Sociedade

Em elaboração a quarta Comunicação Nacional para as mudanças climáticas

A comunicação nacional é considerada a pedra de toque do compromisso assumido por um país, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças climáticas. 

S. Tomé e Príncipe está a preparar a quarta comunicação nacional.

«O mundo através deste documento vai ficar a saber o nível da nossa emissão de gases com efeito de estufa, quais as vulnerabilidades de S. Tomé e Príncipe, os níveis de adaptação e mitigação» – disse João Vicente Lima, coordenador do projeto para as mudanças climáticas.

É com este documento que o país poderá beneficiar de financiamentos para fazer face às consequências das alterações climáticas, com benefícios, sobretudo para as populações mais vulneráveis.

«Sendo um país que emite muito pouco, é o país que sofre muito com as consequências. É um país insular, tem costas, tem uma população com muitas carências e é importante que essa comunicação identifique medidas que poderão contribuir para resolver os problemas dos mais vulneráveis» destacou Luís Alves, consultor internacional que está a ajudar S. Tomé e Príncipe na elaboração da quarta comunicação nacional.

O documento projetado para um horizonte de quatro anos comporta todos os aspetos da vulnerabilidade do arquipélago, com enfoque para as vulnerabilidades físicas e sociais, e deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2025.

José Bouças

2 Comments

2 Comments

  1. ANCA

    21 de Junho de 2024 at 10:59

    E será necessário a captação de mais investimento externo/interno, criação de parcerias, mais ferramentas e elementos de cooperação internacional, regional, e intra-continental relativo ao mercado africano em expansão e crescimento.

    Há necessidade de modificar o quadro jurídico administrativo dentro da pronunciada reforma da administração publica, ou reforma administrativa.

    De recordar o que vê a olhos nu, e o que efetivamente passa, nos sectores da administração publica, nos gabinetes, nas repartições, escolas, hospitais, finanças, etc,…o que é urgente alterar…

    Os funcionários entram a horas que querem, falta de assiduidade, falta pontualidade.

    Os funcionários sabem pouco, ou não querem cumprir prazos para respostas ao requerimentos, cobram um valor extra, para além daquele que está estipulado pelo estado,…

    -Falta de objetividade, falta de avaliação por objetivos, falta de produtividade, corrupção ativa e passiva.

    Aliciamento a pessoas por palavras, gestos, toques, á mulheres, á homens, á crianças com intuito de conseguir sexo e subjugação dentro do departamento ou sector da administração pública, exercício de pressão, maledicência, etc, etc,…

    Existência de assedio, poligamias, no trabalho e nas escolas, dentre outras praticas.

    Assim acontece na saúde, na educação, no serviço militar, nas câmaras municiais, nos ministérios, etc.,…que é necessário alterar, pois que tais praticas impedem o desenvolvimento efetivo dos serviços e do país(território, população, administração).

    Exige medidas legislação e acompanhamento.

    Código Procedimento Deontológico no Sector da Saúde para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde.

    Código Procedimento Pedagógico para o sector da educação, nomeadamente para os professores.

    Código Procedimento Administrativo

    Assim no desporto e afins

    – manual em que se indica e coordena, fiscaliza, avalia, responsabiliza, atividades dos funcionários do sector administrativo publico – desde ministro, diretor, funcionários públicos, no fundo as competências aquilo está estipulado fazer, se pede para fazer,..

    Assim também devera existir o tribunal administrativo, para que quando haja falta de observação e execução ou violação grave dos preceitos do código procedimento administrativo, possa haver punição, penas e afastamento.

    Um requerimento(um pedido por escrito) quando dá entrada num serviço, deve ter um prazo de resposta á emitir pelo serviço, ou vários serviços por onde passa, se se não há observância de cumprimento deste prazo, tem que haver penalização, isto requer um programa de definição de competências, de avaliação de competências e formação continua, dentro da administração pública, para que se melhore a produtividade e eficiência dos serviços, logo administração/instituições fortes e capazes.

    A não existência destes códigos nos serviços pressupõe a desorganização e anarquia

    Pois que desta forma seremos pouco atrativos para investimentos, ninguém investe num quadro jurídico organizativo caótico, desorganizado.

    Este tem sido nosso handicap de não acelerar o desenvolvimento.

    De referir ainda ausência de planos de desenvolvimento, quer local, quer regional

    O Homem São Tomense está habituado ao leve leve, quando se tem um diretor, um ministro que tenta exigir e impor rigor, normalmente é apelidado de ditador, isto se muda com avaliação das pessoas

    Do mesmo modo como candidatam a um emprego publico, devem saber e estar informado e formado ter formação, para execução deste trabalho, quando não se cumpre os objetivos proposto o estado pode suspender e afastar os profissionais.

    Deve haver existência de regras de funcionamento da administração publica, deve haver exigência, rigor, requisitos.

    Sendo o estado que gere o dinheiro publico, pagas as pessoas para trabalharem, gerir, planear, executar, deve haver regras, rigor, deontologia postura profissional publico.

    Dá a necessidade de uma escola de Administração Publica, só se entra e trabalha na administração publica central e local , quem tiver formação e competência para o efeito, necessidade de avaliação e formação continua.

    A reforma do sector da justiça se exige

    A reforma do sector da saúde e educação se exige.

    Se se és de São Tome e Príncipe, se nasceste aqui, ajuda a desenvolver o teu país, dá o teu contributo

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. Feliz

    23 de Junho de 2024 at 8:13

    anca esta parecendo virus…

    Sempre que o ADI esta no poder, só escreve palha…até parece uma AI

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top