Sociedade

Escola da Desejada recebe apoio da China para educação de qualidade

A construção e apetrechamento da primeira biblioteca da escola secundária – básica da localidade de Desejada, no distrito de Lobata responde ao desejo da República Popular da China de contribuir para a educação de qualidade em São Tomé e Príncipe.

Para além da biblioteca toda a escola vai beneficiar de internet, computadores e outros equipamentos digitais. A cooperação chinesa cria assim a rede para o desenvolvimento do ensino digital para 1300 alunos da escola da desejada.

«A nossa embaixada aposta na causa da educação em São Tomé e Príncipe», afirmou Hu Bin, encarregado de negócios da embaixada da China em São Tomé e Príncipe.

Segundo Hu Bin, a inauguração da biblioteca da escola de desejada é a primeira actividade que a embaixada em São Tomé realiza após a Cimeira China – África onde a educação foi um dos temas do projecto sino-africano de modernização.

O director da escola secundária básica de desejada, Óscarito Caty, disse que é a primeira vez que a escola conta com uma biblioteca. «Os estudantes vão ter acesso  à informação e ao conhecimento cultural», sublinhou o director da escola.

O representante dos estudantes da escola secundária básica de desejada, Abelarde Baptista, disse que a instalação da biblioteca, vai incentivar a leitura e promover o acesso à informação e ao conhecimento cultural. «Desde já, gostaria de agradecer a embaixada da China Popular, especialmente, ao sr. Encarregado da embaixada da China, Hu Bin, por criar este espaço na nossa escola».  

A directora da Biblioteca Nacional, Marlene José, que este também no acto da cerimónia, enalteceu a iniciativa da direcção da escola em parceria com a embaixada da china, criar um espaço para a promoção da literacia, do livro, da escrita, « é importante na escola as crianças possam ter actividades de promoção de leitura, enaltecer a iniciativa e dizer que uma das estratégias do ministério da educação, cultura e ciências, é criar estes espaços de leitura de forma a dinamizar e aumentar assim o gosto pela leitura e cultura no seio dos nossos jovens estudantes».

O acto serviu também para fazer a entrega de dois computadores portáteis.

Waley Quaresma 

1 Comment

1 Comment

  1. África Will be great

    21 de Outubro de 2024 at 13:29

    Não há lanches grátis.

    Melhorar qual educação? O quê que se tem ensinado os nossos filhos? Ajudar que cultura? Saotomense, portuguesa, ou chinesa?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top