Está perto do fim a missão da décima sétima equipa médica chinesa em São Tomé e Príncipe. A saúde oral das crianças do país foi uma das principais actividades desenvolvidas pelos médicos chineses nos últimos anos.
A escola secundária da cidade da Trindade, capital do distrito de Mé-zochi, foi escolhida para realização de exames orais gratuitos e a fluoridação dentária.

Um processo que se caracteriza pela aplicação de espuma do flúor na cavidade bocal, para evitar cáries. 350 alunos foram tratados.
«A fim de melhorar a saúde oral dos jovens em São Tomé, a equipa lançou um projecto de fluoridação dentária para jovens em São Tomé, a 28 de Abril de 2022, para prevenir a cárie dentária», explicou o cirurgião Yang Yi chefe da equipa médica chinesa.

O tratamento gratuito inclui a distribuição de brochuras sobre práticas de saúde e higiene oral. A nível nacional pelo menos 1.800 crianças de 12 escolas secundárias e um orfanato beneficiaram dos cuidados em saúde oral e dentária.
«O programa de flúor dentário para jovens é outro exemplo da amizade e cooperação entre a China e São Tomé e Príncipe», acrescentou Yang Yi.
A missão médica chinesa acredita-se que a intervenção nas escolas irá aumentar a sensibilização dos jovens de São Tomé e Príncipe para a saúde e protecção oral.
Abel Veiga
