O sistema de saúde regista anunciou aumento invulgar de casos de gripe no mês de janeiro.
Adionilde Aguiar, delegada de saúde do distrito de Água Grande, o mais populoso do país, disse que os centros de saúde estão a fazer colheita das amostras, para diagnosticar o tipo de microorganismo que está a provocar tanta infecção em todo o país.
O sistema de saúde diz que desde a primeira semana de Janeiro que São Tomé e Príncipe se confronta com uma gripe de sintomas severos.
Dores de corpo, febre alta, e mal-estar geral, são segundo Adionilde Aguiar, os sintomas dominantes.
Em 3 semanas de Janeiro a delegacia de saúde de Água Grande já atendeu cerca de 300 pacientes. A delegada de saúde reconheceu que muitos pessoas infectadas com a gripe não se dirigem aos centros de saúde. Por isso o número de infectados pode ser muito maior.
O sistema de saúde reconheceu que o surto gripal no mês de janeiro é invulgar. O laboratório nacional de referência já está a recolher amostras para identificar o tipo de vírus, que está a espalhar a infecção pelo país inteiro.
Segundo Adionilde Aguiar, só após a identificação do agente causador da doença é que se poderá definir a terapia mais adequada. Para já são tratados os sintomas da doença.
Como medidas preventivas o sistema nacional de saúde aconselha a população a ingerir muito líquido, lavar as mãos com água e sabão, e usar máscaras.
Abel Veiga