Sociedade

Marinheiros e pescadores vão ser formados pelo centro profissional de Budo-Budo

Há muitos marinheiros santomenses que são desembarcados em alguns portos internacionais porque não possuem certificação na área de segurança básica marítima.

“Sabemos que eles têm conhecimento de navegação, de natação, mas, por falta de certificação eles são desembarcados” – disse Charles Neto, diretor-geral do Instituto marítimo e Portuário (IMAP).

No entanto, o IMAP já encontrou uma solução para ultrapassar o problema. A partir de agosto, os marinheiros e pescadores vão começar a ser formados na área de segurança e sobrevivência básica marítima pelo Centro de Formação Profissional de Bubo-Budo. O protocolo para o efeito foi rubricado esta sexta-feira entre as duas instituições.

“Este acordo irá permitir que os marinheiros e pescadores tenham uma ferramenta fundamental que é a segurança e sobrevivência no mar, porque ao nível de padrão internacional, qualquer marinheiro ou pescador ao trabalhar ao bordo do navio, terá que ter esses requisitos mínimos” – sublinhou Charles Neto.

60 marinheiros e pescadores já estão inscritos no primeiro grupo de beneficiários desse curso básico para a empregabilidade que arranca na primeira semana de agosto.

“Durante os 45 dias de formação, eles vão aprender coisas novas para poderem ter, no fim, a certificação que lhes permitirão exibir nos portos onde poderão ancorar”- frisou, por seu lado, Milton Lima, diretor do Centro de Formação profissional de Budo- Budo.

Está previsto, ainda no âmbito de protocolo o curso de inglês prático como língua de trabalho para marinheiros.

Nesta primeira fase, a formação de marinheiros e pescadores na área de segurança e sobrevivência básica marítima tem o financiamento de 14 mil euros garantido pela agência nacional de petróleo.

José Bouças

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top