O Banco Europeu de Investimentos que financia 50% do projecto de requalificação da marginal 12 de Julho na cidade de São Tomé garantiu ao governo em Doha-Qatar, que as obras do projecto considerado estruturante pelo Estado são-tomense vão iniciar brevemente.
«Ainda ontem(6 de Março) tivemos uma reunião com o Banco Europeu de Investimentos relativamente ao projecto de requalificação da marginal. Estamos em crer que deveremos em curto espaço de tempo iniciar esta obra», precisou o Ministro das Finanças Genésio da Mata.
Segundo o Ministro das Finanças, o concurso público para a selecção da empresa de construção civil, já foi realizado, a avaliação das propostas está em curso, e « prevemos a adjudicação dentro de dias».
O projecto de requalificação da marginal 12 de julho está avaliado em 25 milhões de euros. O governo dos Países Baixos(Holanda) que se disponibilizou no ano 2016 a executar o projecto, garante a metade do valor, e o Banco Europeu de Investimentos assegura a outra parte, ou seja, 12,5 milhões de euros.
A marginal 12 de Julho, principal postal da linda e secular cidade de São Tomé estende-se por 12 quilómetros, desde o aeroporto internacional do país até a vila de Pantufo.
Depois da pandemia da Covid-19, que atrasou o projecto, o Banco Europeu de Investimentos dá ao Governo luz verde em termos de suporte financeiro para o arranque das obras.
Abel Veiga – Téla Nón em DOHA / Qatar
luisó
8 de Março de 2023 at 15:15
Outra vez a mesma estória ?
Paulo Durães
8 de Março de 2023 at 17:08
Será que vamos continuar a comer gelados com a testa? Existem assuntos/obras que só nos envergonham como nação!
Vamos ser sérios.
#Queremos um hospitaljá !!!
Toni
8 de Março de 2023 at 17:50
Porra além de incompetência não têm imaginação para coisas diferentes. Sempre os mesmos “projetos “!!!!!!
Pedro Costa 2
9 de Março de 2023 at 7:18
Falta mencionar a verba que entra nos bolsos de cada um e depois a obra fica inacabada.
Espero que não e façam uma obra digna deste nome e com outra visibilidade. Deixem de atamancar as coisas e alterem a mentalidade mesquinha.
Como sera
9 de Março de 2023 at 10:23
Amém. Que seja para ja. Meus senhores executivo, esta marginal é espelho da cidade, foi mesmo triste isto chegar ate ao ponto que se encontra.
Clemilson brasileiro
10 de Março de 2023 at 10:52
Tem uma reportagem dos anos oitenta que fala que vai arrumar a marginal, sempre a mesma história
Mezedo
14 de Março de 2023 at 14:18
O pior é o que os Santomense não sabem. Uma empresa já havia ganho o concurso para execução da obra no montante de 23 Milhões de Euros. o PT quer tirar obra a empresa se essa empresa não dar 5 milhões a ele e fazer obra com 18 milhões. uma que empresa chinesa não aceito ele chamou a ACA e vai saquear 10 milhões, isto é a obra vai custar 40 milhões e ACA deve dar PT 10 milhões de euros. Grande roubo programado pelo Patrice Trovada, fonte segura.
E peço já ao Banco Africando de Investimento que garantiu 15 Milhões a não dar esse valor porque o Patrice foi a busca desse valor para conseguir subtrair 10 milhões ao seu favor.
O Orçamento aprovado e confirmado para esta obra é de 25 Milhões e já havia garantia financiamento na totalidade. Por isso os 15 milhões que PT foi a busca é para que ele fique com 10 Milhões e a empresa que aceitou entrar no jogo com ele receber mais 5 milhões perfazendo assim 30 milhões para empresa.
Investigação deve incitar de imediato.