Sociedade

Programa família em STP vai ser alargado de 2830 para 5000 agregados familiares

O programa família beneficia atualmente 2830 agregados familiares em situação de extrema pobreza em todo o território santomense. Porque o nível da pobreza está a aumentar no arquipélago, o governo, com ajuda dos parceiros, vai alargar para 5 mil o número de agregados beneficiários.

«A expansão do programa família após a resposta emergencial servirá como medida para mitigar a pobreza e aumentar o capital humano, evitando o abandono escolar das nossas crianças» -disse Celsio Junqueira, ministro do Trabalho e Solidariedade.

Com os critérios de elegibilidade já definidos, o processo de inclusão de novos agregados familiares está em curso e decorre até 26 do mês corrente.

«Os agregados familiares elegíveis para o programa devem cumprir os seguintes critérios: localizados nas áreas geográficas pobres selecionadas pelo programa, condições económicas iguais ou inferiores à linha de pobreza extrema e terem crianças entre os zero e os dezoitos anos» – sublinhou Celsio Junqueira.
Para além de atribuição de um valor monetário de mil e trezentas dobras, cerca de 53 euros bimensal para cada agregado familiar, os beneficiários poderão ser contemplados com pequenas formações.

«Nós queremos que os beneficiários também façam alguma formação, participem numa triangulação com a área que permite criar negócios, criar uma ferramenta de trabalho para que não seja só assistencialismo, que não haja uma dependência exclusiva como se fosse uma pessoa inválida que não sabe fazer outra coisa» – vincou o titular da pasta do trabalho e solidariedade. 
Os novos beneficiários deverão começar a receber a partir do mês de abril. O programa, que vai até 2027, tem o apoio do banco Mundial.

José Bouças

15 Comments

15 Comments

  1. Márga! Fraud

    18 de Fevereiro de 2024 at 5:10

    O nível da pobreza está a aumentar no arquipélago, mas os Margas não falam disto. Não existe discussão desta matéria no seio da malandrice. Qual solução eles apresentam para se tratar deste problema no país? Nada. Escrever escrever escrever zangam-se, zangar zangar zangar criticar criticar criticar só. Ousados! Brevemente vão assaltar o artigo sobre o Congresso de ADI.

    Reage-se sim, e com muita indignação porque a decisão do ADI em fazer o quarto Congresso e eleger o maior criminoso corrupto do país à sua liderança vai mais aquecer os ânimos e atormentar muitos. Rejeito categoricamente este sujeito que por azar lidera o governo em São Tomé e Príncipe neste momento.

    “O ADI, partido no poder em São Tomé e Príncipe, realizou este sábado o quarto congresso extraordinário. Os congressistas que reelegeram, Patrice Trovoada, actual Primeiro-ministro a presidência do partido, advogaram por uma mudança de mentalidade para transformar São tomé e Príncipe” (rfi.fr).

    O partido ADI se glorifica porque os outros partidos políticos que anteriormente governaram São Tomé e Príncipe fizeram muito mal, castigaram o povo Santomense de uma forma tão cruel como destruíram o pouco que existia para o desenvolvimento do país. O povo Santomense não é assim tão tapado como vocês pensam. Estão todos enganados. O ADI e o seu governo será também sentenciado pelo povo nas urnas. Quadá!

    Enquanto vocês não acabarem com os vossos roubos, corrupção, e outros crimes contra a nação, vocês serão todos desafiados. A humilhação é vice-versa. Algo reversível quando vocês todos corruptos cheios de maldades e bandidagens chegarem a conclusão que o status quo já não da. Temos de mudar a forma de pensar e agir, minha gente!

    Trabalhem para a economia do país crescer e tirar o povo da misericórdia. Não sejais como “os Margas” de vagabundagem.
    Marga Bruno, ê! Como é?
    Teimoso! Quer proclamar-se glorioso. Pretensioso. O teu tempo expirou. Time out!
    Bô bila bí?
    Jovens frustrados desprovidos em estado cartoon e perdidos pelo mundo fora, ao invés de voltarem à São Tomé e formarem partido político deles para disputarem ADI ferozmente em 2026, andam por cá escrevendo blogs que só faz boi dormir.

    Jovens transtornados que nem os cabelos deles próprios querem pentear.

    O que está na base desta situação toda?
    Devem ser circunstâncias que deveriam ser bem ponderadas de fundo: São algumas preocupações manifestadas pelo povo à nível distrital. Don Marga está revelado, é o maior cabecilha disso tudo.
    A modernidade de pensamento não fica acentuada, e a paralisia mantém-se. “Typical!” O paradigma desses gajos a “chixilar” sucumbindo sem socorro pela força do vendaval. Estória que da pêsames; uma triste realidade juvenil.

    Sobre o Congresso d’ADI
    Quando Patrice Trovoada for preso, sentenciado e condenado à prisão o ADI acabará e será dissolvido. Portanto, o partido passa a desaparecer.

    E assim, o sonho daquele gajo “Marga” Lopes se realiza. O Marga pensa que ele vai tomar ADI fazer coisa dele. Outro tendencioso que na minha opinião também quer fazer os roubos, corrupção, e manobras dele em São Tomé.
    Don Marga Bizneiro!
    Bandido.

    O Bruno Vil extremamente desagradável perverso é afetado pela loucura ou insanidade: doente cerebral, louco, demente, perturbado, doentio, insano desequilibrado, cruel, atrasado mental, com tremenda imbecilidade, atitude de criança selvagem de escola primária, mentiroso, abusivo, injusto, invejoso, detestável, desagradável, discordante sem lógica ou fundamento, falso, fraco, com mente totalmente corrupta desprovida de nexo, fruto de falta de educação caseira, inculto, bruto, complicado valentão grosseiro, delinquente agitador, agressivo, engraxador lambe-botas, confuso pateta, maníaco, raivoso embutido de ódio e rancor, mal adaptado de vão inapropriado diz-se armário introduzido num beco sem saída, ansioso severamente deprimido, estupidificado afligido e caracterizado de perturbação mental. Não se atreva! Pior hipocrisia tola. Tu és uma farsa!

    O senhor Sem Assunto é um outro disfarçado escondendo-se. A sua identidade é falsa e fazes parte dos Margas. Ele, Assunto é bandido malandro frustrado. Quer sim um salu dele em São Tomé garantido, mas não faz nada para o país, nunca fez, e se tiver oportunidade irá roubar, na minha opinião. Se o fulano anda na Europa a mandar bocas desprezando o povo e país, não ajuda povo, não vai no terreno lutar em causas justas para o povo, como é que ele irá desenvolver o país? Esse gajo Assunto só poderá ser um parasita. Ladrãozinho também? Povo! Vigilância contra esses Margas pretensiosos e preguiçosos porque se tiverem oportunidade de porem as mãos no dinheiro do Estado farão pior. Não confio nessa montanha de podridão imoral massiva. Não enganas ninguém aqui mafioso!

    Os Margaridas ou simplesmente “os Margas” estão enganados se pensam de forma coletiva generalizada de que o nosso povo está interessado em anarquia, calúnias, intrigas, indisciplina, roubos, crimes, corrupção e desordem social, etc. Nós, os Santomenses de boa vontade, não queremos pessoas cheio de negatividade e maldade na alma; intriguistas caluniadores mentirosos corruptos mafiosos que causam chaos na sociedade. Queremos sim outro tipo de pessoas com outra visão rumo ao desenvolvimento económico da nossa terra, pessoas sem maus hábitos do passado: homens e mulheres humildes e sensatas que querem trabalhar para ajudar o país e povo avançar—-em prol do bem estar da nação inteira, São Tomé e Príncipe.

    As vossas atitudes negativas prejudicam os objectivos colectivos de pessoas que querem trabalhar para ajudar o país e fazerem bem ao povo Santomense. Onde está justiça nisso quando vocês zangam-se proclamando justiça? São pessoas adultas sérias ou são crianças que agem sem controlo parental?

    Não há nenhuma vantagem para o país e para o povo comprometer-se com essa bagunçada de gentes dos Margas. O povo Santomense está ficando cada vez mais espertos e sagazes. Lutar para o país em colaboração com o povo no terreno é o que estamos a dizer. Os Margas são fascistas individualistas e oportunistas. Os Margas não querem isso, pensam apenas nos bolsos deles. Povo intelectual rejeita-os todos.

    O povo está virado ao intelectualismo.
    Esta realidade é uma nova tendência que está sendo enraizada nas pessoas da grota, querem dar primazia à inteligência, ao pacifismo, união, trabalho, e às faculdades intelectuais, sacrificando as emoções, os insultos, os ataques pessoais, os instintos atrasados primitivos negativos, etc. O povo está farto disso e publicamente lamenta denuncia e rejeita o mau comportamento. O povo está paulatinamente a mudar; ou seja, está cada vez mais usando racionalidade e honestidade “pá” país arrancar e sair da catástrofe e do buraco em que se encontra. Meus senhores e minhas senhoras: São Tomé e Príncipe irá prosperar!

    O governo atual respira à revelia de uma oposição muito fraca e impotente. É um governo condicionado, ou seja, um governo de “gestão” temporário liderado por uma figura controversa vinculado a prestação de contas e criar solução à estabilidade. É imprescindível e urgente trocar este Primeiro Ministro porque ele falha nas condições que devem ser cumpridas rigorosamente pelas quais sabemos de antemão que não estão sendo cumpridas na totalidade dos factos. Patrice Trovoada no pico da incompetência.

    Mas não vamos seguir os Margas. O país está agitado inquieto. Temos de dizer a verdade, fazer o bem, e fundamentalmente, termos acima de tudo boas posturas para alcançarmos o nosso bem comum como uma nação unida, mobilizar para se mudar o país, e por último encontrar soluções para São Tomé e Príncipe. Chama-se isso: tenacidade e a capacidade mental muito forte de enfrentar e ultrapassar as dificuldades. No campo das hipóteses é possível salientar que serão alcançados êxitos e sucessos no país.

    São Tomé e Príncipe tem futuro se todos nós combatermos as maldades e pessoas malvadas do país e no país. Está na hora de se fazer mudança do rumo! A democracia em São Tomé e Príncipe está em crise, em perigo. Ela vai sobreviver quer queiram quer não! Vamos combater o mal e repor a ordem e o normal funcionamento do Estado sem escândalos alarmantes do quotidiano. Ou evitar prejudicar as nossas ilhas no máximo possível. Acredito com firmeza em fazer bem. Vamos ganhar com esse esforço solidário entre as pessoas de boa fé e boa vontade de se fazer melhor para São Tomé e Príncipe. País tão lindo como uma rosa de flor e com verduras de paisagem paraíso maravilhoso e um povo manso acolhedor.
    Obrigado camadas

    Nota final: Um novo ciclo? Quem viver sempre verá!

    • Juvenal da Graça Varela

      18 de Fevereiro de 2024 at 13:59

      Elmer T.P. da Costa, é você mesmo, fdp do e 1° ministro Gabriel Costa o traidor da jota MLSTP do Pinto da Costa, o” chifrudo” corneado pela sua p**a de mãe L….nha,é que deve regressar para STP e ser um bom militante patriota, para tentar colaborar na recuperação do estrago que o seu desgraçado de pai fez no país. No início da ADI o seu pai era aquele cajo que lambia o ku dos Trovoada até quando o rebento Patrice correu com ele porque ambos eram gananciosos para o poder…dois bandidos na mesma capoeira não dá, um tinha que ser extraído e foi o seu pai Gabriel Costa que foi expulso. Quer mais informações Elmer? Espero que aquela sua irmã que diz estar a estudar medicina, possa terminar( pois que fica só a dormir com homens a direita e a esquersa)e curar-te na tua anxiedade de maricõ não assumido.
      Vamos continuar com o histórico da família ? Derrubar vamos sim, vamos acabar com todos os fdp que destroêm STP,não vamos desistir, senhores Paulo, Maria, Elmer e companhia.
      Adelante !

    • Batephá K.

      18 de Fevereiro de 2024 at 18:29

      Uma pura verdade! Sobre a probreza e a miséria deste provinho, os Margas nem estão aí.
      Coitadinho de Bruno Margarida Lopes Perdida. Só Deus que sabe dela. Sem oração aquilo já não da nada.
      É Patrice Trovoada um bruxo feiticeiro très fort, oui ou non?
      Les crânes.

    • Dédé

      19 de Fevereiro de 2024 at 2:19

      atenção, só um esclarecimento
      faço parte dos colegas do liceu
      não faço parte deste grupo dos margaridas ou partido “margas.”

    • Fôrro Elmer Rival de Juvenal

      19 de Fevereiro de 2024 at 17:21

      Oi senhor Juvenal Janeka:
      És irresistível
      Fico sem jeito por ti
      Não posso viver sem ti
      Não vale a pena insistir
      Sem ti meu coração fica magoado
      Punda bô Sá da môlê muê Marga
      Ou lé, ou lá – tu sabes
      Oh filha Marga, vamos conversar
      Se não, não vai dar
      Eu ti conheço bem
      O nosso namoro é perfeito
      Ou lé, ou lá – lembraste
      Eu sempre quiz o teu amor
      E tu não me resiste te encantar
      Apenas quero o teu amor “quebra galho’ Minha Marga queridinha sei que queres mesmo
      Esse teu fingimento é falso
      E, sabes que não é viável
      Vou dar-te tempo para repensar e voltar para mim
      Tu me adoras, sempre disseste nos meus ouvidos
      Eu quero a minha Marga toda para mim
      Se resistires, vou bazare…

  2. Phajhó

    18 de Fevereiro de 2024 at 18:25

    O Patrice pegou nos Margas e transtornou-lhes todos sobretudo esse cabrão indisciplinado Bruno Margarida Lopes. As caveras desse Patrice só podem ser mesmo muito fortes.

  3. Ilza

    19 de Fevereiro de 2024 at 0:10

    Topo Nini
    Viva!

  4. Rei Amador

    19 de Fevereiro de 2024 at 3:19

    Os culpados na pobreza e miséria deste povo:

    Miguel dos Anjos da Cunha Lisboa Trovoada

    Norberto Costa Alegre e Alda Bandeira Tavares Vaz da Conceição

    Celestino Rocha da Costa

    Raul Bragança Neto

    Armindo Vaz d’Almeida

    Daniel Daio

    Arzemiro dos Prazeres

    Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa

    Tomé Vera Cruz

    Maria do Carmo Trovoada Pires de Carvalho Silveira

    Fernando Pereira “Cobo”

    Damião Vaz d’Almeida

    Maria das Neves Ceita Baptista de Sousa

    Etc., etc.

  5. Rei Amador Contra Patrice

    19 de Fevereiro de 2024 at 3:27

    O maior poderoso no país entre todos que destrói a economia e finança dos Estado é o tal

    Patrice Émery Trovoada

    Também é culpado nessa extrema pobreza, fome, e miséria em que os Santomenses se encontram.

    Ele ainda rouba e o povo no silêncio.

    Quem no final das contas são realmente culpados?

  6. Janeka T. XAVIER

    19 de Fevereiro de 2024 at 11:02

    …é verdade que só a Margarida Lopes simplesmente e unicamente que vos deita abaixo, a todos e a cada um de vós servidores e família dos servidores ADI e do Patrice Trovoada. Você mente usando várias falsas identidades, quando diz falsas críticas sobre o governo só para poder ser publicado, você passa de insultos as rídiculas reflexões, pede a todos os seus comparsas e você mesmo vai aos seus comentários publicados meter o ” like ” para enganar os outros que tem alguns parceiros que lhe apoiam…é tudo mentira.
    Aliás, estámos surpreendidos que o téla nón publique até mesmo os seus comentários insultantes e cheiinhos de violência ora que o Abel Veiga recusa ( em peincípio)tais tipos de publicação. Você vai ficar calmo quando receber uma boa correção ( está a dois passos de acontecer).

    • Hugo A.

      19 de Fevereiro de 2024 at 16:57

      Não entendeste ou estendeste quase nada.
      Aquele senhor está com o povo, e o que ele tem dizendo é que rejeita o racismo e um grupinho de corruptos. Porquê que isto é tão difícil como tanto complicado para tu entenderes? És um batoteiro que só amas são as intriguistas e confusão?
      São os seus truques de Bandidagens. Sabemos quem tu és!
      Não percebeste. O tal senhor está satisfeito. Tudo fixe da silva.
      Ataques às ideais e não à pessoa, e devagar com ânimos e impulsos negativos.

    • Margarida

      20 de Fevereiro de 2024 at 8:40

      É mentiras.
      Quem faz isso é o mesmo Janeka T. XAVIER e causa os outros.
      O Gika, Levy também têm esse hábito.
      Janeka só aldrabar, mente, e ameaça. Fraco

    • Margarida

      20 de Fevereiro de 2024 at 8:41

      É mentiras.
      Quem faz isso é o mesmo Janeka T. XAVIER e causa os outros.
      O Gika, Levy também têm esse hábito.
      Janeka só aldrabar, mente, e ameaça. Fraco

    • Margarida

      20 de Fevereiro de 2024 at 8:41

      É mentiras.
      Quem faz isso é o mesmo Janeka T. XAVIER e causa os outros.
      O Gika, Levy também têm esse hábito.
      Janeka só aldrabar, mente, e ameaça. Fraco

  7. Janeka T. XAVIER

    19 de Fevereiro de 2024 at 22:21

    …vamos passar a etapa superior, parar de mandar bocas e pôr o projeto ” CORREÇÃO ” em prática, porque é mais rápido e eficaz para pôr um termo a esta baixaria. Está decidido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top