Sociedade

Burocracia atrasa as obras da estrada que liga Cruzeiro a Milagrosa

O troço Cruzeiro a Milagrosa é uma importante via de acesso que liga o centro do distrito de Mé-Zóchi, em São Tomé, a várias comunidades agrícolas imprescindíveis no abastecimento do mercado interno com produtos locais. As obras que comportam dois troços, já deviam estar concluídas.

«No troço Milagrosa a Sede, a calçada está feita. Cruzeiro a Milagrosa em betão betuminoso, a base está praticamente preparada para levar a última camada, só que o pagamento está em dívida. Não há pagamentos, não há ordens administrativas para o efeito» – disse António Trigueiros, gerente da empresa CONSTEP.

Uma fonte ligada ao PRIASA, o projeto de Reabilitação de Infraestruturas de Apoio à Segurança Alimentar, que financia as obras através do BAD, o Banco Africano de Desenvolvimento em cerca de um milhão e duzentos mil euros, assegurou que o dinheiro existe e o atraso na disponibilização se deve a questões de natureza burocrática envolvendo o instituto nacional de estradas.

«Há uma factura sim no INAE que ficou simplesmente retida à espera de algum esclarecimento. Isso já foi ultrapassado, PRIASA já comunicou, já esclareceu aquilo que estávamos a precisar e já não há mais nada a fazer senão libertar a factura» – garantiu Hélder Paquete, director-executivo do INAE.

A CONSTEP tem também a empreitada de cerca de 13 quilómetros de estrada que liga Bobô-Forro a Desejada, troço que esteve no centro de uma revolta popular, no ano passado, por causa da acentuada degradação.

«Isso vai ser a conta-gotas, o estado não tem dinheiro e não sei como é que vamos fazer isso»- vincou António Trigueiros da CONSTEP.

Sobre o assunto Hélder Paquete do INAE avançou que «o governo tem feito todos os esforços para cumprir com aquilo que prometeu. Houve esse atraso, mas a obra está a continuar e vai avançar».
A obra que liga Bobô-Forro a Desejada é financiada através do tesouro público.

José Bouças

7 Comments

7 Comments

  1. Vanplega

    26 de Janeiro de 2024 at 9:57

    O ESTADO sempre teve dinheiro.
    Afinal de contas Dbs ñ è usado para fazer compras no exterior.

    O que fazemos com dinheiro de impostos( IVA)?

    Ñ temos dinheiro para coisas basicas, mais temos dinheiro para viajens dos senhores, que se acham dono do paìs.

    Hà dinheiro para ser ROUBADO

  2. Polícia Judiciária Contra Corrupção

    26 de Janeiro de 2024 at 16:31

    Não há pagamentos?
    Não há ordens administrativas?
    Então, esse António Trigueiros, gerente da empresa CONSTEP está a fazer oquê?

    BAD, o Banco Africano de Desenvolvimento da muito dinheiro à São Tomé e Príncipe, roubam em São Tomé, dinheiro desaparece!

    Sabe-se que INAE tem ladrões e ladroas.
    Sabe-se que PRIASA tem ladrões e ladras.
    Sabe-se que CONSTEP tem ladrões e ladronas.

    Onde está o dinheiro para se construir e reparar as estradas em São Tomé e Príncipe?

    É demais!

    Em Portugal isso não acontece! Em Portugal, Miguel Albuquerque vai renunciar ao cargo de presidente do Governo Regional da Madeira. Porquê? Polícia Judiciária e o Ministério Público de Portugal estão apertando os bandidos da região de Madeira em Portugal sobre a corrupção.

    O chefe do Governo de Portugal demite-se após suspeitas de corrupção no seu Governo, bandidagens lá dentro, o Ministério Público trabalhou, e a Polícia Judiciária prendeu alguns bandidos.

    Os bandidos envolvidos na corrupção em Portugal são detidos! Pão pão, queijo queijo, polícia cara mão! País não brinca com essa coisa de corrupção!

    Então como é que em São Tomé e Príncipe onde existem muito mais provas de corrupção, mesmo assim ninguém vai para cadeia?

    Esta situação de corrupção em São Tomé não pode ser!

    Temos que revoltar!

  3. Somos Todos Competentes Numa Área. Somos Todos Burros Noutras

    26 de Janeiro de 2024 at 17:09

    Vida é assim mêmu ééé…
    Eu sou um burro, quem é esperto numa coisa é burro noutra é. Paciência é. Escrevo bem quando tenho bucadu tempo é, escrevu mal quando não tenhu tempu é, paciência é, Deus fezmu assim memuééé…

  4. Inteligência Artificial Passa Com Nota 20. Vila Nova Chumba, Nota 5/20. Patrice Trovoada Chumba Com Nota 0/20

    26 de Janeiro de 2024 at 17:27

    Tendo em conta que a Inteligência Artificial já faz quase tudo e ultrapassou a inteligência de Carlos Vila Nova, e também ultrapassou trilhões de vezes a inteligência de Patrice Trovoada à 99 exponentes, qual é a necessidade em haver Palácios, Presidente da República ou Primeiro Ministro? Pouco é melhor, e menos custos de despesas ao Estado.
    Cria-se um governador e sete pessoas, em democracia com sentido de responsabilidade. Elege-se um candidato ou uma candidata para cada distrito. Mais nada. Acaba com a corrupção e viagens e regalias esbanjando e desperdiçando o cofre do país, e assim, e com esta medida o povo fica contente. No fim, é um São Tomé e Príncipe mais eficiente, e mais produtivo. E, o mais importante, com uma boa gestão do dinheiro de povo provenientes de ajuda externa, haverá estabilidade e mais verbas para se construir estradas seguras e bonitas. É assim. Só com seriedade que este país, São Tomé e Príncipe vai funcionar. De outra forma, só caos, desordem, roubos, instabilidade, confusão, pobreza, doença, febre, corrupção, anarquia social, etc.
    É triste.
    É chocante um país tão pequeno tanto corrupto como se vê na personalidade de Patrice Trovoada e o pataxó Carlos Vila Nova, que a maioria da população inteira quero que a Inteligência Artificial seja respetivamente, Presidente e Primeiro Ministro do país.
    Que ráááio de pessoas corruptas de São Tomé e Príncipe!!!!!!!

  5. Ameaça à Democracia

    26 de Janeiro de 2024 at 17:47

    Patrice Trovoada, e Carlos Vila Nova ameaçam a democracia em São Tomé e Príncipe. Isto é grave! Isto é muito perigoso para o país e para a paz com o povo.
    Enfraquecimento generalizado na nossa democracia. Os roubos. A corrupção.
    Todos estamos falando num contexto muito sério. Vila Nova, Patrice pensam que isto é brincadeira!
    A democracia em São Tomé e Príncipe está na balança. E as coisas vão se complicar.
    Quem puder sair do país, sai antes das coisas se aquecerem na nossa sociedade, e o perigo arrebentar!

    Patrice Trovoada, e Carlos Vila Nova não querem tomar responsabilidade e levar o assunto de corrupção e dos roubos de dinheiro do Estado a sério. Então, espera! Kuá escá bi…

  6. Martelo da Justiça

    26 de Janeiro de 2024 at 18:49

    Uma cambada de incompetentes ainda por cima preguiçosos.
    Só sabem é bajular e praticar bufaria…

  7. Fulano e Fulana é

    26 de Janeiro de 2024 at 19:42

    Ǒçê não tem partido? Fica dôçê assim só? Rouba dinheiro de estrada. Credo credo credo dessa gente corrupta!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top