Sociedade

Baía perdeu Óscar dos Direitos Humanos por causa de Lucas

Óscar Baia(na foto)demitiu-se da liderança da Plataforma da Liga dos Direitos Humanos de São Tomé, devido ao ataque de vários quadrantes da sociedade civil nas redes socias, dentro e fora do País devido ao seu posicionamento em relação aos acontecimentos de 25 novembro, e cumulativamente por causa do recluso Bruno Afonso Lima (conhecido por Lucas), que segundo os familiares está entre a vida e a morte na cadeia.

Óscar Baia, convocou a imprensa para anunciar, o fim da sua missão de observação e acompanhamento do caso 25 novembro, na  qualidade Presidente da Plataforma da Liga dos Direitos Humanos que segue este caso desde inicio.

A sua decisão é sustentada, sobretudo pelas recentes declarações de Danilo Salvaterra” residente em Portugal, que considera insultuosas e classificou-as de ataque a sua “honra e dignidade”.

Ouvi senhor Danilo Salvaterra, dizer nas redes socias que eu também fui comprado pelo Governo foi a gota de água“, afirmações que segundo Óscar Baia, são infundadas e que não correspondem a verdade.

Baia, explicou que tem acompanhado, o caso de Bruno Lima Afonso, mais conhecido por Lucas, desde os primeiros momentos em que soube do estado de saúde do recluso.

Lucas é o único sobrevivente do grupo de quatro de civis mortos por tortura no Quartel das Forças Armadas, que a justiça (Ministério Publico no processo de Instrução Preparatória), os acusa de Subversão da Ordem Constitucional de São Tomé e Príncipe.

O Presidente demissionário da Liga dos Direitos Humanos, afirmou que “estou preocupado que Lucas, vá ao hospital e que ele seja internado” Baia explicou a imprensa para que tal aconteça torna-se “necessário que o medico de sistema nacional de saúde da penitenciaria, faça um relatório neste sentido, tendo em conta que o recluso tem sido assistido por vários médicos na Clinica de Ana Rita “argumentou

Óscar Baia, reconhece que o “recluso Lucas”, tem muitas lesões corporais “fruto dos maus-tratos” de que que foi alvo antes e depois de ter chegado as instalações do Quartel do Morro.

Não corresponde a verdade, Lucas disse-me que se sente mais protegido lá dentro se eles estivesse cá fora. Ele está mais seguro como recluso se estive cá fora”, Vincou Óscar Baia, que mostrou-se empenhado em continuar a  apoiar  o Lucas, fora das vestes de Liga dos Direitos Humanos.

No entanto, para esta terça-feira (04.04), está programa uma manifestação pacifica pelas ruas da capital -São Tome. de apoio ao recluso Lucas detido segundo os familiares “injustamente”. A manifestação terá o seu inicio na praça da independência..

Ramusel Graça – Jornal 31

7 Comments

7 Comments

  1. D T

    3 de Abril de 2023 at 4:30

    Esse indivíduo também faz parte da mafia. Ao invés de atacar um governo mafioso, passa o tempo a atacar uma oposição moribunda. Preferou demitir-se do que defender a causa humanitária contra seu patrão “papá” depois de muita pressão dos Emigrantes. Sem vergonha.

  2. Almeida santos

    3 de Abril de 2023 at 4:48

    Desavergonhado.entraste na quadrilha traíram o vosso partido mosto em troca de dinheiro.os vossos dias estão contados.Patrice apenas está usando vocês palermas.depois de estragar s.Tomé vai deixar essa mer… e mandar vcs a pu… a par…
    Nem vc nem usa nem Jorge Amado …têm dias contados porque envolveram com demonio,entraram no inferno
    Sabem o que a população vai vos fazer?
    Se preparem

  3. Mezedo

    3 de Abril de 2023 at 11:21

    Papa mandou calar boca

  4. SãoTomé & Principe Melhor

    3 de Abril de 2023 at 11:38

    Tinha um grande aprecio por este indivíduo que me parecia ser uma pessoa de elevados valores e princípios ético-morais, que a sociedade São – Tomense precisa e muito entretanto, seus comentários na TV depois da publicação dos relatórios do caso de 25 de Novembro, foi uma desilusão, sem precedentes. Fiquei me perguntando: ” Se fosse filho desse homem nesta situação, ele teria a mesma abordagem?”

  5. José António

    3 de Abril de 2023 at 21:36

    O Governo deveria proibir os orgãos públicos de comunicação social de continuar a falar sobre este assunto de 25 de Novembro.
    A oposição viu um brinquedo para brincar e está a passar o seu tempo entretendo o país com este caso.
    Quando Arlécio Costa deu dois ou três golpes de Estado, prendendo Presidente, prendendo primeira Ministra etc, onde é que estavam estes preocupados. O Delfim Neves vendeu terreno de Estado por um milhão e tal de dólares e depositou dinheiro no Banco na China e em Portugal e agora está lá fora a disfrutar da massa e a dar grojetas ao Danilo Salvaterra para ir falando a tôa como drogado e ninguém diz nada.
    O Governo deve proibir as rádios e TVS de seguir dando oportunidade a estes canalhas de passarem os seus tempos com esta palhaçada.
    Vão trabalhar que o país necessita de trabalho

    • Margarida Lopes

      3 de Abril de 2023 at 22:39

      José António, nestes 2 golpes de estado 2o você, orquestrado pelo Arlécio Costa, houve mortos? Houve violência, torturas, foi um massacre ?

  6. CARMEN ARAUJO TROVOADA

    5 de Abril de 2023 at 8:47

    Il y a des VOYOUS déguisés et infiltrés là où les personnes bien se battent pour faire valoir les DROITS de l’HOMME,mais ce mec’ton BANDIT, CORROMPU, nommé OSCAR BAIA en fait parti, sa place est en prison comme est celle de son accolyte Patrice TROVOADA.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top