Sociedade

Pai da falecida Alaúde Marcos Elísia é o único suspeito de ter violado a menina de 17 anos

No dia 14 de março o Téla Nón deu a notícia sobre a violação sexual da menor Alaúde Marcos Elísia. A menina que residia na vila de Santa Catarina, no norte da ilha de São Tomé acabou por falecer no sábado dia 15 de março, após vários dias em coma no hospital central Ayres de Menezes.

«Os médicos observaram-na e chegaram à conclusão de que ela foi violada no ânus, e por várias vezes», denunciou a mãe, Maria Laurinda Jaime Marcos, em declarações ao Téla Nón no dia 14 de março.

FOTO : Maria Laurinda Jaime Marcos, mãe da menina falecida

Na manhã de sexta-feira 21 de março, os serviços do Tribunal Regional do distrito de Lembá, confirmaram para o Téla Nón que um cidadão suspeito de crime de violação sexual da menor Alaúde Marcos Elísia, foi conduzido pela polícia judiciária ao Tribunal do Distrito de Lembá.

Segundo a fonte do tribunal regional, o arguido deverá ser ouvido pela juíza de instrução, o mais tardar na próxima segunda-feira.

«Na impossibilidade de a juíza vir da capital São Tomé, até aqui na cidade de Neves, o arguido deverá ser enviado para o comando da polícia do distrito de Lembá, e assim ser ouvido na segunda – feira», explicou a fonte do tribunal da cidade de Neves.

FOTO : Tribunal do distrito de Lembá

O Téla Nón confirmou no Tribunal Regional de Lembá, que o único arguido no processo-crime, é afinal de contas, o pai da menina.  Alaúde Marcos Elísia não resistiu as sucessivas violações sexuais brutais, alegadamente protagonizadas pelo próprio pai, Agostinho de Sousa Elisía, pescador na Vila de Santa Catarina.

Ainda no passado dia 14 de março, o Téla Nón conversou com o senhor Agostinho de Sousa Elisía, diante do edifício da Polícia Judiciária. Na altura o pai manifestou-se comovido com a situação da filha Alaúde Marcos Elísia que se encontrava em estado de coma no hospital Central Ayres de Menezes. (Veja o Vídeo)

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. Edson Neves

    22 de Março de 2025 at 18:39

    Agressão sexual em São Tomé é um sujeito tabu, todo mundo sabe que existe, é uma doença cultural, um péssimo costume enraizado na sociedade mas não recebe o devido tratamento das famílias, da sociedade e do Estado. Os agressores (pai, irmão, tio, primo, professor, etc.) precisam ter punidos legalmente pelos atos e ser reabilitados (tratamento psicológico/psiquiátrico) afim de evitar resultados trágicos à semelhança deste acima noticiado.
    Vira e volta a sociedade é bombardeada com esse tipo de notícia, fato que causa danos irreparáveis à vítimas (normalmente crianças e adolescentes) que carregam o trauma psicológico pelo resto da vida, além de gravidezes indesejadas e futuro das vítimas comprometido ou destruído.
    É preciso instruir e conscientizar a sociedade (as crianças no ambiente familiar e escolar que nas suas partes íntimas ninguém pode tocar nem mesmo o pai, fazer campanhas nas comunidades carentes onde a situação de agressão é alarmante , combater o discurso reinante sobre quatorzinha, parar de responsabilizar à vítima, debater o machismo etc.) afim de reverter esse quadro triste e acabar com esse triste costume.

    • Provérbios

      23 de Março de 2025 at 4:17

      A corrupção moral de uma nação faz cair seu governo, mas o líder sábio e prudente traz estabilidade.
- Provérbios 28:2

      A corrupção destrói vidas, sonhos, até mesmo os projetos de uma nação. A Bíblia condena toda e qualquer forma de corrupção, pois é pecado. De fato, é uma depravação que desagrada a Deus e prejudica a vida de muitos. Os valores cristãos devem-se sobrepor aos vícios da corrupção, egoísmo e ganância.
      A corrupção é sinônimo de suborno, adulteração, desmoralização e até decomposição. O homem corrupto age em benefício próprio, esquecendo-se de que o bem comum (amor ao próximo) é o mais importante na sociedade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top