Ainda os médicos nacionais estavam em greve, quando a equipa de cirurgia plástica da Alemanha entrou em acção no bloco operatório do Hospital Central Ayres de Menezes.
É a quinta missão solidária dos especialistas alemães em cirurgia plástica em São Tomé e Príncipe. Semestralmente através da Fundação Cristã, os cirurgiões plásticos oriundos da cidade de Berlim, aliviam o sofrimento de crianças, mas também de adultos.
Segundo o médico Martin Chreiber que chefia a equipa médica, muitos casos graves são operados.
«Encontramos queimaduras severas com deformação muscular. Notamos que muitas crianças têm deformações e temos capacidade de atender esses casos», referiu.
Outro problema que desperta a atenção da missão médica solidária, são as feridas crónicas em estado avançado. Um problema muito comum no seio da população santomense,
«Estamos a pesquisar esses casos, para melhor compreensão do problema e assim aliviar as dores desses pacientes», precisou o cirurgião Martin Chreiber.
Para além de promover a missão médica solidária duas vezes por ano, a Fundação Cristã Alemã em São Tomé e Príncipe impulsiona o sector privado alemão a investir nas ilhas do golfo da Guiné.
Abel Veiga
ANCA
11 de Novembro de 2024 at 16:59
Necessidade de plano de desenvolvimento para o sector da saúde, a montante e a jusante.
Necessidade de rigor, trabalho, organização gestão do pessoal e serviços
Necessidade de formação recursos humanos, a nível interno, médicos, enfermeiros, técnico de analises, auxiliares de ação médica, administrativos, gestores da saúde/hospitalar, pessoal de limpeza ou serviço de limpeza, pessoal ou serviço de alimentação, etc. etc…
Infraestruturas( Hospitais, Centros de Saúde, Casas de Acolhimento-crianças- idosos, fornecimento de energia, agua, estacionamento, computadores, equipamentos de diagnósticos, de oxigenação, elevadores, etc, etc..) o Hospital Dr. Aires de Menezes(assim como muitas infraestruturas de habitação, edifícios do tempo colonial) tem mais de um Século de existência, o risco de ruir é acrescido, pondo em causa vidas
Como exemplo a maternidade de que conhecemos, necessidade de atenção ao serviços de neonatalogia, pediatria,(bem como todos outros ramos e serviços de medicina) há que dar dignidade aos São-tomenses ao nascer, apesar de os números de óbitos infantil ter diminuído, ainda continuam muito elevados devidos a condicionantes interna a melhorar, assim como morte de parturientes
As finanças hospitalar, dos hospitais e centros de saúde
A farmacologia/farmácias( quer hospitalares, quer civis), o controlo á venda de medicamentos nas ruas
As carreiras médicas, a deontologia médica, de enfermagem, bem como dos profissionais de saúde.
A saúde publica, a prevenção, monitorização, alertas de doenças, quer locais quer, regionais, quer mundiais, com enfase, para aquelas que nos afetam como o caso do paludismo, aquelas pela consumo de agua impropria, alimentos impróprios, pelas relações sexuais sem proteção, as doenças tropicais causadas pelo clima, causados pelos animais soltos, a falta de higiene publica.
Muito e muito mais, de algum lado temos que começar
Se és de São Tomé e do Príncipe, ajuda a desenvolver o teu País, as tuas instituições, as tuas gentes, o teu território
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe