Sociedade

Igreja Católica preocupada com a perda de valores na sociedade santomense

Alguns setores da sociedade santomense manifestam preocupação com questões relacionadas aos valores, apontando desafios como a desestruturação familiar e o papel das escolas na formação dos jovens.

Neste contexto, a Igreja Católica organizou o primeiro encontro das escolas católicas de São Tomé e Príncipe, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a educação baseada em valores.

Queremos contribuir para um mundo mais justo, uma sociedade mais digna, e acreditamos que todos devem unir esforços para construir a sociedade melhor que almejamos“, afirmou Dom João Nazaré, Bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe.

Diante dos desafios que afetam a estrutura familiar, a escola é apontada como um elemento essencial na promoção de mudanças comportamentais positivas.

Nós estamos numa sociedade onde há um estranhamento muito profundo do outro. Vejo o outro sempre como concorrente e não como alguém que pode me auxiliar, que pode contribuir para o meu próprio desenvolvimento. Vejo-lhe como concorrente, como um rival, então quero o outro mais distante possível de mim. Se nós introduzirmos no sistema educativo nacional uma disciplina voltada para a formação da pessoa em termos de valor e da moral com certeza que será sim uma mais valia” – sublinhou o sociólogo Danilson Cotú.

O Ministério da Educação ainda não definiu uma posição sobre o tema.

A Igreja Católica, por meio de suas escolas, está a demonstrar suas experiências, o que pode servir como um ponto de partida para refletirmos sobre o que também podemos implementar no sistema educativo santomense,” afirmou Emir Boa Morte, representante do Ministério da Educação, Cultura, Ciências e Ensino Superior.

Em São Tomé e Príncipe, aproximadamente 15 estabelecimentos, incluindo escolas, jardins de infância e centros de acolhimento, estão sob a responsabilidade da diocese local.

José Bouças

2 Comments

2 Comments

  1. Amado LOURENÇO

    7 de Março de 2025 at 16:10

    …tendo tido na direção diocesana e nas igrejas um CAPETÃO( servidor Diabólico), ao serviço do Demônio na pessoa do senhor OLINTO DAIO, eís as consequências.
    Este senhor foi um destabelizador no sistema e na ordem vocacional da Igreja Católica Apostólica Romana.
    Li algures, um texto sobre este cara, Olinto Daio, onde dizia que o seu lugar já está garantido para o INFERNO, onde o seu mestre lhe espera. Não só ele é desgraçado como por cima é um oportunista nato e perigoso.

  2. Leão do norte

    8 de Março de 2025 at 19:10

    Grande análise sociológica do Danilson Cotú. Leitura primária da sociedade movida por questões politicas, do cunho pessoal, e não científica. Acontece que o seu nível não é para dialogar com o senso comum e conversa de rua, mas sim com dados, teorias, correntes, escolas, sempre que pretendas assinar como sociólogo.
    Reflexões como estas fazem com que a ciência social, sobretudo a sociologia, seja banalizada por cá.
    Ups, só faltou o Olivio Diogo para a festa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top