O número de arguidos no caso do alegado desvio de 4 milhões de euros da segurança social, aumentou de 3 para 6.
Na quinta- feira , o ministério público anunciou que mais 3 pessoas foram constituídas arguidas, no total são 6 arguidos. 4 aguardam o julgamento em prisão preventiva, e aos outros 2 foi aplicada a medida de coação termo de identidade e residência.
O Ministro de Estado, da Economia e Finanças, confessou que foi o governo que denunciou o caso junto da Procuradoria-Geral da República.
«Para o processo ter sido desencadeado, nós fomos informados e decidimos comunicar o Ministério Público, ou seja, o governo é informado e entrega o ministério público para fazer a sua investigação. Uma vez concluída a investigação é que as responsabilidades serão assacadas. Mas, até lá, temos de evitar fazer pronunciamentos para não atrapalhar a investigação», afirmou o ministro.
O governo diz que espera conhecer toda a ramificação desse escândalo financeiro, um dos maiores registados no país, para então tomar decisões políticas e administrativas.
«Tudo o que o ministro falar agora vai gerar mais especulação. Quando terminar o governo terá o seu pronunciamento para ver até onde vai essa ramificação nesse processo», pontuou Gareth Guadalupe.
O desvio segundo o comunicado do ministério público da contribuição de reforma dos trabalhadores santomenses, no valor de 4 milhões de euros, deixou toda a sociedade apreensiva e expectante.
Abel Veiga
LULA
5 de Abril de 2025 at 1:23
Tem que haver conluio dentro da própria segurança social
Outra problemática que queremos ver resolvida, esclarecida, tem haver com cinco mil funcionários fantasmas do estado.
É tempo de rigor, de responsabilidade, responsabilização, transparência, organização, reposição da ordem do estado, de justiça, segurança m, de protecção, de sustentabilidade para o futuro.
Edson Neves
6 de Abril de 2025 at 2:24
Está na hora do Estado Santomense refletir sobre a necessidade de se criar uma Controladoria Geral do Estado, órgão do Poder Executivo para evitar crimes de lesa-pátria, a semelhança deste. Quem são esses indivíduos envolvidos? Por que a identidade dos mesmos ainda sob sigilo se de acordo com a reportagem são arguidos (réus), logo, a fase de acusação foi ultrapassada não há razão para que os nomes dos envolvidos estejam sob sigilo, a sociedade tem o direito à informação, o direito de saber quem são os gatunos do povo. Se fosse um gatuno de galinha, a cara dele estaria estampada em todos os jornais. Que justiça é essa? Dois pesos e duas medidas?