Destaques

João de Ceita Nazaré é o primeiro são-tomense nomeado Bispo pela igreja católica

João de Ceita Nazaré é o novo bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe. Nomeado pelo Papa Francisco, é o primeiro são-tomense a atingir esta posição na hierarquia da igreja católica.

O anúncio foi feito por Don Geovani Gasparini, núncio apostólico de Angola e S. Tomé e Príncipe.

«O Santo Padre, o Papa Francisco nomeou como Bispo da Diocese de S.Tomé e Príncipe o reverendo padre João de ceita Nazaré, actualmente vigário-geral da Diocese de S.Tomé e Príncipe e pároco da Sé Catedral».

O Padre João Nazaré fica marcado na história da igreja de S.Tomé e Príncipe como primeiro bispo nativo a conduzir os destinos da Diocese, depois de 5 séculos da presença do cristianismo nas ilhas.

«Em primeiro lugar agradecer a Deus para que continue a confirmar em mim o bem que já começou. Agradecer ao Santo Padre, agradecer a cada um de vocês e pedir que esta tarefa que, de certeza, é de Deus, pedir a cada um de vocês que nos unamos para levarmos em diante este grande projecto que é a construção e edificação desta igreja de S.Tomé e Príncipe que todos nós amamos»- disse emocionado o bispo nomeado.

O novo bispo já apelidado de Don João Nazaré pediu também a protecção dos padroeiros das ilhas de S.Tomé e do Príncipe na condução dos destinos da Diocese do arquipélago.

«Deus que é misericordioso se incline lá de cima e acompanha-nos no espírito santo. Peçamos também a São Tomé e Santo António para que essa nossa tarefa seja sempre segundo à vontade de Deus».

A ordenação do novo bispo da diocese de S.Tomé e Príncipe deverá acontecer dentro de algumas semanas. Don João Nazaré vem ocupar o cargo deixado há mais de um ano pelo português Don Manuel António.

O Bispo nomeado nasceu a 22 de Agosto de 1973. Foi ordenado Sacerdote a 4 de Agosto de 2006 em S.Tomé. No ano de 2007 foi nomeado pároco da paróquia de Santo Isidoro-Ribeira Afonso e Santa Cruz-Angolares.

Fez os seus estudos filosóficos-teológicos na Universidade Católica em Portugal.

José Bouças

2 Comments

2 Comments

  1. SEMPRE AMIGO

    10 de Janeiro de 2024 at 10:23

    HABEMUS BISPO!!!Quem duvida ainda que a paciência é uma virtude produtora de valores???…Cinco séculos de evangelização trouxe-nos finalmente um BISPO santomense(puro sangue).É um acontecimento que ficará registado na nossa HISTÓRIA.Só podia ser mesmo obra do Santo Padre,o Papa Francisco.

  2. Célio Afonso

    11 de Janeiro de 2024 at 8:59

    Parabéns Dom João de Ceita Nazaré.
    Deus lhe abençoe.
    Vida longa e saúde para exercer esta nobre função.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top