Sociedade

Está em elaboração a primeira estratégia nacional do empreendedorismo

São Tomé e Príncipe vai ter a primeira estratégia nacional do empreendedorismo. O documento, que tem como foco o empreendedorismo jovem, está a ser elaborado com a ajuda de uma equipa de peritos da União Europeia.

A equipa é composta por três peritos mobilizados pela SOCIEUX +, um órgão de cooperação técnica implementado e cofinanciado pela União Europeia. Está no país também com apoio do ministério do emprego de Portugal para ajudar as autoridades santomenses na elaboração da primeira estratégia nacional do empreendedorismo.

«Trabalhamos as competências para o empreendedorismo dos santomenses, ou seja, toda a economia está abrangida nesta estratégia. Não estamos a privilegiar nenhum sector específico, mas queremos que todos os santomenses tenham essas competências empreendedoras, mesmo não sendo empresários, sejam empreendedores na sua vida profissional» – disse César Ferreira, consultor da SOCIEUX +.

A estratégia é uma iniciativa do ministério da juventude e desporto e tem foco na juventude.

«Aquilo que nós queremos é operar essa mudança, é fazer com que os jovens santomenses sejam operadores de mudança em todas as suas perspetivas, ou criando os seus próprios negócios, ou nas empresas para as quais trabalham, operando mudanças nessas próprias empresas, modificando e trazendo inovação para essas empresas» – sublinhou César Ferreira.
A equipa guiada pelo diretor nacional do empreendedorismo foi recebida pela titular da pasta da juventude e desporto.

«A estratégia vai conter vários pilares sobretudo na vertente educacional. Acreditamos que se trabalharmos mais os jovens, conseguiremos ter melhores resultados ao nível do empreendedorismo» – destacou Admilson Teixeira, diretor nacional do empreendedorismo.

O primeiro draft da estratégia nacional do empreendedorismo para São Tomé e Príncipe deverá estar concluído na primeira quinzena de junho.

José Bouças

2 Comments

2 Comments

  1. Nini

    19 de Fevereiro de 2024 at 20:23

    Empreendimento dos jovens para fazerem crescer a nossa terra suporto 100%. Absolutamente!
    O que me preocupa é a presença europeia.
    Temos de colaborar com os jovens e não os manter caladinhos.
    Quem faz campanha para silenciar os outros são antidemocráticos. Ponto final!
    O plataforma suporta diversidade. A censura e repreensão de liberdade de expressão não conduz à robustez de democracia em STP. Os insultos e a indisciplina exclusivamente fazem reduzir o espírito africano ao subdesenvolvimento. Por isso, minha gente, vamos continuar a batalhar para o bem do país e ajudar reduzir a pobreza do nosso povo. Sem os silêncios. Repito, sem silenciar as pessoas. Como diziam anteriormente, “o silêncio é consentimento.” Deixem as ideas confluírem-se…. Assim é que é bom.
    Os nossos jovens, sobretudo os bebés Santomenses são futuro do país. Temos de lhes ajudar a suceder na vida e expandir os mecanismos nos negócios e empresas privadas, e aumentar o poder de compra, para garantir riqueza para nossa população.

  2. Ziaurmarx Ramman Menezes Afonso Fernandes

    20 de Fevereiro de 2024 at 8:11

    Empreender é muito bom. Mas não é preciso ser Europa a dizer e a traçar isso para nós. Não é necessário ter um consultor europeu para ajudar a traçar mais uma estratégia, que poderíamos muito bem fazer, mas os nossos ditos ministros e diretores por verem essa migalha que Europa oferece, aceita essas aberrações.
    Problemas africanos, soluções africanas.
    Se a juventude é o futuro do país, já está a comprometer esse futuro, quando deixamos os outros definir para nós.
    Aos jovens Santomenses, é preciso rejeitar esses espetáculos que não passa de mais uma estratégia neocolonialista.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top