Sociedade

Sindicato e direção da EMAE de costas voltadas por causa de acordo com empresa turca 

Está instalada a polémica entre a direção e o sindicato dos trabalhadores da EMAE, a empresa de água e eletricidade de São Tomé e Príncipe. Em causa está o acordo com uma empresa turca para a produção de energia na central térmica de São Tomé.

O diretor-geral da EMAE, a empresa de água e eletricidade, garante que o sindicato dos trabalhadores tem conhecimento do dossier.

«O sindicato faz parte do conselho de direção. É onde nós discutimos todos os aspetos que andam a volta da EMAE e o sindicato, no nosso ponto de vista, está informado sobre todos os passos e procedimentos que damos» disse Hélio Lavres, diretor-geral da empresa.

«Isso não corresponde a verdade porque corresponder a verdade significa que o sindicato tem que ter o conhecimento do contrato em si, das cláusulas, do valor que move o negócio, de todos os pormenores» – reagiu Adélcio Costa, presidente do sindicato dos trabalhadores da EMAE.

O sindicato exige conhecer a natureza do acordo para ajudar a evitar os dissabores do passado que, até hoje, têm tido repercussões na gestão da EMAE.

«A EMAE já passou por esse caminho. Já tivemos no passado uma empresa nigeriana que produziu energia aqui e que não teve sucesso, muito recentemente tivemos uma empresa portuguesa instalada em Bobô-Forro que também não teve sucesso e como consequência: roubo de gasóleo, faturações que não correspondiam a verdade e, nós sindicato, além de defender os interesses dos trabalhadores, também temos que defender o interesse patrimonial da EMAE» – sublinhou.

Segundo o líder sindical, todos os pedidos de esclarecimentos sobre o acordo, junto da direção da empresa, bem como do gabinete do primeiro-ministro, não resultaram. O sindicato promete não desistir e espera encontrar uma resposta nos próximos dias.

«No espaço de 15 dias, estaremos a resolver já este assunto. Vamos devolver a decisão à massa trabalhadora da EMAE, o que se decidir, se for para parar paramos, se for para greve é greve, se for para remeter uma carta reivindicativa, remeteremos para que realmente possam nos ouvir. Nós queremos ser ouvidos, queremos fazer parte do processo» –vincou Adélcio Costa.

Apesar de ter permitido estabilizar o fornecimento de energia em São Tomé e Príncipe, o acordo para produção de energia promete fazer correr muita tinta.

José Bouças

18 Comments

18 Comments

  1. Afonso Neto

    14 de Fevereiro de 2024 at 5:27

    Sinceramente não percebo
    Uma operação/negociação/processo que dura mais de 6 meses para sua operacionalização e depois de 2 meses operacional, vem a confusão, com pedido de esclarecimentos?
    Querem esclarecimentos, querem aparecer ou querem cadinho de bolo?
    EMAE, temos que ter a coragem, determinação, convicção e conhecimentos suficientes para poder travar ideias/projetos que não só lesa a emae/trabalhadores bem como o País.

    Tivemos sim várias casos de insucesso, e perguntou, onde estava os quadros da EMAE e o candidato?

    Existe em STP pessoas com coragem de dizer “basta” mas infelizmente também existem camaleão, oportunistas que só sabem reclamar depois da comida está servida e o papo como enche com facilidade não dá conta de que amanhã estará com fome outra vez.

    Palhaçada

    • Valentine’s Day

      14 de Fevereiro de 2024 at 19:37

      Hoje é um dia de celebração.
      Já deveríamos ter eletricidade em São Tomé e Príncipe há muito tempo. O mau entendimento entre STP e Angola, neste preciso momento, no que toca a situação de combustível também tem causado constrangimentos exasperantes sobre a situação precária de falta de “luz” no país; deixem de roubar. Conduzam o país por vias civilizadas e transparentes; com boa cooperação e diálogo aberto. Não querem fazer bem.

      Encorajo a greve. É um ato garantido na Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

      Tem de haver transparência, averiguação, essência de responsabilidade à todos os níveis na gestão de coisa pública.

      Gostaria que os Santomenses fossem mais unidos, mais felizes, e com poucas brigas entre eles. Quais são as origens das desavenças? Mentalidade das pessoas e mau comportamento entre alguns?
      O maior problema, acho, está na liderança do país. Má educação caseira, falta de boa orientação escolar, maldade, pecado, maus hábitos, etc. Pode-se reparar o mal social. Portanto, se os roubos de dinheiro de Estado continuar, não vai haver paz em São Tomé e Príncipe. Se não investirem no desenvolvimento do povo Santomense, não vai haver paz. Enquanto a corrupção continue de forma alarmante, não vai haver paz em São Tomé e Príncipe.
      Os crimes. Matar pessoas sem julgamento é ilegal. Por si só, é um outro crime consumado. Nenhum cidadão tem direito em decidir Pena Capital contra o outro. Não existe remedia legal ou excepcionalidade em Leis para o efeito. se não for em caso de “self defense.” Mesmo com incapacidade mental, o indivíduo não é excluído à prisão perpétua. Por essa e outras razões, a justiça tem que fazer justiça. Sem justiça não haverá paz, isso já é estabelecido em qualquer sociedade, no mundo inteiro. A teoria dos factos sobre os crimes que ocorreram em São Tomé, são estabelecidos “prima facie.” Tem que haver justiça!
      Se não acertarmos na justiça, tudo isso infelizmente só contribui à desordem social, instabilidade, vingança, e pobreza.
      Enquanto os roubos continuam, não vos prometo que vamos ser amigos.
      Temos de resolver os problemas de São Tomé e Príncipe, começando com aqueles acima mencionados, só desta maneira poderemos eventualmente ser amigos, unir o país., e celebrar felicidade.
      Deixa de roubar!

    • EMAE

      14 de Fevereiro de 2024 at 19:53

      Os problemas de EMAE estão todos intertwined. É nesta entrelação, que os constrangimentos têm a mesma origem: Os roubos, má gestão, e corrupção —estão todos emaranhados.
      Patrice Trovoada, se fosse um indivíduo sensato, sairia disto. Ele causa muitos problemas que São Tomé e Príncipe enfrenta… Saí!

    • Protestos e Greves

      14 de Fevereiro de 2024 at 21:03

      Sindicato! Fica no duro e mantém perseverança.
      Reclamar pacificamente contra os negócios sujos deste Governo é bom. O caso de EMAE é uma boa razão para se reivindicar e combater publicamente.

    • UAE Santomense no Qatar

      14 de Fevereiro de 2024 at 21:33

      Abu Dhabi: Aqui, não se vê abusos contra o povo neste assunto de eletricidade. Só em São Tomé, o governo corrupto desafia o Sindicato dos trabalhadores numa firma demonstrada de abuso e prepotência: Arrogância com impunidade. O Sindicato terá de organizar os trabalhadores de EMAE, sair a rua, e combater esse governo com a maior gatuno de São Tomé e Príncipe no todo da torre.

    • Santomense no Abu Dhabi

      14 de Fevereiro de 2024 at 21:45

      Trabalhadores da EMAE e seu Sindicato.
      Combater este Governo, significa derrubar Patrice Trovoada politicamente falando. Muitas greves e muitos protestos na avenida Marginal 12 de Julho, nas ruas e nas estradas de São Tomé e Príncipe até este Estado entrar na linha.

    • Santomense Pedreiro de Dubai

      14 de Fevereiro de 2024 at 22:03

      Abu Dhabi: Temos luz aqui. Venham aqui trabalhar se vocês não querem fortemente batalhar e politicamente combater governos corruptos de São Tomé e Príncipe. Os trabalhadores da EMAE se forem patriotas, juntos ao seu sindicato lutem todos em conjunto com estratégias e tácticas políticas contra Patrice Trovoada. Governo dele e Administração do Estado estão podres. Roubos, corrupção, e gestão danoso na nossa terra tem que acabar.

  2. Lunguie monco

    14 de Fevereiro de 2024 at 6:23

    Cá pia, Hélio Lavres ya bô, ya abô. Cuidado com os malandros da cupla Turka e as corjas do poder. Epa, para teu bem, pede demissão e deixa essa coisa porque pode vir da feio pra ti. Essa coisa parece que tá com mbila forte. Cuidado é….

  3. Sabino Gumão

    14 de Fevereiro de 2024 at 9:24

    Patrice Trovoada é muito bandido. Ele pensa que o País é empresa dele.
    Is responsáveis que ele coloca a chefiar as instituições é para lhe obedecer.
    Esse País não tem futuro, até os que votaram no ADI estão a busca de SOLUÇÕES no exterior do País.
    A coisa não está boa.

    • Outro Santomense Carpinteiro de Dubai

      14 de Fevereiro de 2024 at 22:55

      Sim senhor! “Patrice Trovoada é muito bandido. Ele pensa que o País é empresa dele.” Isto tem de terminar, se sair bem saiu, se sair mal saiu. O Estado Santomense é culpado. Este PM tem de ser afastado.

      Abu Dhabi: Por cá, nos Emirados Árabes Unidos, tudo numa boa.

      País não brinca com o assunto de falta de luz como acontece em São Tomé. O Governo de São Tomé e Príncipe abusa com o povo Santomense, e os trabalhadores de EMAE. Mesmo com tanta gente formada em Direito, não sabem escrever Contratos, assinam qualquer coisa, com qualquer entidade porque sabem que dinheiro para se fazer corrupção vai entrar e o roubo está garantido.

      Na capital do país, Abu Dubai, gente de monarquia riem-se entre eles quando falam entre si sobre os crimes, os roubos, e a corrupção na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

  4. Jose Rocha

    14 de Fevereiro de 2024 at 14:46

    Sindicato de bandidismo ao serviço do retrocesso e da oposição maquiavélica. Esse sindicato não é do interesse do povo de S.T.P. Será que esse sindicato quer governar o país? É uma vergonha, desconhecem o seu papel dentro da EMAE.

  5. Antonio Fernandes

    14 de Fevereiro de 2024 at 19:57

    Não existem empresas públicas bem geridas, em nenhum país nem em qualquer regime. Contudo, e tendo em consideração Stp, mercado pequeno e sem poder de compra, será difícil algum operador de energia pegar e investir na Emae, o que é mau para os clientes dado que o normal é não terem energia ou terem um péssimo serviço…..

    Agora, Emae, enaport, enasa e outros, serão sempre geridos por amigos e primos dos poderes, na prática são gestores que somente gerem os seus interesses!! Por isto é que o estado será sempre um péssimo gestor, por isto é que não resolvem problemas, por isto é que não se modernizam!!! Enfim um infindável de erros.

    O que interessa é manter os amigos e primos nas empresas, que são incompetentes mas ganham a vida.

    Este é o paradigma de Stp!!! Cada um safa o dia!!! E ainda querem que o país desenvolva, brincadeira!!!!

  6. Manuela Pedroso

    14 de Fevereiro de 2024 at 20:24

    Quando os motores estavam todos parados o país estava as escuras, o roubo de gasóleo de forma generalizada na empresa onde é que estava o Sindicato. Quando existe falhas de energia a população pede contas ao sindicato ou ao Governo. O Sindicato já tomou alguma medida para controlar o roubo de milhares de litros de gasóleo que vocês roubam na EMAE?
    O grande problema da EMAE é que com a entrada dos Turcos existe agora o maior controlo de gasóleo. Já não estão a poder roubar abertamente como faziam. Este tal responsável do sindicato que anda por aí a mandar bocas recorda que ele já tinha sido expulso da empresa num passado recente, por ter burlado cliente da EMAE. O senhor recorda? Foi necessário a sua mãe e mulher ir chorar junto da Administração com a justificação de que a sua esposa estava grávida e se ele fosse dispensado do trabalho a familia iria passar mal.
    Por isso, este senhor não tem muita idoneidade para dar ordens ao Governo.
    O que o Governo deve fazer é reorganizar esta empresa. Existe centenas de individuos nesta empresa que nada fazem e ganham um balurde a custa do povo. É necessário fazer uma grande revolução nesta empresa.
    Espero que o Governo não importe com este tipo de individuos, pois o objetivo dos mesmos é desorganizar a empresa para terem a possibilidade de continuar a roubar o gasóleo
    Força ao Governo e siga com a reforma necessária para estabilizar a energia no país. Muitos irão se opor porque se a empresa estiver desorganizada, o roubo será mais fácil
    Bem haja S.Tomé e Príncipe

  7. Agapito

    15 de Fevereiro de 2024 at 1:17

    Margarida Lopes não é relevante neste espaço.
    Ele, indiretamente, também usufruiu dos roubos que MLSTP fez ao país. EMAE está nessa situação de desgraça por causa dessa gente de MLSTP, Patrice e pai dele do ADI, e PCD Grupo de Reflexão.

    • Juvenal da Graça Varela

      15 de Fevereiro de 2024 at 15:23

      Agapito,vai lá no mato onde sua p***a de mãe lhe concebeu com um dos seus homens, você filho de pai incógnito. E vai tomar lá onde você recebe nos motéis…já sabemos quem você é,o falso crítico do governo instalado pela colaboração de um membro da sua família. Invejoso e frustrado personagem que se traiu, porque da maneira que você agredi a tal Margarida Lopes acaba por ser suspeito e sem fundamento,uma vez,duas vezes…5, 10 etc, mesmo quando ela lhe ignora, é exagerado. Será que é o que se tem ouvido por aí, porque denunciou os atos extrêmamente graves que o seu familiar deste governo tem cometido…xé,se é verdade porque ataca a mulher assim só. Você se prepara porque isto ainda não é nada, guarda a tua raiva para aqueles que vão julgar e sacrificar o seu mano quando chegar aquela hora. Como diria o françês ” Margarida Lopes n’est pour rien, lui ton frère là il va avoir ce qu’il mérite “.
      Moço ê basta, fica tranquilo porque nós não queremos confusão assim á toa que você vem fazer neste espaço que é de todos nós. Cuidado.

  8. Celmira S.

    15 de Fevereiro de 2024 at 1:46

    Quem fez ou faz parte dos problemas de STP, e vêm aqui no plataforma mandar bocas são pessoas irrelevantes porque não apostam na melhoria de situação energética deste país. São sim, oportunistas e se tiverem mais uma chance de roubar o país, irão roubar. E consequentemente, São Tomé e Príncipe manterá na escuridão devido os maus hábitos desses grupos de corruptos da nossa terra. Sabemos isto pelos dossiers relativos aos desvios de fundo do Estado que gostam de fazer, desvios esses impulsionados por vícios de dinheiro. Já obtivemos os documentos de provas.
    O país não tem uma fonte de eletricidade constante devido esses corruptos. Eles roubaram muito. Povo usa candeeiro. Os corruptos não sentem mal com isso, quando roubam dinheiro do povo? Pecado. Praga convosco. Deixem o dinheiro do povo Santomense em paz. Fiquem lá onde se encontram.

  9. SEABRA

    15 de Fevereiro de 2024 at 14:32

    PAULO DA GRAÇA ( irmão do Varela), já pesquisámos e temos a certeza absoluta que és tu que tens enviado os múltiplos comentários violentos,com diversas falsas identidades, cujo este último de AGAPITO, contra a Margarida Lopes ( nossa kamba), que confundes com o teu rival ( 2° diz a Noémy que foi tua ex,que tu és panoleiro e tiveste um caso com este tal Bruno e foi a razão da vossa ruptura)Bruno. Sabemos muito bem que és tu PAULO da Graça que finge atacar o Patrice Trovoada para poderes passar despercebido. A tua raiva é que hoje toda a gente já diz e denuncia o teu irmão, é a tua raiva porque também vives e tens os benefícios das manobras cambalacheiras que ele faz. Mas se continuares a atacar assim a toa a nossa amiga vamos te tratar do mesmo jeito maricoñ…brincadeira tem hora.
    Eu já tinha abandonado de participar nestes comentários mas lá você me tirou do sério e estou bem f****o com a tua violência, porque ela não tem razão de ser é gratuita…continua que eu vou tratar deste caso junto dos serviços competentes.

  10. antonio martins

    15 de Fevereiro de 2024 at 22:43

    boa noite
    sempre são tome no seu melhor
    quem investe em são tome no setor de energia e roubado expropriado
    foi comigo no agostinho neto e vai continuar ao longo dos anos
    poucos a trabalhar e muitos a roubar
    no meu caso fui roubado pela EMAE que não pagava e não pagou.
    pelo poder politico este limitou se a dar aos chineses o que eu tinha reconstruído
    assim vai continuar só quem não conhece e acredita e que investe para depois ficar sem nada.
    querem tudo dado e ainda por cima dizem mal a quem lhes da comida e que investem o seu dinheiro
    boa sorte para alguns políticos e pouca sorte para quem trabalha que não tem quem o defenda

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top