Sociedade

China treina medicos são-tomenses em laparoscopia e habilidades cirúrgicas

A décima sétima missão médica da República Popular da China, em São Tomé e Príncipe partilhou com os medicos de São Tomé e Príncipe, as técnicas de cirurgia minimamente invasivas.

Foi o primeiro curso em técnicas laparoscópicas e sutura. Segundo a missão médica da China, Yang Yi cirurgião do hospital China Ocidental e a professora doutora Bai Liping do Segundo Hospital da China Ocidental adquiriram simuladores de treinamento em laparoscopia e kits de treinamento de sutura, para realizar a formação do pessoal clínico nacional.

«O material didáctico e o arranjo de treinamento finalmente começaram oficialmente no início deste ano. Os jovens médicos locais concluíram a primeira palestra e duas operações práticas simuladas em 10 e 11 de Janeiro», explicou o cirurgião Yang Wi que é também chefe da 17ª missão médica da China em São Tomé e Príncipe.

Para além da simulação laparoscópica, e sutura de feridas, a formação dá atenção especial a outras valências como a anastomose vascular, anastomose intestinal e outros itens. 

Com duração de dois meses serão ministrados 4 cursos teóricos, múltiplas operações práticas simuladas, combinadas com ensino no local na sala de cirurgia do Hospital Central Ayres de Menezes.

A par da formação do pessoal clínico que intervém no bloco operatório de São Tomé, desde o ano 2019 que a cooperação chinesa apetrechou o hospital central Ayres de Menezes com equipamentos para realização da técnica laparoscópica, ou seja, cirurgias pouco invasivas.

Segundo a misssão médica da China os equipamentos ofertados pelo Hospital da China Ocidental, chegaram a São Tomé, «através do mecanismo de cooperação de ajuda de contraparte China-África».

Ressecção, apendicectomia, TAPP, salpingectomia e outras cirurgias laparoscópicas de rotina, foram realizadas pela equipa médica chinesa em  julho do ano 2022 .

O destaque vai para a intervenção do cirurgião chinês Bai Liping que completou a primeira ressecção laparoscópica de grande cisto pélvico de portal único na história de São Tomé e Príncipe.

«Este facto fez a tecnologia laparoscópica minimamente invasiva atingir um novo nível», revelou o cirurgião que chefia a equipa médica da China.

A cooperação médica chinesa diz que pretende construir uma plataforma, cultivar talentos e promover a melhoria sustentável do nível de tecnologia minimamente invasiva no Hospital Central de São Tomé.

«A equipa de assistência médica chinesa  tem ensinado as pessoas a pescar, no país insular do Golfo da Guiné», pontuou Yang Yi.

China aposta na tecnologia minimamente invasiva para melhorar a intervenção cirúrgica em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top