Sociedade

Central Hidroelétrica de Contador vai duplicar a produção

O Banco Mundial disponibilizou mais de 8 milhões de euros para a requalificação da central hidroelétrica de contador, em São Tomé. As obras, com duração prevista de dois anos, vão modernizar uma infraestrutura inaugurada há 57 anos.

Com a intervenção a central vai passar a produzir o dobro da sua capacidade atual.

«Vamos fazer uma reabilitação na casa de máquinas, substituir os grupos que estão cá por grupos novos que vão duplicar a potência e recuperar o canal de adoção e a conduta forçada. Em suma, vamos passar uma central de 1.8 para 3.2 megawatts o que vai permitir poupar em termos de economia para o país cerca de 5 milhões de euros anuais» – disse Faustino Neto.

O Coordenador do Projeto de Recuperação do Setor Energético sublinhou ainda as vantagens das hidroelétricas para o país.

«Uma central hídrica tem um valor muito grande, não tem custos com o gasóleo e mesmo o custo com a manutenção é reduzido».

As obras estão inseridas no projeto de recuperação do setor energético em S. Tomé e Príncipe financiado pelo banco Mundial

«O governo está empenhado na recuperação e transformação da rede e no fornecimento de energia elétrica. Esse é um projeto que é financiado pelo Banco Mundial e devido a alguns atrasos só agora nos é possível dar início» – disse José Carvalho de Rio, Ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais.

Inaugurada há 57 anos, a central hidroelétrica de contador recebeu a última intervenção há 20 anos.

José Bouças

5 Comments

5 Comments

  1. ANCA

    10 de Setembro de 2024 at 15:40

    Muito bem

    Antes de realizarmos algum projecto, há que ter em conta o conceito de justiça, transparência, segurança, protecção, organização, rigor, trabalho, responsabilização.

    Bem haja ao Banco Mundial, aos parceiros de cooperação, ao governo, a instituições de São Tomé e Príncipe.

    Que efectivamente nos apoioem a modernizar.

    Se se és de São Tomé e do Príncipe

    Ajuda a desenvolver o nosso, teu país, o teu território a tua gente.

    Estuda, trabalha, investiga, cria, produz, há muito por onde transformar, modernizar, empreender.

    Acredita somos capaz

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deis abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem haja.

  2. ANCA

    10 de Setembro de 2024 at 15:45

    Irmãos São Tomenses, trabalhemos para ajudar a modernização do nosso solo, da nossa gente, com seriedade, com rigor e organização, com afinco, mudaremos a nossa realidade.

    Modernizemos as nossas infraestruturas, apostemos na educação dos nossos filhos, na estruturação da saúde, da justiça, da segurança.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  3. Arlindo de Jesus

    10 de Setembro de 2024 at 16:54

    Central Hidroelétrica de Contador vai duplicar a produção
    Uma excelente iniciativa em prol de desenvolvimento económico e industrial do nosso país. Espero que com isso, mais o projecto de energia fotovoltaica, possam contribuir para redução dos custos na factura de energia eléctrica. Espero também que cessem por muito tempo os problemas de interrupções não programadas de fornecimento de energia eléctrica, o que tem causado muitos constrangimentos morais, econômicos e financeiros. Como por exemplo no sector de refrigeração (grandes comerciantes, até aos pequenos comerciantes de iogurtes, gelados, etc), bares e restaurantes, escolas, locais de lazer, casas, etc.
    Em suma estou esperançoso.

    Para finalizar, gostaria de dar o meu contributo com relação a se admitir a hipótese de vir a ser feito um estudo para a produção de energia de biomassa (aproveitando os lixos biológicos), produzindo gás, electricidade e possivelmente adubo orgânico.
    Isso teria um grande impácto positivo no ambiente, reduzindo a quantidade de lixos, que atraem insectos, roedores, cães, etc.

  4. Jorge Semedo.

    10 de Setembro de 2024 at 22:21

    Porquê contador de novo? Não seria 5.7 vezes melhor investir o mesmo valor em energia solar? Nos meus cálculos, e baseados em 2 experiências anteriores de STP em projectos fotovoltaicos, com os mesmos 8 milhões de Euros investidos em projectos solares, STP pouparia cerca de 28.5 milhões de Euros anuais, ao em vez de 5 milhões anuais de poupança neste projecto hidrico. Porquê tanta resistência e tanta alergia a energia solar? Será apenas para manter o negócio da compra dos combustíveis para energia térmica e continuar a asfixiar toda uma nação? É de suspeitar!
    Contador, “bô bila bí”?
    Contador, “bô tê tema”!!!.
    Dirigentes cabeça “água-água’.

  5. EX

    11 de Setembro de 2024 at 10:24

    Tudo isso muito e de louvar, mas esperemos que contratem empresas competentes e canalizem as verbas para os devidos efeitos.
    E que dentro do prazo possam inaugurar e dar ao povo uma nova alternativa de vida

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top