por conseguinte, os direitos dos doentes a medicação sem prejuízos podem ficar comprometidos por práticas desadequadas em termos de prescrição, transliteração, dispensação ou venda, administração e monitorização.

Acompanhe a mensagem na íntegra no documento PDF –

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top