Sociedade

Convulsão à vista – Greve geral na saúde marcada para 23 de outubro

Os sindicatos do sector da saúde já comunicaram ao Ministro da Saúde Célsio Junqueira, sobre a paralisação geral marcada para 23 de outubro.

No aviso de greve geral, que vai deixar a saúde em estado de convulsão, os sindicatos justificam a decisão com o facto do governo não ter cumprido com o prazo definido no memorandum de entendimento de 2 de Maio de 2023, que evitou a greve geral que tinham agendado para 3 de Maio de 2023.

Segundo os sindicatos da saúde, o governo assumiu o compromisso de resolver os pontos contidos no pré-aviso de greve do mês de Maio, num período de 90 dias.

«Tendo em conta que já se passaram 5 meses, sem que a entidade empregadora tenha honrado as responsabilidades assumidas… Considerando o agravamento das condições de trabalho no sistema nacional de saúde, consequência do não cumprimento das responsabilidades da entidade empregadora…», lê-se na carta de aviso de greve geral.

Desta vez os sindicatos do sector da saúde, prometem paralisar todos os serviços durante 5 dias.

«Os sindicatos subscritores vêm remeter o presente aviso de greve e informar a V. Excelência que entrarão em greve no dia 23 de outubro de 2023 e durante 5 dias seguidos, de 23 à 27 de Outubro», refere o documento sindical que chegou a redacção do Téla Nón.

Os profissionais do sector da saúde, justificam também a decisão de avançar para a greve tomando em consideração a «última deliberação saída no dia 13 de outubro de 2023 em que os funcionários e agentes do sistema de saúde transmitiram insatisfação em relação ao comportamento do governo no sentido de impedir a concretização do diálogo social e dos direitos e interesses dos funcionários e agentes afectos ao sector da saúde».

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. Madiba

    19 de Outubro de 2023 at 11:54

    Sinceramente! Um dos problemas graves deste nosso país tem a ver com a falta de escrúpulos de algumas classes dentro do sistema. Como é possível, haver profissionais que vinha ganhando 90 dobras a hora extraordinária e doravante passarão a ganhar 180 dobras. E as outras classes vão mamar no dedo! São essas injustiças que não se pode admitir no nosso país! Há Ministérios que reivindicaram aumentos salarias e regimes de aposentação em que toda gente do Ministério saiu a ganhar. No caso da Saúde há os reis e lixos. Mas porquê? Vejam só que tipo de gentes temos no país!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top