NA 16ª EDIÇÃO, O FESTLIP_Brasil AMPLIA CONEXÕES INTERNACIONAIS, COM A DIRETORA E CURADORA TÂNIA PIRES ABRÃO LEVANDO, PESSOALMENTE, FORMAÇÃO E DIÁLOGO DIRETO A PRODUTORES E GESTORES NO CONTINENTE AFRICANO.
Atravessando o Atlântico, o FESTLIP 2024 leva a Oficina Cultural Itinerante da Língua Portuguesa a São Tomé e Príncipe, nos dias 3 e 4 de dezembro, em uma iniciativa inédita que fortalece a cooperação cultural e o desenvolvimento da indústria criativa entre os países falantes de português.
TRAVESSIAS , a 16ª edição do FESTLIP_Brasil, convida o público a embarcar em uma jornada cultural de trocas e conexões entre os países falantes de português, destacando o movimento e a riqueza do percurso compartilhado nesses 17 anos de plataforma. De 3 a 8 de dezembro, o festival realizará atividades que exploram a diversidade e o fortalecimento das artes, com uma abordagem especial em São Tomé e Príncipe, palco do piloto da OCILP – Oficina Cultural Itinerante da Língua Portuguesa, uma iniciativa inédita do FESTLIP.
A OCILP , concebida como uma ação móvel de capacitação e cooperação, é liderada pela diretora e curadora do festival, Tânia Pires Abrão, e visa fortalecer a Indústria Criativa nos países falantes de português. Nos dias 3 e 4 de dezembro, uma oficina de gestão cultural será realizado em São Tomé e Príncipe o piloto do Curso Técnico em Produção, Gestão e Cooperação Cultural Internacional, com atividades presenciais com gestores artísticos locais e indiretas que envolvem gestores culturais de Cabo Verde, Angola e Moçambique (conectados ao vivo) .
Dividido em dois módulos, a formação oferecerá uma base teórica sobre a organização de projetos culturais, abordando temas como cronogramas, orçamentos, estratégias de divulgação e um módulo
prático, onde os participantes irão simular a execução de projetos, adquirindo experiência essencial para a atuação no setor cultural internacional.
“Oportunizar um contato direto, corpo a corpo, conduzindo a plataforma do FESTLIP_Brasil para realizar suas atividades nos países envolvidos é uma oportunidade única para a curadoria obter uma cosmovisão local de todas essas culturas pulsantes. Convido especialmente os produtores e artistas de São Tomé e Príncipe a trocarem comigo”, destaca Tânia Pires Abrão, criadora e diretora artística do FESTLIP.
O objetivo da OCILP é claro: fomentar a capacitação técnica, criar parcerias e criar uma rede de sólida de colaboração entre os países falantes do português. Ao fornecer uma formação robusta e ao estreitar laços com gestores culturais africanos, o FESTLIP_Brasil se afirma como uma plataforma ativa no desenvolvimento cultural do bloco CPLP, onde já atua há 20 anos. A partir de 2025, o projeto OCILP pretende expandir-se para outras regiões, promovendo trocas culturais que ressoam como um legado em cada local visitado, e o reconhecimento desse trabalho por parte do IGR _ Instituto Guimarães Rosa é fundamental.
Além da OCILP, a programação do FESTLIP 2024 contará com um encontro especial no dia 8 de dezembro: um bate-papo intitulado “Elas querem Ouvir: Um diálogo com os homens sobre o universo feminino” . Realizado com a Trupe FESTLIP — companhia teatral composta por atores dos 9 países falantes de português — o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do festival. Essa conversa é um desdobramento do espetáculo “O Canto das Sereias” , produzido pelo Festival em 2023, que celebrou o universo feminino ao dar voz às mulheres da Trupe. Agora, em uma inversão de papéis, os homens da companhia serão ouvidos pelas mulheres, apresentando o público para a próxima produção do FESTLIP_2025, com realização no Brasil, o espetáculo “Os Botos” , que explorará o universo masculino em 2025.
Realizado pela Talu Produções, o FESTLIP_Brasil 2024 conta com o apoio da Embaixada do Brasil em São Tomé, do Instituto Guimarães Rosa São Tomé (IGR São Tomé) e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, além do apoio institucional da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Nessa 16ª edição o festival reafirma seu compromisso com a circulação do conhecimento, a valorização das artes e o fortalecimento dos laços culturais entre os países lusófonos, e em 2025, retorna a sua edição no Brasil.
Para mais informações sobre a programação e informações específicas, entra em contato com:
taluproducoes@talu.com.b
SERVIÇO PROGRAMAÇÃO : FESTLIPoficinaITINERANTE
OCILP – Oficina Cultural Itinerante da Língua Portuguesa
Ação móvel de capacitação em Produção, Gestão e Cooperação Cultural Internacional, com
destaque para o fortalecimento da Indústria Criativa nos países falantes de português. A Oficina é
destinada a gestores e produtores das artes em São Tomé e Príncipe. Inscrições por e-mail até dia
28 de novembro:
festlip@talu.com.br
Inscrições para gestores e produtores de Angola, Moçambique e Cabo Verde, para participação
online, por email até 28 de novembro, 9 vagas:
festlip@talu.com.br
Datas : 3 e 4 de dezembro de 2024
Horário: 13h às 18h (Fuso horário São Tomé e Príncipe)
Local : Instituro Guimarães Rosa_ São Tomé (IGR São Tomé)
(com participação simultânea online para participantes de Cabo Verde, Angola e Moçambique)
Descrição : Curso Técnico em Produção, Gestão e Cooperação Cultural Internacional, com módulos
teóricos e práticos sobre organização e execução de projetos culturais.
Público-alvo : Produtores, artistas e gestores culturais.
Informações adicionais : A Oficina será ministrada por Tânia Pires Abrão, diretora e curadora do
FESTLIP_Brasil.
FESTLIPteatro/encontros
Bate-papo “Elas querem Ouvir: Um diálogo com os homens sobre o universo feminino”
Um diálogo sincero e profundo entre homens e mulheres da Trupe FESTLIP, em um espaço de escuta
de universos tão diversos. Em “Elas querem Ouvir: Um diálogo com os homens sobre o universo feminino”, as mulheres abrem espaço para ouvir as vozes masculinas, promovendo diálogo, reflexão e novas perspectivas. Prepare-se para uma troca rica em empatia e descobertas, aquecendo o público para o espetáculo “Os Botos” em 2025.
Trupe FESTLIP: Moises dos Santos (Timor Leste), Mirella Aracil (Guiné Equatorial), Naty Martins
(Cabo Verde), Horácio Guiamba (Moçambique), Leonardo Miranda (Brasil), Rossana Prazeres (São
Tomé e Príncipe), Suelma Mario (Angola), Susana Vitorino (Portugal) e William Ntchalá (GuinéBissau).
Medição: Tânia Pires Abrão, Diretora artística e curadora do FESTLIP_Brasil.
Data : 8 de dezembro de 2024
Horário : 17h (Fuso horário Brasil)
Local: Canal do YouTube do FESTLIP (Ao vivo)
Descrição : Encontro ao vivo com a Trupe FESTLIP, Cia teatral do Festival, composta por atores dos
nove países que falam português, onde os homens da companhia serão ouvidos em diálogo com as
mulheres da trupe. Este evento faz parte da preparação para o espetáculo “Os Botos” de 2025, após
o sucesso de “O Canto das Sereias”, que destacou o universo feminino.
Acesso : Gratuito, pelo canal do YouTube do FESTLI