José Manuel Azancot de Menezes, médico da marinha de guerra de Portugal, chegou a São Tomé em Abril de 2021, no quadro da operação “Mar Aberto”.
A bordo do navio NRP Setúbal da armada portuguesa, pisou pela primeira vez o solo do país onde nasceu o seu bisavô, o santomense Ayres de Menezes, médico nacionalista santomense, que é o patrono do Hospital Central do país.
«É uma grande honra pisar pela primeira vez, esta terra natal dos meus antepassados… Ainda por cima representando a marinha portuguesa, nesta missão Mar Aberto, que me permite conhecer as minhas raízes», declaração do subtenente José Manuel Azancot de Menezes em Abril de 2021.
O médico da marinha portuguesa visitou o hospital central Dr. Ayres de Menezes, e conheceu o busto do bisavô, que nasceu na cidade de Guadalupe.
«Filho de peixe sabe nadar, e é com muito orgulho que pertenço a esta geração de médicos, e espero que assim continue na minha família», afirmou em 2021.
O avô Hugo Azancot de Menezes, também foi médico, mas em Angola, país para onde o bisavô Ayres de Menezes emigrou desde o século XIX. A mãe, Aida Menezes, escreveu também o nome do pai, Hugo Azancot de Menezes, na lápida do laboratório inaugurado em São Tomé.
O caminho do mar, no quadro da operação da marinha portuguesa levou o navio NRP Setúbal de São Tomé para Angola. O médico da tripulação reencontrou-se com a sua mãe em Luanda.
«Eu disse filho…estas a fazer a volta que o teu avô (Hugo Azancot de Menezes) fez! Que o meu pai fez na luta pela libertação de Angola», afirmou Aida de Menezes.
O filho também percebeu a dimensão humana da operação Mar Aberto. «Tenho muita sorte em poder estar nestes países, que são muito importantes na carreira do meu bisavô e da minha família inteira».
O reencontro de mar e filho em Luanda, abriu um mar de saudades, e acrescentou a descoberta das raízes.
«Ele disse-me mãe porquê que nunca me disseste que temos ligações com São Tomé? Ele me perguntou porque foi recebido com muita honra e amor aqui no país», acrescentou Aida de Menezes.
O filho desafiou a mãe para o retorno ou transferência da competência da família de médicos gerada por Ayres de Menezes a São Tomé. Retorno para promover cuidados de saúde à população.
«Ele olhou para mim e disse-me… investe em São Tomé o povo de São Tomé precisa de ti. Eu disse-lhe que precisa de nós. Então os dois projetamos. Eu comecei pelo laboratório. Ele disse que os casos de AVC são flagrantes, ele é neurologista e então me disse …oh mãe temos que ir temos que ajudar São Tomé. E por isso é que eu comecei», desabafou Aida de Menezes.
Assim nasceu o projecto de construção e instalação do primeiro laboratório privado de análises clínicas em São Tomé e Príncipe. Inaugurado no dia 18 de Dezembro de 2023, o laboratório começa a funcionar no primeiro trimestre de 2024. Aida Menezes considera ser o tempo necessário para instalar os equipamentos de ponta e formar adequadamente os técnicos nacionais que vão prestar serviço no laboratório.
«Apercebi-me em 2022 que há muitas dificuldades para fazer alguns exames, e que muitas pessoas vão a Portugal exclusivamente para os fazer. Quando nós com este laboratório podemos fazer aqui, sem que as pessoas tenham custos adicionais. Um laboratório é os ouvidos e os olhos dos médicos. Portanto tem que ser uma coisa robusta e com seriedade», precisou a médica endocrinologista.
ADM Laboratórios pretende melhorar a qualidade de saúde dos santomenses e abre postos de trabalho para os profissionais de saúde.
«Aquilo que investimos será uma grande mais-valia para todos os santomenses. Não falemos do dinheiro», frisou quando questionada sobre o valor do investimento.
O nome do Dr. Ayres de Menezes, o patriarca da família de médicos, continua a marcar a história da medicina e da assistência médica às populações de São Tomé e Príncipe, de Angola, e porque não, também de Portugal. Três países que a história uniu pelo Mar Aberto.
Abel Veiga
Jose Tavares
28 de Dezembro de 2023 at 14:45
Muito bem. Os meus parabens. Se cada um de nos fizer um pouco e deixando de lado boicotes, traicoes e
politicas o pais rapidamente dara o salto rumo o progresso.
Salmarcal 2
28 de Dezembro de 2023 at 15:09
Sem palavras, isso é maravilhoso saber que a geração de filhos de santomenses, nascidos fora, ama a patria Santome.
Viva Santome
Joao Batepa
28 de Dezembro de 2023 at 16:22
Bom tipo, boa mãe do tipo e boa família!
Bem haja e sucesso nos vossos negócios de saúde e outros.
Muito obrigado 🙏🏾
Luís Paquete d' Alva Teixeira
28 de Dezembro de 2023 at 18:53
A família Azoncort de Menezes ,seguem os meus sinceros agradecimentos pela contribuição a este povo cujo o seus ancestrais também fizeram muito por STP e por razões de descriminação racial e política o Dr Ayres de Menezes não pode fazer muito mais em STP, mas o fez em Angola, conjuntamente com o médico São- tomense Dr Matias d’ Alva Teixeira.
Este espírito de contribuição dos descendentes de STP é salutar.
A sra Aida Azancort de Menezes foi irmã do enĝ Herminio Manuel Paquete que muito contribuí para a construção civil
na República Federativa do Brasil.
Desejo á todos boas festas e um feliz e próspero ano novo.
Madiba
29 de Dezembro de 2023 at 8:10
Espero que tenham de facto a abertura total das pessoas desta terra, longe de invejas, de egoísmo e de ódios que caracterizam as pessoas desta pequena terra, sobretudo dos políticos, fora alma que não merece!
adi vaz
30 de Dezembro de 2023 at 17:08
O mundo mudará quando começarmos a ajudar uns a outros e não prejudicar os outros !
Com vontade, e trabalho conseguiremos!
Gato das Botas
3 de Janeiro de 2024 at 0:11
Obrigado!!