Análise

O Diálogo Nacional e os mesmos “de sempre”

Os que gritaram e ainda gritam cada vez mais fracos, maledicências e diziam cobras e lagartos do DN, aqueles que são os mesmos  “de sempre”, que não teem coragem para nada, senão para maldizer, nota-se que ainda mal  decorridos 2 dias do DN, o tal coro dos janizaros, mal se faz ouvir, pois vão-se apercebendo que estão cada vez mais isolados como se diz “a pregar no deserto” e a sua voz, abafada pelas vozes participantes, começa a não ter quem lhes de ouvidos…

, e que, rebatidos todos os seus falsos argumentos e armações, como a questão de ser ou não vinculativo, de não ser mais que uma perda de tempo para manobras de adiamento da data das eleições cuja marcação gritam a exigir, do custo do DN, tão preocupados com quanto se gasta e de onde veio o dinheiro, do regresso ao passado com as estafadas “bocas” sobre as coisas do remoto passado político, perdidos no tempo, de ser contra ou a favor de Pinto, agitando os fantasmas de que Pinto ainda está parado no tempo, que eles não vêem, nem sabem que perderam, como fizeram campanha os boateiros de serviço, que se escondem de dar a cara, sem se aperceberem que está gasta a fórmula de explorar a ignorância do povo e que já não pega, pois o povo não e ignorante, nem estúpido e mostra e tem mostrado, de doutores ao mais simples cidadão que não e “sum dotolo” e que  entusiasticamente vem mostrando que sabe participar e tomar o destino nas suas próprias mãos e não se deixam enganar como meninos por canções de embalar, nem se deixam mais enganar com “canções de bandidos” !

O povo de São Tomé, que foi, vai, está presente, e está atento a rádio e televisão, ouve as vozes que aos microfones do DN, criticam ou louvam, mas que falam abertamente, com o coração, como teem sido estimulados e desafiados a fazer, que tem mostrado nas suas palavras vivas, que falam porque sabem o que querem dizer,  que se exprimirem com liberdade, sem que aquele a quem chamaram de  “diabo” lhes retire o microfone ou lhes corte a palavra, sem medo do passado e com a participação valente no presente, positivamente, como está a acontecer nas intervenções sobre o “reforço da democracia” que tem revelado, pelo número enorme de pessoas inscritas para falar, que este povo, que diziam ser ignorante e burro, afinal mostra-se bom e generoso e afinal mostra que sabem bem como enfrentar o seu destino coletivo, sem arautos ou falsos profetas.

Os que se recusaram a participar devem estar roídos de inveja e a dar mal de si próprios, pois teriam a possibilidade de por uma vez e cara a cara e de coração aberto como disse Pinto, podiam ter dito “tudo o que lhes vai na alma” como aquele velho professor que tomou o microfone para dizer que tinha sido professor de muitos e não tinha sido convidado, nas que estava surpreendido por ter recebido o convite! falou, dirigindo-se para fustigar Pinto daCosta, e falou livremente! Terminando o velho professor de dizer o que entendeu dizer, o Presidente, disse: fui eu quem mandou dar-lhe o convite, fomos colegas de seminário, sempre que escreveu e falou de mim, disse as piores coisas, descarregou a sua alma .., Será este o mesmo Pinto da Costa de que afinal diziam e dizem tão mal ?

Afinal o velho professor tinha razão para estar surpreendido com o convite, pois o seu “velho inimigo” deu-lhe um convite, deu-lhe a palavra, Só os ausentes ainda teimam em se enganar.

Uma vez mais Pinto, abriu-se ao povo e a democracia direta, presente em todos os locais e a todas as horas, chamou o povo a participar e o povo respondeu e deu, está a dar e vai continuar a dar, com o Diálogo Nacional voz ao povo, vozes abertas a todo o pais e ao estrangeiro, e o povo veio falar, livremente e com crescente entusiasmo.

Os “mesmos de sempre” que critiquem como quiserem, digam o mal que quiserem, Pinto mostrou-se aquele  homem que em 1989 ouvindo a voz do seu povo que vergava ao peso da ditadura e percebeu muito antes dos outros presidentes das ex colônias dos regimes “duros” do tempo, que as “coisas” não iam bem no reino da ditadura e tinham de mudar, contra os ventos fortes da história do tempo, e as vozes “duras” da ditadura, que ainda teimam em mostrar os dentes, pedindo “o tempo volta para traz”, abriu o pais ao pluralismo político, quebrando de uma forma que não volta para traz, com a ditadura do partido único, abrindo o pais a democracia!

Pinto uma vez mais abriu a voz  do povo que se tem feito ouvir livremente!

Hoje os “críticos” de rua e pasquins onde estão ? metem-se nos seus buracos e tocas a lamber as feridas que eles próprios fizeram no seu próprio corpo, sem coragem de assumir?

Deram tiros no pé! Ainda não estão arrependidos ?

Carlos Semedo

29 Comments

29 Comments

  1. Antonio Costa Carlos

    27 de Março de 2014 at 9:08

    Muito bem Carlos Semedo.
    Faltou-te apenas um pouco mais de coragem e dizer que o ADI de facto deu os tiros nos pés, depois de terem aberto no seu proprio corpo uma chaga!
    ADI declarou publicamente que não é favoravel a um entendimento colectivo no seio da familia santomense, declarou publicamente que é totalmente avesso á concordia, pois a eles interessa sim negócios pouco transparentes e nada mais.

    • Encapuzado Assumido

      27 de Março de 2014 at 14:56

      Sr Antonio Costa Carlos
      Não é com posições facciosas que chegaremos a bom porto.
      Sr Semedo, a sua resposta ao meu comentário anterior fez-me entender muita coisa. Obrigado pela sua disponibilidade e frontalidade. Pelas suas palavras subentendi que o DN lhe pagou a deslocação (passagem) e o resto como o Sr disse e bem ficou por sua conta.
      Num Pais onde falta quase tudo ao invés de gastar dinheiro com passagem e outros mais com pessoas para irem ao DN emitir “opiniões”, na minha opinião devia-se canalizar esse dinheiro para comprar por exemplo seringas para o hospital, uma vez que essas opiniões podiam ser simplesmente emitidas por exemplo via SKYPE.
      Ora a mim também se me pagassem passagem ida e volta para S.T.P garanto-lhe que seria também um defensor ferrenho desse DN (que fique claro que não acredito seja o seu caso)
      Obrigado também ao tela non por dar voz a quem nao tem voz.

  2. PEPS-COLA

    27 de Março de 2014 at 9:31

    O dialogo fará renascer das cinzas o partido sensação do ano. Fiquem atentos e cuidem-se !!!

    • quim

      28 de Março de 2014 at 0:24

      essa era uma das ideias iniciais. no inicio procuraram a vinculação a todo custo, mas como vozes fortes se manifestaram, baixaram a nível do discurso. sabem muito. o povo está atento. ja nao enganam. até que têm aparecido pessoas com boas ideias aproveitáveis .. o que queriam para o dialogo? uma competição de ideias entre os partidos, para que o público se divertisse escutando as propostas eleitorais..? estamos ouvindo, e o silencio tb fala. atenção. ledê d´lame sá aua! vai sair goleada.
      Presidente, juntamente com os grupos de interesses atropelaram a constituição, que juraram defender, deixaram o governo cair e depois quem vir unir os santomenses .. hipocrisia .. o povo ja está com os olhos abertos.

  3. Cidadão Atento

    27 de Março de 2014 at 9:37

    Onde dizia “A quem” queria eu dizer “Há quem”- Desculpem!

  4. Hotage

    27 de Março de 2014 at 9:43

    E triste saber que a familia Santomense esta dividida,sendo esta infima parte andar ao merecer dos caprichos do oportunista. Nao quero eu acreditar,que a promessa em abonar cada um que fizer prevalecer a posicao firme em nao participar numa importante reuniao que apenas nos servira, voltar costas por influencia do Dinheiro. Veem ate que ponto chegou a atitude daqueles que dizem ser o filho da Nacao! Se os mesmos entenderem que teem razao e que foram acusados como culpado, o comportamento radical nao pode ser a solucao.Perante isso, o Povo esta a ver e viver a situacao, lhe cabera a ultima palavra. Esperemos

  5. Falar Verdade

    27 de Março de 2014 at 10:08

    Sou de opinião que o partido ADI deveria participar ativamente neste diálogo, que espero que seja em prol do bem estar de todos os são-tomenses.
    A democracia é feita de opções e não de imposições! Por isso, julgo que o artigo escrito pelo dr.º Semedo não é construtivo e nem sequer apaziguador para a sociedade são-tomense, porque neste momento pretendemos, através do diálogo nacional promover a paz e sobretudo união entre os são-tomenses.
    É inadmissível parafrasear alguns excertos do texto elaborado pelo dr. Semedo, cujo o teor é o seguinte: “Os que se recusaram a participar devem estar roídos de inveja e a dar mal de si próprios”
    Resumindo e concluindo, o Senhor Semedo ao invés de promover a união, está promovendo desunião!
    Vamos criticar com sentido construtivo e não atacar de forma leviana aqueles que discordam de nós.
    Viva prudência e a Democracia!

    • Martelo da Justiça

      27 de Março de 2014 at 11:20

      Como sempre, apresentam como vítimas. Os Senhores do ADI podem dizer tudo o que lhes apetece, mas as outras pessoas não podem. É o caso para dizer, “que não alinha com as opiniões do ADI, estão contra eles”. E querem dar lição de democracia.
      Quem criou essa crise toda foi o próprio ADI porque não teve a humildade de negociar com outro partido para constituir a maioria parlamentar como manda as regras democráticas. Não basta ter a maioria, tem que ter a sustentabilidade parlamentar. O ADI deveria saber isso. Em quê que valeu ganhar a eleições com a maioria relativa como andam aí a pregoar??. O ADI tem que deixar de ser arrogante e pensar que São Tomé e Príncipe é só deles.
      O Presidente Pinto da Costa tem dado uma grande lição de político maduro, humilde e de muita coragem. Contrariamente aos outros que na hora da verdade fogem para o exterior, sabe-se lá porquê!!??. Esses não têm a coragem de enfrentar as críticas do povo. Na hora da verdade,o Povo saberá dar-lhes o destino que eles merecem.

    • DNSTP

      27 de Março de 2014 at 20:58

      O Senhor Martelo se esqueceu de que o Pinto da Costa tambem se refugiava no exterior logo que perdia as eleicoes e que durante estes tempos viveu mais no exterior do que em STP? Sera que os problemas deste pais comecou com o ADI e Patrice Trovoada? Nao vamos ao lado algum se so estivermos a crussificar o ADI e Patrice trovoada como os responsaveis da desgraca deste pais…A verdadeira desgraca esta a vista de todos (corrupcao generalizada, injusticas e politicos desonestos). Muito deles estao no dialogo nacional para fazer o ingles ver…

    • quim

      28 de Março de 2014 at 0:31

      Pinto negou que ADI negociasse com o MLSTP/PSD … Pinto nao criou ponte partiu.

    • Semedo

      27 de Março de 2014 at 14:36

      Aqui vou responde ao “falar verdade” ao “saudoso” da chica do ADI e a todos os que não sabem falar só sabem atirar porcarias pela boca fora!
      Não me digam que sou eu que fomento a divisão ou a desunião! Não fui eu que afastei o partido ADI nem nada me move pessoalmente contra Patrice ou qualquer dos militantes do ADI.
      Vocês que se apresentam como os donos da verdade e atacam o diálogo, não foram nem são capazes de assumir a diferença de opiniões!
      Aprendam o mais simples exercício de democracia, a liberdade de opinião e de a manifestar com respeito pelos outros! Eu podia insultar-vos e dizer-vos as mesmas coisas que vocês dizem de mim ou até dizer-vos coisas piores! Mas a diferença e que sou educado e tenho formação!
      A escrita e um exercicio de liberdade de expressão, e tendo direito as minhas opiniões posso em democracia exprimir o que penso! Vocês e todos os quejandos que só insultam e nada contribuem, não serão vocês que como os cegos que não querem ver são os maiores cegos?
      Ao escrever sobre Pinto da Costa tenho o direito a minha opinião! Fui dos que o criticou e não aceitou o regime da primeira república de que me mantive afastado!
      E digam lá, sou santomense e seguramente com maior currículo do que qualquer dos que me insultam e se escondem!
      E se eu quizer falar do nosso pais e até exercer, o que nunca antes quiz, tenho esse direito! Se tu te arrogas o mesmo direito, mostra o que vales e concorre contra mim, publicamente e de modo transparente! Não serão vocês que manifestam estas opiniões falaciosas e insultuosas, os maiores graxistas e sabujos de interesses partidários que para desviarem a atenção de vocês procuram conspurcar os outros que estão limpos ?
      Serão capazes de, pelo menos uma vez nas vossas miseráveis e incultas vidas, serem pessoas decentes ?
      Não vos desejo mal, pois Cristo disse, perdoais-lhes porque não sabem o que dizem, mas contra o que diz a bíblia, entendo que o reino da terra não pode ser dos pobres de espírito, mas cristãmente podem cá ficar, estar sectários em partidos políticos ou em cargos do governo e até escrever asneiras e insultar outros, pois são os néscios que não sabem o que dizem.

    • Falar Verdade

      28 de Março de 2014 at 10:52

      Este senhor auto elogia-se como uma pessoa educada e com formação, pelo contrário.
      Senão vejamos alguns excertos do seu ataque contra aqueles que contrariaram a sua opinião:
      “Serão capazes de, pelo menos uma vez nas vossas miseráveis e incultas vidas, serem pessoas decentes ?” E digam lá, sou santomense e seguramente com maior currículo do que qualquer dos que me insultam e se escondem!
      Estas duas frases são de autoria do dr. Semedo, por si só revelam o carácter deste homem.
      Ontem, critiquei de forma construtiva o artigo elaborado pelo dr. Semedo com elevação, e por conseguinte, hoje, fui conotado com militante do ADI, e pior ainda, fui duramente insultado por este senhor.
      Gostaria que o dr. Semedo soubesse que sou apartidário, e, simplesmente tenho exercido o direito de cidadania de forma desapaixonada e responsável neste fórum de debate.
      Abaixo aqueles que têm complexos de inferioridade e abaixo aqueles que pensam que são melhores em relação aos outros.
      Antes de terminar, gostaria transcrever o pensamento famoso de um filósofo que se chama de Sócrates: “Só Sei que nada sei”.
      Esta frase é uma oferta minha para o mais iluminado são-tomense em termos de conhecimento e de formação!
      Viva União e abaixo desunião!

    • Semedo

      31 de Março de 2014 at 5:46

      Ainda bem que o reconheces, e descobriste Sócrates, !!!!

    • Falar Verdade

      31 de Março de 2014 at 8:55

      O dr. Semedo não vê o meio para atingir o fim…Desonesto intelectualmente e nem parece um licenciado em Direito! Viva união e abaixo desunião!

    • Barão de Água Izé

      29 de Março de 2014 at 12:53

      Graxistas, sabujos, miseráveis e incultas vidas? Não acredito que um Juiz por mais que seja atacado utilize estes termos.
      Um Juiz que escreve assim, tem qualidade profissional e humana para desempenhar funções na Justiça?

  6. Vedé

    27 de Março de 2014 at 11:13

    Se o propósito desse diálogo é para cada um lavar a sua roupa suja estou plenamente de acordo que faça sentido. Mas dizer que é um espaço onde dele se pode extrair as grandes recomendações para que futuramente os diferentes partidos possam fazer delas o seu programa de governação acho caricato, pois ao longo desses dias não tenho vislumbrado condições nem contribuições estruturadas para que isso seja possível! Todos os partidos sabem dos problemas que tem STP e têm os colocado nos seus programas. O problema não é a sua falta de inclusão nos programas de governação, mas sim a dificuldade de as poder executar, tendo em conta a falta de recursos próprios e a constante falta de estabilidade! Portanto, estar a falar de tudo quanto já se sabe, só pode ser mesmo um espaço para se desabafar. Só isso e nada mais…

  7. DNSTP

    27 de Março de 2014 at 11:16

    Muito bem senhor Falar Verdade. O senho Semedo esta sendo pago para fomenter a Discordia no seio das pessoas. Sera que o tacho dele esta garantido? ou ‘e simplesmente um grachador?

  8. Saudoso Francisca

    27 de Março de 2014 at 11:51

    O Senhor Semedo, anda a procura de tacho, ele que se cuide, porque o caldo pode vir a entornar e ele ser atingido. Seja mais moderado senhor Semedo, não se esqueça que o ADI representa pessoas ou seja o eleitorado de cerca de trinta mil pessoas.

  9. Kanimambo

    27 de Março de 2014 at 11:52

    Já não se sabe entre o Carlos Semedo e Mário Bandeira, qual deles é mais bajulador tanto do Pinto como do Patrice. Vão se tratar meus senhores!

  10. Imparcial

    27 de Março de 2014 at 13:36

    Carlos Semedo sá noxente cu ná concé molé fá… Deço ca poda bô é….

  11. CEITA

    27 de Março de 2014 at 16:31

    Saudoso Francisca este numero de eleitorado não é verdade povo é complicado não faz fé neste numero vai correr o risco de enganar seriamente
    cuidado

  12. manuel soares

    27 de Março de 2014 at 17:05

    Bonito sr carlos Semedo, mas chega deixemos dessas coisa, deixa de bater nas pessoas, estamos no diálogo e o sr está sempre atacando este e aquele, que diálogo o sr quer, deixa o ADi eles não quiseram estar alí, mas vamos para frente e vamos levar o barco adiante, chega, dá a sua opinião sobre os temas e deixa o ADI e os que não quiseram lá estar, porrra!
    Dr Carlos Semedo, o sr é o melhor, o maior, o mais conhecedor e sapientíssimo, mais brilhante sãotomense, melhor juíz do mundo, melhor pensador, faz tudo bem, conhece melhor STP, viva, o sr ganhou, vincule tudo, referenda tudo, chama-nos de burros e reformule tudo, muda a constituição e toma todo poder, mas chega de atacar pessoas que não comungam das suas ideias, porrra, porra, porra, chega e basta!

    • Semedo

      30 de Março de 2014 at 20:49

      Pela ultima vez e ao responder ao Manuel Soares respondo a todos! Não sou nem serei homem para guardar desaforos nem admito a qualquer homem ou mulher aqui no TN OU NOUTRO ESPAÇO OU FÓRUM , escreva o que o Manuel Soares ou as Marias ou outro qualquer ” molado” [não tenho no meu iPad o acento circunflexo] dos que escrevem a chamar ” grachador” a propósito devia escrever ” engraxador” pelo menos, que não me devia meter ao criticar a ineficácia, o nepotismo, a corrupção a ” burrice” que procuro tacho, que sou bajulador, a minha filha, quer tacho e assim ou assado o meu irmão, tal e tal, com insultos e maledicências, inverdades e mentiras, que não me conhecem ou se me conhecem fingem ser amigos para atacar cobardemente com o veneno das cobras pelas costas ao escreverem o que escrevem e dizem, sem ter a coragem de dar a cara e assumir, como homens! Manuel Soares ou qualquer outro e todos aqueles a quem chamo cobardes porque não dão a cara como dou, não escrevo para vos dar satisfações ou insultar-vos, respondo com dureza, aos ” cobras venenosas” de língua furada, mas por decência e boa educação e formação, da minha parte e, para colocar a verdade e o meu bom nome , nos leitores que não me conhecem e podem ficar envenenados com as vossas mentiras e insultos! Creiam-me que só por respeito pelos decentes que vêem ao TN dar opinião e dizer livremente o que pensam com elevação e espírito construtivo, tenho respondido, e não para os que são indecentes!
      A quem servir a carapuça que a ponha na cabeça!
      Não vou perde tempo convosco,
      Aos que dizem e falam mal e escrevem coisas parvas e asneiras, e quando lhes respondo como sempre faço, gritam falsamente ofendidos, fiquem sabendo que sei que não vos ofendo pois não se pode ofender quem não tem honra e dignidade porque não assumem o que dizem, não apresentam provas, e não mostram a cara como faz gente decente!
      Aos de bem e decência e educação aqui fica o meu Bem Haja!

  13. Santomense

    28 de Março de 2014 at 3:39

    O Tela-Non deveria limitar os comentarios a 1 paragrafo, por comentario. Leitor deveria ser: Curto, directo no assunto, suscinto,e sem muito bla..bla..bla…
    Comente …Nao usurpe o espaco.

  14. Barão de Água Izé

    28 de Março de 2014 at 13:21

    Caro Carlos Semedo: Talvez esteja errado, mas sou de opinião que o Diálogo Nacional (D.N.) é uma espécie de bonapartismo paternalista.
    Uma mistura de bonapartismo e de ação politica individual que aproveita a fraqueza do poder executivo e legislativo, para assumir um poder que não lhe pertence.
    O D.N. ou vai desencadear uma revolução (não no sentido clássico do termo) ou a indigência irá continuar na nossa Terra.
    Politica sem poder efectivo, poder disseminado de forma difusa, só traz mais prejuízos que vantagens.

  15. augusta quaresma

    5 de Maio de 2014 at 11:31

    O país vai muito bem e cada vez melhor. Só quem vive à custa do suor, sangue e lágrima de cada cidadão santomense de camada mas baixa pode expressar como o Sr. Semedo. Porque quem vive na expetativa de um dia acordar e ver a população com um nível de vida aceitável a um ser humano até hoje, só tem a dizer que tudo está na mesma, com ou sem o Diálogo Nacional. E mais, o Sr. Semedo pode vangloriar-se e chamar nomes que ele quiser a inocentes porque se a política governamental valorizasse os verdadeiros quadros, a competência ao invés de partidarismo, “familiarismo” esse senhor respeitaria todo um povo, porque estaria em condições de igualdade para o responder à altura. Porque cada um sabe a sua maneira, avaliar o resultado desta ou aquela decisão política, mesmo o mais ignorante não precisa que o façam por ele, nem impingir opiniões. É a minha opinião.

    • Anzol sem isca

      11 de Maio de 2014 at 20:43

      Sra. Augusta Quaresma

      Ao exprimir sua opinião no uso de direito e com toda legitimidade que lhe é conferido na democracia, deve ser respeitada.

      Mas é muito triste como também é de lamentar que não reconhece esse mesmo direito a outras pessoas.

      Na democracia as pessoas gozam o direito de discordar das outras opiniões, mas nunca lhe confere o direito de repudiar e fazer ataque pessoal.

      Por isso agradeço que responda a pergunta sem ambiguidade, mas com seriedade:

      Porque é que o Sr. Semedo não pode ou deve gozar o mesmo direito de opinião que lhe assiste?

  16. augusta quaresma

    16 de Maio de 2014 at 9:01

    Meu caro “Anzol sem isca”, o Sr. Semedo pode gozar o seu direito, mas só acho com moderação, porque o nosso país neste momento não está nenhum “mar de rosas”, para a camada baixa. Por favor não repudiem da dignidade de um povo.

  17. SEMPRE AMITGO

    23 de Agosto de 2020 at 12:44

    E ….”TUDO O VENTO LEVOU”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top