O sistema de saúde de São Tomé e Príncipe, é dominado por médicos de clínica geral. São Poucos os especialistas. Anestesiologia é uma especialidade rara em São Tomé e Príncipe. Há décadas que o país tem apenas uma médica anestesiologista, por sinal uma médica expatriada de nacionalidade Cubana.
No quadro da cooperação no sector da saúde a República Popular da China decidiu formar 4 médicos são-tomenses em duas especialidades críticas no sistema nacional de saúde, a anestesiologia, e os Cuidados Intensivos.
O curso de especialidade que vai demorar 3 anos resulta de uma parceria directa entre o hospital universitário, West China Hospital of Sichuan University, da China e o Hospital Central Ayres de Menezes.
«Pela primeira vez a cooperação entre hospitais permite o envio de 4 médicos são-tomenses para um dos melhores hospitais da China», declarou a embaixadora da China em São Tomé e Príncipe, Xu Yingzhen.
Olinto Boa Morte(na foto), médico de clínica geral que vai seguir os estudos na China, disse ao Téla Nón que o sistema nacional de saúde tem debilidades. «Existem muitos médicos, mas poucos são especialistas».
A especialidade em cuidados intensivos e anestesiologia é uma mais-valia para São Tomé e Príncipe, acrescentou Olinto boa Morte. «Dois colegas vão fazer especialidade em anestesiologia, e eu e a outra colega em cuidados intensivos será bastante benéfico para o país», sublinhou.
Os 4 médicos são-tomenses começam a ser formados nos próximos dias no West China Hospital of Sichuan University, na República Popular da China.
Abel Veiga
Ziaurmarx Rammanso Menezes Afonso Fernandes
26 de Agosto de 2023 at 22:15
“país tem apenas uma médica anestesiologista, por sinal uma médica expatriada de nacionalidade Cubana”
Por favor tela non, uma médica que vem apoiado a décadas, sejamos humildes e apoiemos o bem, sem ofender.
Há verdades que é preciso deixar para o bem. É sim uma médica cubana, que apoia e muito, e até que os 4 outros terminem a especialidade ela é a única. E devemos apoiar não utilizar expressão ofensivas.
Cumprimentos