O maior sindicato do país ganha, pela primeira vez, uma liderança feminina. Vera Lombá foi eleita, este fim de semana, secretária-geral do sindicato dos professores e educadores de S. Tomé e Príncipe, substituindo no cargo Gastão Ferreira que depois de muitos anos a frente da organização, decidiu não se recandidatar.
No pleito disputado por duas listas, a candidata da lista A, Vera Lombá conseguiu 330 votos contra 275 do professor Jackson Bastos da lista B, num processo com uma nova modalidade de votação que permitiu a participação de professores e educadores de todos os distritos do país e da região autónoma do Príncipe que descontam para o SINPRESTP.
Ao todo são 2523 professores que têm as quotas regularizadas, mas muitos não foram às urnas. A abstenção rondou os 65.6 por cento. O escrutínio veio também revelar que são muitos os professores e educadores de S.Tomé e Príncipe que não pagam as quotas e estes viram-se impedidos de exercer o direito de voto.
Vera Lombá, deverá tomar posse nos próximos dias, altura em que irá tornar público as suas prioridades para o sindicato que completou em Janeiro 31 anos de existência e que luta, nos últimos anos, contra aquilo que considera de precaridade salarial dos professores e educadores de S. Tomé e Príncipe.
José Bouças

Zeca Menezes
25 de Julho de 2023 at 9:54
Muito bom dia. Venho por este meio informar de que a RAP não votou, nem foi dado aqui nenhuma satisfação
Pedro
25 de Julho de 2023 at 10:48
Cadê Vera Lomba