A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe é a arquitecta da participação de São Tomé e Príncipe na competição internacional de robótica FIRST Global Challenge em Genebra na Suíça.
Por ocasião da participação nacional neste evento internacional, os alunos da escola portuguesa de São Tomé, escreveram um artigo que o Téla Nón coloca a disposição dos leitores.
São Tomé e Príncipe participa FIRST Global Challenge 2022
Evento mundial de robótica decorre na Suíça, em meados de outubro
As ilhas no meio do mundo estão de volta na prestigiada competição FIRST Global Challenge.
De 13 a 16 de outubro, esta equipa formada por 5 jovens excecionais representará o país na competição internacional de robótica de maior destaque na atualidade, em Genebra (Suíça).
Estes serão os embaixadores do nosso país ao defender a tecnologia, educação, cultura e colaboração. Assista ao vídeo de apresentação da equipa: https://youtu.be/PW7GlsspbXk
O desafio deste ano tem como tema a captura do carbono. “Carbon Capture” é jogado numa plataforma elevada de 6 m por 7 m, onde seis equipas competem com seus robôs no campo de jogo durante os 2 minutos e 30 segundos de jogo.
Este tema tem grande importância, uma vez que neste mundo industrializado o carbono está em toda a parte e o nosso país não é exceção. O aquecimento global é um problema sério, que afeta a todos!
Os alunos, que frequentam a Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, estão muito entusiasmados com essa oportunidade. Todo o processo de análise, design, construção e correção constante é extremamente interessante para os mesmos que estão numa missão de mostrar aos outros países a nossa cultura, criatividade e espírito de colaboração.
A FIRST Global é uma organização internacional sem fins lucrativos cujo principal objetivo é inspirar a liderança e a inovação aos jovens de todas as nações, capacitando-os com educação em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e estimulando a criatividade, a autoconfiança, a perspicácia e a perseverança.
A equipa encontrou-se, recentemente, em audiência com a senhora Ministra da Educação, Dra. Julieta Rodrigues, que recebeu os alunos com grande apreço, deixando palavras de apoio e satisfação. Link para o vídeo: https://youtu.be/xKz1fyr_5BE
Por último, mas não menos importante, a equipa também contou com a colaboração do cantor nacional Kalú Mendes, que simpaticamente autorizou o uso da sua música “Leve-leve” como a música da equipa.
Link para a música: https://youtu.be/m5vzgEh2SZI
Antonio Nilson
5 de Outubro de 2022 at 10:41
Eu recomendo o novo governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe fazer muito investimento na educação da nova geração; as crianças. Ou seja, começar muito cedo a partir de cinco a seis anos de idade para ajudar as crianças São-tomenses explorarem novas ideais, proporcionar e promover o hábito de estudar com seriedade com o objetivo de adquirirem os conhecimentos básicos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, etc. Estás são áreas de estudo para futuro. O desenvolvimento sustentável a nível internacional vai depender bastante no sucesso e na formação dos alunos que obtiverem bons resultados escolares com talentos e vocação nestas áreas. Este investimento de longo prazo poderá dar bons frutos porque dará o nosso país excelente capacidade para competir e ajudar a nossa terra sair da miséria.
A nossa população, os pais, as mães, e os professores terão que por pressão no governo e o Ministério da Educação para dar prioridade máxima a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Vitor Santos
6 de Outubro de 2022 at 15:39
Parabéns! Parabéns à Escola Portuguesa pela iniciativa e parabéns aos jovens estudantes. Juventude Santomense a brilhar. O sonho comanda a vida. Acreditem nos vossos sonhos. Muitas Felicidades.