Sociedade

Consórcio de três empresas petrolíferas constrói nova escola secundária em São Marçal

A nova escola secundária, construída com mais de cinco milhões de euros de financiamento do consórcio petrolífero formado pela SHELL, Galp e Petrobras, através da Agência Nacional do Petróleo, ocupa uma área de 850 metros quadrados. Dispõe de 21 salas de aula, três laboratórios, quatro salas para professores, enfermaria, secretaria, refeitório e cozinha.

Com capacidade para mais de mil alunos divididos em dois turnos, o novo estabelecimento escolar está localizado em São Marçal, mesmo às portas da capital, vai contribuir para descongestionar o Liceu Nacional.

Com esta nova escola, o Liceu Nacional passará a operar com um rácio mais equilibrado, favorecendo significativamente a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem”, assegurou Isabel de Abreu, Ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior.

Para Dina Lima, aluna, “A escola representa um espaço de aprendizagem mais eficaz. Trata-se de um edifício imponente, que irá beneficiar especialmente os alunos com dificuldades de deslocação para outros estabelecimentos. Estou muito satisfeita.”

Para o Presidente da República, a inauguração do novo estabelecimento escolar representa “um símbolo do compromisso com a juventude e com o progresso sustentável do país, contribuindo para consolidar avanços significativos na rede de ensino secundário do sistema educativo nacional.”

Carlos Vila Nova destacou o simbolismo do investimento no sistema educativo nacional. Por coincidir com as celebrações dos 50 anos da independência, o chefe de Estado apelou ao reforço dos pilares da soberania com o mesmo espírito de sacrifício e ambição que nortearam a conquista. Pois, “A educação é, e continuará a ser, o mais nobre e poderoso dos pilares”, vincou o Presidente da República.

A escola foi batizada com o nome da antiga professora e ministra da educação Ruth Leal, que testemunhou a cerimónia.

José Bouças

2 Comments

2 Comments

  1. Célio Afonso

    17 de Julho de 2025 at 9:03

    Bem haja.
    No meio de tanta confusão e luta pelo poder com torturas até a morte de civis, uma boa notícia para acalmar os ânimos.

  2. Mepoçom

    17 de Julho de 2025 at 11:55

    Não ponto sem nó. Ninguém dá ninguém nada de borla. Afinal São Tomé tem ou não tem petróleo? Quem está beneficiar de toda história de ouro negro ao longo dessa falácia? Esta construção ficou um pouco mais de cinco milhões como é que duas mini pontes de Lemba estão orçadas em onze milhões? Credo calor!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top